If I Stay

If I Stay Gayle Forman

Resenhas - If I Stay

Kedma.Favero 07/01/2024

If I Stay
Até que é uma história interessante, mas a personagem principal só me fazia passar raiva!!!!!!!

Normalmente relevo se to gostando da história, mas ela é insuportável kkkkkk

Ela sendo a diferentona porque só ouve música clássica, diferentemente dos pais que são roqueiros, sendo que dá muito bem pra ouvir e gostar dos dois?????? Num “jam" que ela fez com o pai e o namorado no final do livro ela fala que não queria tocar com eles porque o violoncelo não ia combinar com a guitarra e depois percebeu que ficou ótimo kkkkk CE JURA????

Tirando isso achei bem maneirinho, o problema era a Mia mesmo. Ainda vou ler where she went, espero que seja melhorzinho

oiinatalia 19/04/2023

É muito engraçado a adaptação desse livro ser tão fiel e ninguém falar sobre isso. Gosto do filme, gostei do livro, vou ler a continuação ??

luiza 27/03/2022

Chorei muito, livro bem emocionante para me lembrar o que é um bom livro, só não gostei da Chloë Moretz como Mia, não acho que combine, mas não deu pra evitar imaginar ela como a Mia porque ela está bem na capa do livro.

.geo. 14/12/2021

Eu senti empatia e preguiça da personagem, às vezes ela ficava muito "ain é que eu sou diferente das outras garotas pipipipópópó", mas as histórias da família dela são tão legais. Não assisti o filme e não pretendo, porque eu não gostei da parte da história que se passa no presente, vou ler o 2 eu acho que vou gostar mais, já que foca mais nela viva e não um fantasma ou sei lá o que.

Yve 12/09/2021

Absolutamente impecável
Acabei. Deus. Nunca sofri tanto lendo um livro, EU TÔ CHORANDO AGORA ENQUANTO ESCREVO ISSO, foi provavelmente a experiência mais íntima que eu já tive com uma leitura, a conexão que eu desenvolvi com os personagens, o enredo, tudo. Soube que o livro tinha uma adaptação pra filme, pois bem, vi o trailer três vezes, chorei três vezes. Eu nem sei mais o que dizer. Estou devastada, destruída. Não vou dizer que gostaria de ter a chance ler a obra como se fosse a primeira vez, porque sei que se a lesse pela trigésima vez, eu choraria tudo de novo. Adoro como a arte faz a gente sentir esse tipo de coisa. É o tipo de sentimento que eu genuinamente espero que todos os leitores possam desfrutar em algum momento. Grata por ter lido essa obra de arte.

Xaaaa 31/07/2021

Já que é pra tombar, TOMBEI (e logo levantei)! (jasdgajdgak a Mia foi assim no livro)
Nossa senhora.

Li o livro em um dia porque, além de querer terminar ainda no mês de Julho, é impossível deixar o livro sem saber o que vai vir ai!

A escrita da Gayle é perfeita e parece realmente que eu era o personagem principal. Eu amei como a escritora não enrolou para chegar até o ponto principal da história (o acidente) mas fiquei um pouco desapontado com a mini enrolação que teve perto do final.

Os personagens são bem desenvolvidos (o fator que eu mais me importo) e a história tem um ritmo bom. Enfim um livro ÓTIMO!

recomendadíssimo e to doido pra ler a continuação

IsaApCamilo 28/03/2020

E um livro bom. Rapido de ler, pra quem tem tempo le ele em um dia. Eu demorei 4 dias por conta do meu trabalho consativo. E um livro que começa bom,depois fica chatinho no final.

fyveer 23/01/2020

Esse é o primeiro livro que eu leio da Gayle Forman, antes disso já havia assistido a adaptação, mas mesmo assim nada justifica a decepção que tive quando terminei de ler.

A escrita é fluída, mas um pouco ruim por causa dos poucos detalhes da ambientação, em alguns momentos os personagens que pensei estarem sentados na verdade já estavam caminhando e isso é bem confuso.

Também tem a questão do plot: somente quase no final a autora entrega a opção de escolha da Mia, mas durante todo esse tempo fiquei me perguntando onde "Se eu ficar" se encaixava já que grande parte do livro é uma narrativa sobre os pais da Mia.

A protagonista nem é mesmo a protagonista de sua história, a vida dos pais tomou 97% da narrativa e isso me fez gostar mais deles do que dela. Sem contar que Mia sempre bate na tecla de ela ser diferente do restante do mundo, quero dizer, é compreensível ela se sentir diferente dos pais roqueiros, mas isso não justifica em nada ela ser colocada como uma anormal sendo que muitas garotas no ensino médio são reservadas como ela.

Adam é um grande ponto de interrogação, compreendi que ele não é o garoto roqueiro estereotipado, mas não caí de amores por ele como a expectativa natural de qualquer leitor quando busca por um romance clichê.

Sinceramente, o livro seria muito melhor se estivesse focado exclusivamente nos pais da Mia, eles são personagens muito mais interessantes do que a filha.

Bem, por enquanto é isso. Talvez a continuação não seja tão ruim.

Bruno.Dellatorre 07/05/2018

Minhas marcações no Kindle estão lotadas
Li "Se eu ficar" no Kindle e achei muito acima do que eu esperava. É um livro muito desprezado, que pode ser usado como exemplo dos típicos "ame ou odeie". Não amei, mas achei que vale muito a pena.

É um livro que fala sobre a importância da família com leveza. A leitura é bem fluida mesmo que seja um livro meloso, dos quais não gosto, mas aqui eu me senti emocionado em alguns momentos e ainda foi uma leitura bem rápida. Achei que valeu a pena.

Nayara.Cristina 03/09/2016

Achei muito interessante da parte do autor de mostrar aos leitores que mundos opostos também se misturam e que o amor pode sobreviver a tudo!

Beatriz 18/12/2015

Esse livro traz uma história maravilhosa e em certos momentos foi até capaz de me fazer chorar, mas a falta de detalhes em certos momentos e a rapidez com que as coisas foram descritas, me deixaram esperando por mais só que não de um jeito bom. A versão cinematográfica foi muito mais completa o que me deixa triste, mas não quer dizer que eu não recomendo a leitura pra todos. "If I Stay" tem uma mensagem linda de superação e força. E eu acredito que todos devem ser lembrados disso constantemente.

Aline Salmon 24/01/2015

emotionless
Before reading, I thought this book could be very emotional. The story is interesting, but it's poorly written. I understand that the subject is difficult to write but, there is no emotion on the writing. I couldn't feel the girl's suffering, even though she tells the story. It's like she is telling a story about someone else.
I'm gonna read the sequel, it may be better.

SakuraUchiha 22/11/2014

“Eu sei,” Adam disse quieto. “Mas ainda estou aqui. E ainda estou loucamente apaixonado por você.”

Se você ler este livro, você vai se apaixonar por Adam e definitivamente por Mia, sendo ela uma personagem muito interessante! Ela era uma menina comum que se preocupa muito sobre sua família, seus amigos e seu namorado! E Adam foi tão doce e tão apaixonado por Mia! Ele estava disposto a fazer o que fosse preciso para tê-la de volta.
Gostei da dinâmica deles, e principalmente por ser voltado à música. Ela toca violoncelo e ouve música clássica e ela não se importa que a maioria das pessoas pensam que ela é um pouco estranha. Na verdade, eu gostei bastante dela por isso. E ele é líder de uma banda chamada The Shooting Stars, com um pai ex-punk e sua mãe meio roqueira extremista.
Mas no feral este livro é sobre o amor. O amor por sua família e a família que você constrói para si mesma. A força para seguir a sua paixão, amar seus pais incondicionalmente e eles à você, ter crença nas pessoas, de abraçar a música e a vida. Forman teve uma grande referência musical ao quando estava escrevendo este livro, dá pra conferir na seção de agradecimentos.

“Está tudo bem,” ele me diz. “Se você quiser ir. Todo mundo quer que você fique. Eu quero que você fique mais do que jamais quis algo na minha vida.” A voz dele se quebra em emoção. Ele para, limpa sua garganta, respira fundo, e continua. “Mas isso é o que eu quero e eu posso entender o porque pode não ser o que você quer. Então eu só quero te dizer que eu entendo se você se for. Está tudo bem se você nos deixar. Está tudo bem se você quiser parar de lutar.”
Este livro mexe muito com o emocional de qualquer um, falando de viver, morrer, amar, chorar.