If I Stay

If I Stay Gayle Forman

Resenhas - If I Stay

Dani 20/11/2014

Cá estou mais uma vez! Hoje a resenha é especial porque desde que eu li a sinopse desta historia (confesso que fiz isso bem tarde) eu me apaixonei. E o fato de eu estar esperando horrores do livro geralmente não favorece minhas leituras, mas dessa vez não fui decepcionada. Bom, enfim, vamos ao que realmente interessa.
“Se eu ficar” conta a história da jovem Mia, uma brilhante violoncelista a ponto de ir para Julliard, com um pai ex-rockstar, uma mãe que conta como sua melhor amiga, um irmão mais novo e um namorado que ocupa todo o resto de seu coração. Tudo que ela mais queria estava ali, uma felicidade simplória, mas que ao mesmo tempo parecia a coisa mais importante do mundo para ela. Agora imaginem vocês se de repente isso tudo não existisse mais, fosse tirado de você? Mia passa a ter que lidar com isso quando ela e sua família sofrem um acidente grave de carro e ela se encontra entre a vida e a morte.
Todo o livro é narrado em primeira pessoa por Mia, a protagonista. Sim, ela está quase morta, porém aí é que entra a parte que me lembrou muito aquele filme com a Reese Witherspoon, “E se fosse verdade”, o ‘espírito’ da Mia é quem nos narra a história, ela observa tudo de fora de seu próprio corpo a partir do momento do acidente. Ela tem consciência de tudo ao seu redor. Durante todos os acontecimentos, ela nota que talvez a decisão de ficar ou deixar que a morte a leve pertença somente a ela. E do lado de ambas as opções há muitos argumentos, o que torna a decisão ainda mais difícil.
O livro é mesclado com memórias da protagonista, do contrário não conheceríamos nada sobre seus pais, seus amigos, sobre sua história com o violoncelo ou sobre qualquer outro integrante de sua vida, visto que toda a ação ocorre durante apenas um dia e tais memórias, de uma certa forma, exercem grande influencia no processo de tomada de decisão pelo qual Mia passa.
Apesar de ter um ritmo rápido, a todo o momento somos sobrecarregados com tensão, desde o começo até o final devido ao acidente que é descrito de maneira não muito detalhista, mas que é o suficiente para chegar a nos chocar e preencher a leitura com curiosidade e tristeza. (Cheguei a quase chorar em várias partes). Todos esses elementos se integram para nos prender facilmente à leitura.
Eu li a versão em inglês e simultaneamente eu li a em português, só para ter certeza que estava realmente entendendo. Não quero falar de tradução pois não tenho um vasto entendimento sobre isso, só queria comentar que se você já tem um nível intermediário de inglês vai ler facilmente, o livro não possui muitas gírias (pelo que pude ver) e embora sempre tenha aquelas palavras que você nunca ouviu na vida, o contexto é bem claro. Fiquei feliz pela primeira leitura em inglês ter sido bem sucedida.
Enfim, não tenho muito que acrescentar sobre Gayle Forman ou sua escrita, eu simplesmente gostei bastante do livro, e espero ter convencido vocês a fazer o mesmo.

site: http://tripliceliteraria.blosgpot.com.com

Andressa 16/09/2014

Um punhado de delicadezas
Mia tem 17 anos e é musicista, seu instrumento é o grandioso violoncelo. Ela nasceu em um família repleta de músicos, seus pais são jovens, muito carismáticos e cheios de vida e ela ainda tem um irmãozinho mais novo chamado Teddy. Além deles, Mia tem Adam, o namorado e Kim, a melhor amiga. Tudo parecia perfeito até que, certo dia, ao fazer uma viagem com sua família, há um acidente e o mundo de Mia desmorona. Nas próximas horas, Mia precisa decidir se fica ou se vai. Seu corpo encontra-se em uma cama de UTI, porém, seu espirito perambula pelo hospital, tentando compreender o que está realmente acontecendo e quais são as consequências disso.

A narrativa é em 1a pessoa, na voz de Mia. A autora é muito meticulosa na narração, Mia analisa com muito cuidado e delicadeza cada detalhe do que está acontecendo ao seu redor e relembra várias passagens de sua vida, tentando facilitar nossa compreensão e conexão com os personagens secundários.

Mia é uma garota feliz, aparentemente sem problemas, que gosta de tocar violoncelo. Ela se considera a ovelha negra da família, pois é a única que não dá preferência ao rock. Seus pais e Teddy só aparecem em seus relatos, mas me soaram muito agradáveis, a verdadeira família comercial de margarina. Adam é o namorado de Mia e tem uma banda, ela sempre diz que os dois são muito apaixonados e tudo que dá a entender que têm uma relação forte. Kim é a melhor amiga de Mia, as duas são super parecidas. Além desses, há mais alguns poucos personagens que surgem brevemente.

Apesar da delicadeza de Se Eu Ficar, eu estava com expectativas muito altas e acabei não gostando tanto quanto pensava. Considerei o livro superestimado, não há nada de tão sensacional nele. A leitura, por vezes, foi monótona e não consegui me afeiçoar aos personagens. Adam, por exemplo, senti que precisava conhecê-lo melhor para poder compreendê-los como um casal apaixonado, infelizmente, não consegui achar química só pelos relatos de Mia. Achei o trailer do filme mais interessante que o próprio livro.

No entanto, considerei belíssimo o valor que Mia dá a sua família, a maneira como ela descreve o quanto eram felizes e completos juntos. Isso foi altamente positivo. Porém, como eu já disse, por não conhecê-los melhor não consegui sentir exatamente o que Mia sentia, não consegui captar 100% da sua dor. Não consegui ter a empatia que gostaria. Não sei se isso é bobagem minha, mas muitos autores conseguem me transportar completamente para seu universo e me fazem sentir as mesmas dores e alegrias de seus personagens, o que não foi o caso dessa vez.

Por fim, mesmo que eu não tenha me agradado da forma que gostaria, reconheço que este é um livro com lições de vida muito bonitas. Nos traz várias reflexões importantes através da situação que Mia enfrenta. Não o considerei incrível, extraordinário ou imperdível, apenas ok. O que cativa, em minha opinião, é exclusivamente, sua delicadeza.

Larissa3491 14/09/2014

[RESENHA] SE EU FICAR GAYLE FORMAN
Mia Hall às vezes pensa que foi trocada na maternidade, se considerando até como uma alien na família, por não se parecer com nenhum deles (em vários aspectos). Filha de pais roqueiros, e com um irmão mais novo (Teddy ?) que segue o mesmo caminho, Mia se sente diferente por não partilhar desse mesmo universo, já que, quando descobriu o violoncelo, ela se apaixonou completamente.
QUOTE: Eu sei que é bobo, mas sempre me perguntei se papai está desapontado por eu não me tornar uma roqueira. Eu queria. Então, na terceira série, eu me deparei com o violoncelo na aula de música ele parecia quase humano para mim. Parecia que se você o tocasse, ele te contaria segredos, então eu comecei a tocar. Faz quase 10 anos agora e eu nunca parei.

Muito talentosa, Mia, pratica todos os dias (incansavelmente até), e é num desses ensaios, na escola, que ela e Adam se conhecem, e se apaixonam. O romance dos dois é algo extremamente palpável, com todas as coisas boas e ruins existentes em um relacionamento descobertas, insegurança, fofuras... Mas, engano seu se pensa que o livro trata apenas disso, Se eu ficar fala de amizade, a intensidade de um amor na adolescência, escolhas, sonhos, família; enfim, muitas coisas, especialmente a música, que é um fator que está envolvido em tudo.
QUOTE: [...] em minha família, tocar música era ainda mais importante do que o tipo de música que você toca [...]
QUOTE: Eu temia ir a shows com Adam. Eu não sentia ciúmes. E também não era porque eu não gostava do tipo de música dele. Eu amava ver ele tocar. Quando ele estava no palco, era como se a guitarra fosse um quinto membro, uma extensão natural de seu corpo. E quando ele saia do palco depois, ele estaria suado mas era um suor tão limpo que parte de mim estava tentada a lamber a lateral de seu rosto, como se fosse um pirulito. Mas eu não fazia isso.

Um dos pontos chave da história, e que puxa o fio para todo o resto, é o acidente de carro que Mia e sua família sofrem. Ele é o ponto inicial que destrincha a história, havendo trechos intercalados do presente manhã de neve, acidente e hospital , e de Mia contando sua história para o leitor sobre sua infância, a banda do pai, o nascimento de Teddy, sua relação com sua melhor amiga Kim, sobre seus avós, Adam, Julliard etc. E durante o tempo em que está fora do corpo, observando o que acontece externamente e relembrando sua vida, notamos a luta de Mia entre decidir ir (morrer) ou ficar (viver); o que deixa o leitor com os nervos a flor da pele até a última linha do último capítulo.

Particularmente, eu gostei bastante do romance da Gayle, tanto que assim que terminei de ler, procurei imediatamente a sequência (que me fez sofrer demais, sofrer mais um pouco, e depois me apaixonar). Ah, e Para onde ela foi é narrado pelo Adam (lindo, maravilhoso, meu eu masculino). E acho que já falei demais. Leiam leiam leiam!

site: http://cahblack.blogspot.com.br/2014/09/resenha-dupla-se-eu-ficar-gayle-forman.html

Ranielle 13/09/2014

Amei cada página
Este foi o primeiro livro que comprei e li em inglês, e a principio estava um pouco receosa, não conseguir ler ou estar muito acima do meu nível de inglês. Mas apesar dos pesares, eu optei pelo desafio e foi um verdadeiro deleite.

Tanto no que diz respeito à história em si, quanto os personagens. A maneira como a Gayle desenvolveu a narrativa foi uma dupla surpresa, a forma como ela introduz sua marcação de diálogo, e o fato de eu ter gastado, rs.

Os personagens são bastante carismáticos, o que acaba nos tornando próximos a eles o fato do livro ser narrado em primeira pessoa também ajuda nesse caso - e consequentemente nos importando com o destino de cada um deles. O meu personagem preferido é o Gramps, o avô da Mia.

O livro conta uma belíssima história, e eu tive o privilegio de comprar uma edição que continha uma discussão sobre o livro guiada pela própria autoria, seguida de uma entrevista, e os dois primeiros capítulos de Where She Went, que é a continuação de If I Stay. E só posso dizer uma coisa, sobre o final de If I Stay: Gayle Forman, não se faz isso com o coração das pessoas hahaha.

PS 1.: Eu comprei a minha edição pela Saraiva, que além do bônus que comentei acima, ele também contém o primeiro capitulo de outro livro da autora Just One Day.
PS 2.: Pelo primeiro capitulo de Where She Went, já pude perceber o quanto a continuação será diferente do seu antecessor.

Sophia.Cueto 11/09/2014

If I Stay por Gayle Forman
*Resenha originalmente postada no blog https://lepaperwings.wordpress.com*

Para celebrar a estréia do filme nos cinemas nacionais hoje, nada mais digno do que postar a minha resenha de If I Stay, não é mesmo?

Ele não é o seu típico contemporâneo fofo com uma grande história de amor. Para falar a verdade, ele é o livro do gênero que me fez mais pensar nos meus valores sobre a vida!

Trata-se da história de Mia, uma menina de dezessete anos que em um dia de inverno decide sair com os pais e o irmão mais novo para ir para a casa de seus avós, quando no meio do caminho sofrem um acidente de carro, que mata os pais instantaneamente e deixa ela e seu irmão em estado gravíssimo. Com o acidente ela começa a ter uma experiência extra corpórea, onde ela é capaz de visualizar tudo que está acontecendo ao seu redor, quando na verdade o seu corpo está em coma.

Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais, mas não é capaz de sentir nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera e o seu namorado luta para conseguir ficar perto dela. Nesse meio tempo, ela tem flashes de memória dos eventos que ocorreram ao longo de sua vida antes do acidente e ela precisa de se decidir entre ficar com aqueles que ama que continuam vivos, ou desistir e se juntar aos pais.

Esse livro é um que com certeza vai deixar muitos leitores emocionalmente instáveis. Se ver na situação que Mia tem de passar não é para qualquer um não! E ver ela descrevendo os eventos que marcaram ela ao longo dos seus dezessete anos de vida, e pensar que talvez ela desistiria de todos esses sonhos por não querer ter que viver em um mundo sem os seus pais, é de apertar o coração. Eu não sou de chorar, mas pode ter certeza que muitas vezes ao longo desse livro eu arrepiei, so many feels!

Eu me apaixonei por esse livro, mesmo que muitos reclamem do final ser aberto, eu acho que ele serviu perfeitamente para a história. Estou animada para ler a continuação e espero poder fazer isso em breve. E pode ter certeza que levarei um pequeno estoque de lenços quando for ver o filme eles podem ser necessários!

Avaliação: 5/5 estrelas.

site: http://lepaperwings.wordpress.com/

Gabriela Falcão 09/06/2014

Muito bom!
Um livro que vale a pena ler. Para quem gosta de livros emocionantes e que façam refletir, If I Stay é uma boa pedida. Conta com momentos divertidos, tristes e mesmo surpreendentes. A protagonista é uma jovem como qualquer outra, mas com grandes aspirações para se tornar uma violoncelista reconhecida. A relação dela com a família é realmente tocante, e quando você pensa que o livro já tem um final definido, vem uma reviravolta e te surpreende. Muito bom, merece 5 estrelas! :)

Sandi 09/06/2014

If I stay- Gayle Forman
Minha história com esse livro é antiga. Sempre ouvi falar muito bem dele, mas, por algum motivo, não me sentia atraída a lê-lo tão cedo. Isso se estendeu até dois dias atrás quando vi o trailer da adaptação que está sendo feita para os cinemas. E, sério, eu praticamente chorei o trailer inteiro hahaha (principalmente por que no clímax começa a tocar Say Something e a coisa fica emocionante demais!). Corri imediatamente nos meus ebooks para achar o livro, super empolgada para ler. E esse foi o problema: expectativas!

If I stay conta a história de Mia, uma garota apaixonada por música, com uma família e um namorado lindos. Nem tudo era perfeito, mas sua vida se encaminhava normalmente até acontecer um acidente. Mia entra em coma e descobre que terá que decidir se vai partir ou ficar, com todas as consequências que cada uma das escolhas carrega.

Não posso deixar de elogiar a escrita da autora e os diálogos lindos que ela criou. Além disso, o livro é cheio de personagens cativantes, com foco principalmente nos pais de Mia. É difícil não se apegar a eles e perceber o quanto Mia tinha sorte com as pessoas que amava. Engraçado que a personagem com quem senti menos empatia foi a própria Mia, mas de modo algum isso atrapalhou a minha leitura.

Meu grande problema com o livro, como eu disse anteriormente, foram as altas expectativas que criei. Eu esperava algo mais elaborado, e no final achei tudo muito simples, direto, rápido. Em todos os flashbacks que a autora apresenta, eu queria saber um pouco mais para realmente poder me conectar e entender tudo o que esta garota estaria ganhando ou perdendo com a escolha que faria. Sinto que a autora tinha um grande material nas mãos, mas acabou não usando todo o seu potencial. Nesse mesmo estilo não posso deixar de citar Before I Fall, da Lauren Oliver, que conseguiu me emocionar bem mais.

Mesmo não dando todas as estrelas que esperaria, eu recomendo a leitura desse livro. São poucas páginas que nos levam a muitas perguntas. Você teria coragem de levantar e seguir em frente sem sua base? Ou seria mais fácil se entregar e partir? Como no discurso do avô de Mia, qualquer uma das escolhas é corajosa. Mas como na melhor citação de todas: Ás vezes fazemos escolhas, mas ás vezes são as escolhas nos fazem!

PS Continuo com altas expectativas para o filme, fazer o quê? =P

Letícia Kartalian 18/05/2014

If I Stay, de Gayle Forman
Resenha postada originalmente na página do Literature Diary.

Confesso, eu estava morrendo de medo do que encontraria no final desse livro, e foi por isso que eu demorei um mês para terminar de ler um livro que eu leria em algumas horas.

"Percebi agora que morrer é fácil. Viver é difícil."

Mia é a protagonista, tem 17 anos, e está prestes a entrar na Juilliard. Ela é uma violoncelista maravilhosa, destoando do gosto musical dos pais, por exemplo, que têm o rock pulsando nas veias.
Além de ter os pais, o irmão mais novo, e os avós, formando uma linda família, Mia tem a melhor amiga, Kim, e um namorado, Adam, - um dos caras mais bonitos que ela já viu, que faz parte de uma banda - e que não consegue entender como ele foi se apaixonar por ela.

Quando ela, seus pais e o irmão partem para uma pequena viagem até a casa dos avós, eles sofrem um grave acidente de carro. E, a partir daí, Mia passa a ser uma expectadora de sua própria vida, como se tivesse morrido e observasse tudo de fora, sem que pudesse mudar nada ou falar com alguém, vendo a si mesma em uma cama de hospital e tendo memórias de antes do acidente e de como sua família e seus amigos eram, até ela tomar "a decisão".

"Se eu ficar" nos traz uma história simples, fácil, mas ao mesmo tempo intensa e que conseguiu me deixar com o coração na mão. É um romance muito triste, e que sim, como uma boa chorona, eu chorei no final. Foi... agonizante. Aquela sensação de estar no papel da Mia e de sentir tudo aquilo...

"Algumas vezes você faz escolhas e algumas vezes escolhas fazem você."

É um livro extremamente rápido, do tipo que dá pra ler em uma noite, ou madrugada. Eu só demorei tanto tempo para ler por causa dos spoilers que eu recebi ao assistir ao trailer do filme, que me fez ficar com muito medo do final, mas que também foi o que me fez querer ler o livro logo, sendo que ele já estava na minha lista de futuras leituras há muuuuito tempo.

Eu dei 4 estrelas e meia (5 no Skoob e no Goodreads), porque é um livro lindo, emocionante e que conseguiu me envolver, mas o estilo de narração, onde a Mia fica se lembrando do passado, me fez querer ter muito mais informações sobre a vida dela antes do acidente, e por haverem várias perguntas sem resposta na minha mente - que eu espero conseguir saná-las em "Where She Went", que é a versão do Adam dos fatos que ocorreram após a "decisão" da Mia.

O livro foi lançado aqui no Brasil em 2009 pela Editora Rocco, mas há algum tempo a Editora Novo Conceito adquiriu os direitos de relançamento da obra, e eles já divulgaram que o livro será lançado em agosto, mês em que o filme baseado no livro será lançado nos Estados Unidos. No Brasil, a estreia do filme acontecerá em 4 de setembro.

site: http://goo.gl/vlmDTL

Sté 19/03/2012

Love can make you immortal.
O livro é realmente lindo.A relação entre as pessoas do livro,a família de Mia,Adam.Um garoto como Adam aparecer na vida de Mia é mesmo só em livros,mas talvez não.Porque música conecta pessoas.Música junta pessoas mesmo elas sendo diferentes.
Pra mim,eu acho que o amor é mesmo uma coisa poderosa.E o livro fala disso.Do amor.E da família também.Família não são só aquelas que te criou,que tem o mesmo sangue.Família são aquelas pessoas que se importam com você,que convivem cada minuto com você.Se você ler entenderá a mensagem.
O livro é bem leve,e não tão difícil de se ler.Confesso que quando comprei folhei as primeiras páginas e achei o inglês bem acima do meu nível(Comprei pela internet e não dava pra ler oque estava escrito dentro).Mas não era o inglês que era acima do meu nível,talvez um pouco,mas é porque agora que estou começando à ler livros em inglês e ainda tenho dificuldades.E tenho certeza que no começo tem muitas palavras que vc não sabe(e não quer ficar procurando a palavra no dicionário).Eu queria ler tanto o livro que eu pensei que mesmo eu ignorando um pouco as palavras que não sei eu poderia mesmo assim entender mais ou menos a história.E eu entendi.E talvez no futuro eu leia novamente,quando o meu inglês melhorar :)

Mas recomendo,achei várias frases bonitas,lições que aprendemos com a vida mas que agente esquece um pouco com o tempo e me fez refletir bastante.Um livro tão lindo e tão triste que eu sempre tentava segurar as lágrimas.Louca pra saber oque aconteceu com Mia no segundo livro,Where She Went.

Luis 03/09/2011

If I Stay
Ao contrario de muitos livros em que retrata a morte, esse livro foge um pouco do que estamos acostumados a ver. Sua historia prende o leitor do começo ao fim.

LCaldieri ; 10/03/2011

Resenha - If I Stay de Gayle Forman -> http://pensandoelendo.blogspot.com/ Leiam, comentem, sigam :D

Elis 12/11/2010

A história é demais!
Intensa, envolvente... emocionante!
É uma mistura de música e sentimentos num ritmo perfeito!
E o desfecho impactante com certeza!
Simplesmente adorei, recomendadíssimo!

Van Chaves 21/04/2010

Chorei, chorei e chorei!!!

E o fim é perfeito, deixando o leitor terminar a história

Fanny 17/03/2010

Lindo e tocante
Ao fugir do normal Gayle, consegue me If i Stay, criar uma atmosfera de dúvidas e lágrimas.
A todo momento você se imagina na situação da personagem.
Para se envolver mais no livro, tente escutar a música que ela estava escutando no carro na hora do acidente. A música de Bethoven, começa calma, e carrega em si toda a emoção da cena.
Gayle não economiza palavras para relatar algumas situações. Nua e crua, ela conta o acidente.
Apesar disso poder chocar, somente deixa você mais envolvida com o livro.
Em dado momento você fica divida entre ir ou ficar, assim como a personagem.
O livro é tão interessante, que você esquece de pensar na explicação da volta dela.
A cena mais emocionante é a dela com o avó.
Um ótimo livro, mas triste. Portanto, cuidado para não sumir no meio das suas lágrimas.
Uma ótima Leitura!
Sol 16/02/2013minha estante
Adorei a estória, os personagem e a forma como a estória é contada. Nos faz refletir sobre a fragilidade de nossa própria vida e relacionamentos.
A continuação consegue ser melhor ainda!!

Bia 11/02/2010

Lindo!
Muito bom esse livro.
Amei a história.
Chorei muito quando Mia conta sobre o nascimento do irmão dela, o Teddy.
Mas eu quase morri de chorar quando o Adam finalmente consegue falar com ela no hospital:
“Se você ficar, eu faço o que você quiser. Eu largo a banda, vou com você para Nova Iorque. Mas se você precisar que eu vá embora, eu faço isso também. Eu estava conversando com Liz e ela disse que talvez voltar para sua antiga vida seja doloroso demais, que talvez seja mais fácil para você nos apagar. E isso seria uma droga, mas eu faço. Eu posso perder você assim se eu não te perder hoje. Eu te deixo ir. Se você ficar.”

Recomendo!