If I Stay

If I Stay Gayle Forman




Resenhas - If I Stay


35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Bá. 12/10/2009

Gostei mais do que achei que gostaria.
A leitura é deliciosa e a história, encantadora. No geral, recomendo o livro. Não é daqueles nos quais eu logo penso quando me pedem uma dica, mas isso não desmerece seu conteúdo.

A autora administrou bem a dose de drama. Mia tinha tudo para se portar como uma personagem principal clichê, orfã e sofredora. Bem novela das oito. Ela sofre? sim. Porém, não em doses exageradas, considerando a situação na qual a história é passada.

Adam é um fofo. Daqueles tipos que sonhamos em trombar na rua. Porém, existir mesmo, só em livros.

O final é a única coisa que não me agradou cem porcento. Não deixou de me encantar, contudo me deixou um pouco inconformada. Wtf? Acabou? Tem certeza? É isso?

Os flashbacks são nostalgicos e me fizeram refletir mais do que eu gostaria (sério, eu parava a leitura e ficava pensando demais no assunto). Porém, são cruciais na história.

É bom pra quem é curioso, gosta de psicologia e foge de livros comunzinhos, nos quais tudo segue como você previa na vigésima página. Recomendo também para quem curte romance e histórias leves. Não é uma leitura pesada, consegue lidar com a morte sem ficar deprimente.
Lets 29/10/2012minha estante
Acobou assim porque tem continuação: Where she went




Xaaaa 31/07/2021

Já que é pra tombar, TOMBEI (e logo levantei)! (jasdgajdgak a Mia foi assim no livro)
Nossa senhora.

Li o livro em um dia porque, além de querer terminar ainda no mês de Julho, é impossível deixar o livro sem saber o que vai vir ai!

A escrita da Gayle é perfeita e parece realmente que eu era o personagem principal. Eu amei como a escritora não enrolou para chegar até o ponto principal da história (o acidente) mas fiquei um pouco desapontado com a mini enrolação que teve perto do final.

Os personagens são bem desenvolvidos (o fator que eu mais me importo) e a história tem um ritmo bom. Enfim um livro ÓTIMO!

recomendadíssimo e to doido pra ler a continuação
comentários(0)comente



oiinatalia 19/04/2023

É muito engraçado a adaptação desse livro ser tão fiel e ninguém falar sobre isso. Gosto do filme, gostei do livro, vou ler a continuação ??
comentários(0)comente



Kedma.Favero 07/01/2024

If I Stay
Até que é uma história interessante, mas a personagem principal só me fazia passar raiva!!!!!!!

Normalmente relevo se to gostando da história, mas ela é insuportável kkkkkk

Ela sendo a diferentona porque só ouve música clássica, diferentemente dos pais que são roqueiros, sendo que dá muito bem pra ouvir e gostar dos dois?????? Num “jam" que ela fez com o pai e o namorado no final do livro ela fala que não queria tocar com eles porque o violoncelo não ia combinar com a guitarra e depois percebeu que ficou ótimo kkkkk CE JURA????

Tirando isso achei bem maneirinho, o problema era a Mia mesmo. Ainda vou ler where she went, espero que seja melhorzinho
comentários(0)comente



IsaApCamilo 28/03/2020

E um livro bom. Rapido de ler, pra quem tem tempo le ele em um dia. Eu demorei 4 dias por conta do meu trabalho consativo. E um livro que começa bom,depois fica chatinho no final.
comentários(0)comente



Mari. 22/11/2009

Muito bom
Me encantei com a história. O jeito como Mia descreve sua família, Kim e Adam é muito delicado. A história é bem realista também, mostrando uma família até então, normal, tipicamente americana.
Uma coisa que talvez desagrade um pouco é a descrição de Adam. Achei que ele realmente é o tipo de garoto que encontramos apenas em livros. Perfeito demais. Porém não tira a graça do livro, que é muito lindo.
Não vou dizer que todos vão, mas eu chorei. Principalmente na parte em que ela descreve o parto de seu irmão e fala sobre ele. Te faz pensar demais. Isso é o bacana do livro também, te faz pensar demais na vida e no valor de cada coisa e pessoa que está presente nela.

Enfim, recomendo o livro (: *:
comentários(0)comente



Yve 12/09/2021

Absolutamente impecável
Acabei. Deus. Nunca sofri tanto lendo um livro, EU TÔ CHORANDO AGORA ENQUANTO ESCREVO ISSO, foi provavelmente a experiência mais íntima que eu já tive com uma leitura, a conexão que eu desenvolvi com os personagens, o enredo, tudo. Soube que o livro tinha uma adaptação pra filme, pois bem, vi o trailer três vezes, chorei três vezes. Eu nem sei mais o que dizer. Estou devastada, destruída. Não vou dizer que gostaria de ter a chance ler a obra como se fosse a primeira vez, porque sei que se a lesse pela trigésima vez, eu choraria tudo de novo. Adoro como a arte faz a gente sentir esse tipo de coisa. É o tipo de sentimento que eu genuinamente espero que todos os leitores possam desfrutar em algum momento. Grata por ter lido essa obra de arte.
comentários(0)comente



Bia 11/02/2010

Lindo!
Muito bom esse livro.
Amei a história.
Chorei muito quando Mia conta sobre o nascimento do irmão dela, o Teddy.
Mas eu quase morri de chorar quando o Adam finalmente consegue falar com ela no hospital:
“Se você ficar, eu faço o que você quiser. Eu largo a banda, vou com você para Nova Iorque. Mas se você precisar que eu vá embora, eu faço isso também. Eu estava conversando com Liz e ela disse que talvez voltar para sua antiga vida seja doloroso demais, que talvez seja mais fácil para você nos apagar. E isso seria uma droga, mas eu faço. Eu posso perder você assim se eu não te perder hoje. Eu te deixo ir. Se você ficar.”

Recomendo!
comentários(0)comente



.geo. 14/12/2021

Eu senti empatia e preguiça da personagem, às vezes ela ficava muito "ain é que eu sou diferente das outras garotas pipipipópópó", mas as histórias da família dela são tão legais. Não assisti o filme e não pretendo, porque eu não gostei da parte da história que se passa no presente, vou ler o 2 eu acho que vou gostar mais, já que foca mais nela viva e não um fantasma ou sei lá o que.
comentários(0)comente



SakuraUchiha 22/11/2014

“Eu sei,” Adam disse quieto. “Mas ainda estou aqui. E ainda estou loucamente apaixonado por você.”

Se você ler este livro, você vai se apaixonar por Adam e definitivamente por Mia, sendo ela uma personagem muito interessante! Ela era uma menina comum que se preocupa muito sobre sua família, seus amigos e seu namorado! E Adam foi tão doce e tão apaixonado por Mia! Ele estava disposto a fazer o que fosse preciso para tê-la de volta.
Gostei da dinâmica deles, e principalmente por ser voltado à música. Ela toca violoncelo e ouve música clássica e ela não se importa que a maioria das pessoas pensam que ela é um pouco estranha. Na verdade, eu gostei bastante dela por isso. E ele é líder de uma banda chamada The Shooting Stars, com um pai ex-punk e sua mãe meio roqueira extremista.
Mas no feral este livro é sobre o amor. O amor por sua família e a família que você constrói para si mesma. A força para seguir a sua paixão, amar seus pais incondicionalmente e eles à você, ter crença nas pessoas, de abraçar a música e a vida. Forman teve uma grande referência musical ao quando estava escrevendo este livro, dá pra conferir na seção de agradecimentos.

“Está tudo bem,” ele me diz. “Se você quiser ir. Todo mundo quer que você fique. Eu quero que você fique mais do que jamais quis algo na minha vida.” A voz dele se quebra em emoção. Ele para, limpa sua garganta, respira fundo, e continua. “Mas isso é o que eu quero e eu posso entender o porque pode não ser o que você quer. Então eu só quero te dizer que eu entendo se você se for. Está tudo bem se você nos deixar. Está tudo bem se você quiser parar de lutar.”
Este livro mexe muito com o emocional de qualquer um, falando de viver, morrer, amar, chorar.
comentários(0)comente



Van Chaves 21/04/2010

Chorei, chorei e chorei!!!

E o fim é perfeito, deixando o leitor terminar a história
comentários(0)comente



luiza 27/03/2022

Chorei muito, livro bem emocionante para me lembrar o que é um bom livro, só não gostei da Chloë Moretz como Mia, não acho que combine, mas não deu pra evitar imaginar ela como a Mia porque ela está bem na capa do livro.
comentários(0)comente



Beatriz 18/12/2015

Esse livro traz uma história maravilhosa e em certos momentos foi até capaz de me fazer chorar, mas a falta de detalhes em certos momentos e a rapidez com que as coisas foram descritas, me deixaram esperando por mais só que não de um jeito bom. A versão cinematográfica foi muito mais completa o que me deixa triste, mas não quer dizer que eu não recomendo a leitura pra todos. "If I Stay" tem uma mensagem linda de superação e força. E eu acredito que todos devem ser lembrados disso constantemente.
comentários(0)comente



Luis 03/09/2011

If I Stay
Ao contrario de muitos livros em que retrata a morte, esse livro foge um pouco do que estamos acostumados a ver. Sua historia prende o leitor do começo ao fim.

comentários(0)comente



Andressa 16/09/2014

Um punhado de delicadezas
Mia tem 17 anos e é musicista, seu instrumento é o grandioso violoncelo. Ela nasceu em um família repleta de músicos, seus pais são jovens, muito carismáticos e cheios de vida e ela ainda tem um irmãozinho mais novo chamado Teddy. Além deles, Mia tem Adam, o namorado e Kim, a melhor amiga. Tudo parecia perfeito até que, certo dia, ao fazer uma viagem com sua família, há um acidente e o mundo de Mia desmorona. Nas próximas horas, Mia precisa decidir se fica ou se vai. Seu corpo encontra-se em uma cama de UTI, porém, seu espirito perambula pelo hospital, tentando compreender o que está realmente acontecendo e quais são as consequências disso.

A narrativa é em 1a pessoa, na voz de Mia. A autora é muito meticulosa na narração, Mia analisa com muito cuidado e delicadeza cada detalhe do que está acontecendo ao seu redor e relembra várias passagens de sua vida, tentando facilitar nossa compreensão e conexão com os personagens secundários.

Mia é uma garota feliz, aparentemente sem problemas, que gosta de tocar violoncelo. Ela se considera a ovelha negra da família, pois é a única que não dá preferência ao rock. Seus pais e Teddy só aparecem em seus relatos, mas me soaram muito agradáveis, a verdadeira família comercial de margarina. Adam é o namorado de Mia e tem uma banda, ela sempre diz que os dois são muito apaixonados e tudo que dá a entender que têm uma relação forte. Kim é a melhor amiga de Mia, as duas são super parecidas. Além desses, há mais alguns poucos personagens que surgem brevemente.

Apesar da delicadeza de Se Eu Ficar, eu estava com expectativas muito altas e acabei não gostando tanto quanto pensava. Considerei o livro superestimado, não há nada de tão sensacional nele. A leitura, por vezes, foi monótona e não consegui me afeiçoar aos personagens. Adam, por exemplo, senti que precisava conhecê-lo melhor para poder compreendê-los como um casal apaixonado, infelizmente, não consegui achar química só pelos relatos de Mia. Achei o trailer do filme mais interessante que o próprio livro.

No entanto, considerei belíssimo o valor que Mia dá a sua família, a maneira como ela descreve o quanto eram felizes e completos juntos. Isso foi altamente positivo. Porém, como eu já disse, por não conhecê-los melhor não consegui sentir exatamente o que Mia sentia, não consegui captar 100% da sua dor. Não consegui ter a empatia que gostaria. Não sei se isso é bobagem minha, mas muitos autores conseguem me transportar completamente para seu universo e me fazem sentir as mesmas dores e alegrias de seus personagens, o que não foi o caso dessa vez.

Por fim, mesmo que eu não tenha me agradado da forma que gostaria, reconheço que este é um livro com lições de vida muito bonitas. Nos traz várias reflexões importantes através da situação que Mia enfrenta. Não o considerei incrível, extraordinário ou imperdível, apenas ok. O que cativa, em minha opinião, é exclusivamente, sua delicadeza.
comentários(0)comente



35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR