Medéia

Medéia Eurípides

Resenhas - Medéia

Emilson5 28/03/2024

Uma heroína nada heroica
Medeia é uma tragédia de Eurípides que tem o mérito de revelar as profundezas do coração de uma mulher ferida e ultrajada, completamente entregue à vingança. Não se engane, embora Medeia seja constantemente chamada de heroína, está longe de sê-lo. Ela usa toda sua malícia em suas poções e no impressionante poder de convencimento. Medeia utiliza-se, até mesmo, das opressões sofridas pelas mulheres para ganhar a simpatia do coro. Medeia quer vingança e não justiça. É por isso que ela não poupará nem mesmo seu próprio sangue, só para ver o sofrimento de Jasão. Eis aí uma peça sensacional!

Marcela 01/03/2024

Ciúme, traição e vingança
Eurípides nessa peça consegue desenvolver muito bem os personagens e faz de Medeia uma das anti-heroínas mais fascinantes de todas!

Jucieli2 28/02/2024

O teatro para os gregos é semelhante a homilia da Missa para os católicos, onde busca-se aprender a moral, a tradição e como bem viver. A peça é muito bem escrita, envolvente e com grandes lições, recomendo muito.
Madu_o 24/03/2024minha estante
Nossa, nunca tinha feito esse link do teatro grego e a igreja católica, realmente faz muito sentido

Louise Mariane 20/02/2024

Apesar da linguagem ser bastante rebuscada, foi uma excelente leitura. Talvez seja um dos melhores livros que já li esse ano... e ainda é fevereiro.
Sugiro aos leitores que desejem o ler, que busquem conhecer primeiramente a história de Medeia; somente após, iniciar este livro.

v de vanisse 06/02/2024

Livro de mulher maluca
Uma deusa, uma louca, uma feiticeira? MEDEIA É DEMAIS! Pra quem ama história de mulher maluca esse livro é um prato cheio. Recomendo.

Tutu1301 20/01/2024

Medeia
Sendo minha primeira tragédia grega, me surpreendi com a qualidade da peça de Euripides. Uma história assustadora de vingança de uma mulher traída por Jasão, contra o mesmo, que à traiu, mesmo após ela ter dedicado sua vida a ele. Medeia representa a libertação de uma mulher injustiçada por todos, em uma Grécia que as desvalorizava (não considerando-as nem mesmas cidadãs). Porém a linguagem da peça é extremamente robusta, então muitas vezes tive dificuldade de entender palavras ou frases, o que atrapalha de vez em quando a leitura. Apesar de tudo a peça é grandiosa e com uma história interessante, e mesmo após séculos continua sendo apreciada.

Vitoria.Bueno 18/01/2024

Literalmente uma tragédia. A cada verso vc fica com a cara igual a da fleabag lendo a bíblia na banheira

Manu 13/01/2024

Um ótimo retrato da corrupção da alma e da personalidade de alguém quando algo terrível ocorre. a maioria das ações da medeia não são justificáveis, porém elas ocorrem por um único motivo que degradou a medeia.

Gabriel.AraAjo 11/01/2024

Meu faltou o grego para fazer uma comparação adequada entre os versos, mas acredito que esta é uma ótima adaptação, pode ser dificílimo para leitores inexperientes, porém perfeito para aquele que buscam a beleza em uma adaptação.

eurenato 09/01/2024

Lembranças bonitas
Sophia traduz a tragédia das tragédias. Ela tem uma profunda ligação com a língua grega e também com as ilhas que são sempre presentes. Esse texto é profundo e poético, Sophia traz Medeia como uma mulher que não se dobra ao desejo dos homens e nem se deixa abater por ameaças. O final trágico vira um ato revolucionário contra os que apelam pela submissão feminina. A poesia de Sophia dá vida às imagens sem precisar que mais nada componham as páginas.
...
Em tempo, outra reconstrução poética de Medeia, dessa vez pelo grego Dimitris Papaioannou em 2008, uma das coisas mais marcantes que Marcelo Denny mostrou (dentre tantas centenas de vídeos e referências). Como o texto aqui não faz falta alguma, como tudo é trazido pela combinação de imagem, ação, presença e criatividade. Uma colagem arrebatadora transforma uma história milenar numa experiência surpreendente. Só ver e rever esse trailer me faz pulsar vida. E agradecer e agradecer.

Gabriel Dummer 08/01/2024

Tragédia e dor...
Não há heróis neste drama. E há dor... A dor da traição, a dor da revolta, a dor da vingança e a dor da morte e do luto. Nunca havia pensado nas tragédias gregas como contos de terror, até ler este livro. Medéia e Jasão apresentam o pior do ser humano, ao mesmo tempo em que entendemos as suas dores. Trágico... Trágico... Ao final do livro, os textos extras sobre a história do teatro são um bom complemento para o aprendizado.

Medusa_jess 07/01/2024

Uma tragédia realmente...
No início foi difícil de entender os diálogos, mas depois que me acostumei por emocionante ver o desenrolar das cenas, consegui imaginar a peça se desenvolvendo e chegando ao ápice. Por um instante, pensei que Medeia voltaria atrás em seus planos, mas depois de concretizados entendi porque de tê-los feito.

Ela precisava ser vingada depois de o marido fazê-la sofrer. Seria esse o preço correto a se pagar? Creio que não há dor maior que ela o fez passar. Ela é eterna vingadora de todas as mulheres trocadas e ditas como loucas em seu sofrimento.