Medéia

Medéia Eurípides

Resenhas - Medéia

Carla 25/09/2023

A vingança nunca é plena
Medeia é uma história sobre traição e vingança e uma reflexão sobre ter filhos.

Medeia traiu seu pai e seu país para ajudar Jasão, fugiram, casaram, tiveram 2 filhos. Mas Medeia não era grega e não lhe atribuía nenhum poder, assim, Jasão achou interessante largar Medeia e desposar a filha do rei de onde viviam.

Medeia ficou furiosa, abandonada, sem amigos e sozinha em terra estranha. Brigou, gritou e ameaçou. O rei a baniu do país junto com os filhos o que contribuiu para o crescimento de seu ódio.

Medeia quis se vingar e o fez. Usando seus conhecimentos sobre veneno, acabou com o casamento de Japão e... O que ela faz além disso é chocante e triste.

Todos ficaram do lado de Medeia e entenderam sua dor, mas o que ela faz com os filhos é imperdoável. Uma tragédia ímpar e que mexe bastante com quem tem filhos.

Mas é impressionante como esse escrito grego de 431 a.C. tem um discurso atual sobre a liberdade feminina, sobre a subserviência, sobre o direito das mulheres.

Jasão chega a dizer que as mulheres só servem porque os homens não podem procriar sozinhos e Medeia se revolta!

"Mas também sofres. Nossas dores são as mesmas, Medeia!"
"É claro, porém sofro menos se tu não ris."

¨Cain¨ 22/09/2023

Muito mais perigosa que bala perdida
Medeia nesse livro é o ícone contra o patriarcado. Vai mulher!
Assim como outras peças gregas, Medeia é cheia de críticas ao sistema atual que desvaloriza as mulheres, as pondo em segundo lugar.
Existem histórias antes e depois desse livro, mas ele por si só já vale cada centavo.

Jasão que se lasque.

Mi_ 03/09/2023

Medeia, de Eurípedes, tragédia grega, datada de 413 a.C

Jasão, foi horrível com Medeia, por ambição, traiu, abandonou o lar, esposa e filhos, suas atitudes falam por si.
Medeia é audaciosa, vingativa, orgulhosa e sem pudor.
A vingança respinga por todos os lados, machuca, corrói e nunca vale a pena. É veneno para a alma.

Yaruro 25/08/2023

Gostei da história! É bem completa e reúne o elemento básicos de uma tragédia. Não esperava esse final, más adorei, algo inesperado.

Luiza 09/08/2023

Medeia e a sede de vingança
Eu simplesmente amo o quanto essas tragedias são cativantes. São histórias curtas, mas o que se percebe de riqueza historicamente falando é infinita. Esta foi uma das primeiras tragedias que li de fato por conta própria, a maioria havia lido para alguma aula de clássicos. Em geral, é uma história muito cativante sobre uma tremenda vingança.

Carlos Henri 09/08/2023

Gostei muito desta peça. É bem pesada mas mesmo assim é uma peça bem feita e bem escrita. Me deu vontade de ler mais peças.

Isis 06/08/2023

Então...
Acredito que eu não tenha sido uma boa interpretadora para essa obra. Pois, ao invés de enxergar sentido na vingança, só conseguia ficar assustada com os acontecimentos e em como funcionava a mente dessa mulher. É claro que eu enxerguei por esse ponto, mas ao invés de ver arte, acredito que só tenha ficado perplexa mesmo.

samy 01/08/2023

Não me dou muito bem com tragédias gregas, li para uma prova de português mas de fato é muito bom
desperta sentimentos e faz refletir e discutir sobre várias ações dos personagens

Philipe 30/07/2023

Um dos maiores clássicos da história, leitura boa e rápida a pesar de simples e bem conhecida , medeia sempre vai valer a leitura.

Haryadne.Moreto 26/07/2023

Sem medo
Comecei com medo de não gostar ou ser difícil, mas foi ao contrário: fácil, rápido, simples de entender. Fora que essa Edição é muito linda.

annikav.a 24/07/2023

A eterna condição de tragédia sobre ser mulher
Sófocles pensou uma personagem feminina como muitos autores não conseguem hoje. Retratou em tragédia as desgraças em nascer mulher nesse mundo, porém sem fazer de Medeia uma caricatura. A peça arranca fortes emoções pelas semelhanças à nossa realidade mesmo após quase 2500 anos, e sobretudo após quase 2500 anos. Não se trata de justificar o infanticídio cometido por Medeia contra o próprio sangue, e sim mostrar a hipocrisia da sociedade egeia, extremamente patriarcal e xenófoba. A vingança é de fato contra o marido Jáson e sua nova cúmplice esposa, porém pode ser sentida através de todas as épocas e lugares.

Cristiane 22/07/2023

Medeia
Medeia une-se a Jasão, abre mão de sua terra natal, trai seu pai e vai para uma terra estrangeira, Corinto. Tem dois filhos com Jasão.
Um dia descobre que o marido vai se casar com a filha do rei de Corinto. Ela fica revoltada, indignada com a traição.
O rei decide exilar Medeia e seus filhos, com uma mão na frente e outra atrás. Porém nossa heroína terá sua vingança... E que vingança...

Layane105 16/07/2023

Perfeito, quem não gosta da Medeia é louco, defendo mesmo. Leitura obrigatória para todo mundo, um livro perfeito.

larevv 14/07/2023

A maior obra de Eurípides
Medéia é uma das personagens mais conhecidas da dramaturgia universal e a obra é definitivamente uma das mais icônicas da antiguidade grega. muitas tragédias têm mulheres como protagonistas, o que demonstra a curiosidade que a sociedade grega — absolutamente centrada na figura masculina — tinha em relação à condição da mulher. como vemos até a modernidade, o universo feminino foi sempre retratado sob o olhar masculino, o que tornou as personagens femininas rasas e sem personalidade. por isso, foi uma surpresa imensa ter encontrado, em uma obra de quase dois milênios e meio, uma personagem mulher tão bem delineada — sob os padrões da dramaturgia grega, é claro.

a protagonista é uma mulher que está absolutamente certa de que merece se vingar de seu marido, jasão. medéia cometeu inúmeras atrocidades por ele: traiu o pai, matou o irmão, incitou duas filhas a matarem o próprio pai... por isso, quando jasão aceita se casar com a filha do rei de corinto, medéia se revolta completamente contra a situação e decide ir ao extremo. a peça trás várias reflexões sobre a condição da mulher em um mundo dominado por homens, principalmente no que tange o casamento. a leitura é bem fácil e fica ainda melhor para quem já conhece a história de jasão. é talvez, o primeiro exemplo da chamada "female rage" — ou "raiva feminina" — hoje tão discutida entre as mulheres. super recomendo :)