Medéia

Medéia Eurípides

Resenhas - Medéia

Davidson.Chagas 20/04/2024

BOOM!!!
Eurípides, mais uma vez, me surpreendendo. Após ler "As troianas" e "Hécuba", sendo esse último o meu favorito, acreditei que Eurípides não conseguiria me surpreender novamente. Eu estava completamente enganado.
Temos aqui a história de Medeia após os acontecimentos que fizeram ela ficar com Jasão (E QUE ACONTECIMENTOS). Perdidamente apaixonada e cega de amor, descobre, já no início que foi traída. A partir disso, Eurípides constrói toda aquela tragédia que ele sabe fazer muito bem.
Diria que Medeia se encontra dentro do meu top 5 do gênero drama.

Suelen 15/04/2021

Medéia
Não sou acostumada a ler peças, mas Medéia conseguiu me prender do início ao fim.

Até que ponto o ser humano pode chegar por vingança? Medéia chegou a extremos que me deixaram chocada, ainda mais que aparentemente ela saiu impune dos crimes cometidos.

Gabriel Dummer 08/01/2024

Tragédia e dor...
Não há heróis neste drama. E há dor... A dor da traição, a dor da revolta, a dor da vingança e a dor da morte e do luto. Nunca havia pensado nas tragédias gregas como contos de terror, até ler este livro. Medéia e Jasão apresentam o pior do ser humano, ao mesmo tempo em que entendemos as suas dores. Trágico... Trágico... Ao final do livro, os textos extras sobre a história do teatro são um bom complemento para o aprendizado.

zoni 24/08/2022

Medeia não se importa se a vingança nunca é plena, ou se mata a alma e envenena, nesse caso, ela própria usa o veneno...
Enquanto me deliciava com essa história magnifica, não conseguia deixar de pensar que o problema de se casar com um babaca narcisista, é que se divorciar dele não vai ser nada fácil ou bonito. Medeia é aquele tipo de personagem profunda e intensa, que por mais odiosa que se torne, nós conseguimos compreender e aceitar com boa fé (às vezes) as suas atitudes. Narrando o infortúnio e a vingança contra seu ofensor, essa peça pode não agradar a todos, mas, do meu ponto de vista pessoal, vou dizer: é uma obra-prima!

Letty 01/10/2021

"Sofro menos se não ris"
Medeia simplesmente incrível! Não se conforma (como outras de sua época) com a superioridade masculina na sociedade e se recusa a ser rebaixada diante as atitudes do seu marido adúltero.
Fez o que fez para fazer o marido pagar em dobro pela sua traição, embora também tenha sofrido, mas encontrou conforto no sofrimento dele.

"O vício máximo dos homens é o cinismo"

"[...] pois confiado no poder de seus discursos para ocultar os maus desígnios com palavras bonitas, não receia praticar o mal"

"Não há proveito nas ofertas de homens maus"

"Das criaturas todas que tem vida e pensam, somos nós, as mulheres, as mais sofredoras"

"Viver é ter desgostos e eles não nos faltam"

"Vezes sem número a mulher é temerosa, covarde para a luta e fraca para as armas; se, todavia, ver lesados os direitos do leito conjugal, ela se torna, então, de todas as criaturas a mais sanguinaria"

Brenda 22/11/2022

Uma deusa, uma louca, uma feiticeira. Ela é demais...
É demais mesmo, demasiadamente pirada. Quem pensou na expressão "fé nas malucas" deveria ter medeia em mente. Ela vai até as últimas consequências para manter sua honra. Agora, medeia seria vítima de uma sociedade patriarcal? Talvez. A narrativa incomoda, porque por mais absurdos os atos de medeia, ela expõe a fragilidade da condição feminina naquele tempo, que chega a compadecer o coro, e também o leitor.

Rafa 26/12/2013

A mãe, a esposa
Sensacional. Não vejo outra palavra para descrever tanto a peça quanto a protagonista homônima. A sapiência da personagem Medeia, a rapidez com que os fatos se sucedem e as descrições terríveis, fazem de Medeia a melhor tragédia que já li. A história é conhecida de todos, mas apenas lendo a tragédia você passa a entender os pormenores e a ponderar os fatos. Na tradução de Trajano Vieira a peça se enche de elegância e excentricidade!

Cassandra 17/03/2022

Sem Defeitos
É realmente muito interessante principalmente ver como temas tão atuais foram retratados de maneira tão exemplar há mais de 1000 anos.... tipo Eurípides conseguiu criar uma obra que aborda temas que nos discutimos hoje em dia e usamos até em vestibulares e ele fez isso quando MUITOS de nós ainda falamos " Ah mas antigamente não tinha essas coisas" essa obra é tipo um tapa na cara da sociedade e com certeza poderia muito bem ser usado até em aulas de filosofia ou história pq é simplesmente genial

mila 07/10/2023

Medeia como símbolo feminino e estrangeiro
Li Medeia porque é uma leitura obrigatória da faculdade rs, mas me surpreendi com essa peça. O gênero dramático ganhou meu coração no 9° ano com Auto da compadecida, mas, ler Medeia que, além de peça teatral, também se caracteriza pela mitologia grega (e eu amo a mitologia greco-romana), foi incrível. A leitura é super rápida e, apesar de bater a cabeça com a escrita rebuscada digna do século V a.C., é fácil de entender. Eu não conhecia o mito de Medeia, então foi uma experiência ler e compreender a dor de uma mulher traída, apátrida, enganada por aquele que deveria ser seu companheiro. Deixar pátria e família, fazer a aliança com Jasão e ser traída por sua ganância, não sei o que você acha, mas, para mim, é motivo suficiente para uma vingança de tal dimensão. Não pretendia escrever uma resenha sobre esse livro, mas deixo aqui minhas anotações para o trabalho acadêmico.?

lucaschristyan. 01/09/2021

Medeia editora 34
Com Medeia eu me desafiei a ler uma peça, tipo literário que não costumo consumir.

Devo admitir que inicialmente senti dificuldades com o texto é tradução de Trajano Vieira, mas ao longo do texto a leitura foi tornando-se mais palatável.

Em relação a edição da editora 34 eu não tenho queixas, estrutura e diagramação do livro muito boas.

Sobre o conteúdo em si foi aquilo que eu já esperava, uma típica tragédia grega. Senti falta de uma base teórica para aproveitar melhor a obra, pois ela possui muitas facetas que fazem comunicação com outras obras.

Joana.Sabino 10/09/2022

O meu pano é preto com glitter roxo
Estava certa e passo pano sim, (menos a parte dos filhos, aí não tem como defender Medeia).
No final bem plena na sua carroça flutuante.