Medéia

Medéia Eurípides

Resenhas - Medéia

Estela Vaz 05/05/2022

Uma feiticeira
Na mitologia grega, Medéia era uma feiticeira e bruxa que usou seus poderes mágicos para ajudar Jason , os dois tiveram dois filhos.

Uma tragédia grega , com vingança, assassinatos...

? Medeia não mede esforços e não poupa ninguém quando o assunto é vingança. Jason abandona a mulher e os filhos para se casar com um princesa,e acaba pagando muito caro.

Para entender melhor essa história entre eles, devemos saber do passado dos dois, de como Medeia para ajudar seu amado a recuperar o trono, engana seu pai , mata seu irmão, arquiteta assassinatos. Jason tenta chegar ao poder de uma forma ou de outra, até mesmo abandonando seus filhos.

Eurípides criou uma das maiores obras, uma tragédia grega.

Teco3 21/10/2020

Até então dos grandes clássicos gregos, eu só tinha lido Édipo Rei. Eu tinha gostado, mas nada que chamasse muito a minha atenção. Pois Eurípedes mudou esse quadro: Medeia com sua sede por justiça, sua dor e isolamento deu um linguagem universal a peça.

Carpeaux meio que confimou minhas impressões no postacio, Eurípedes se diferenciou dos seus contemporaneos Sófocles e Esquilo, justamente por discutir os conflitos do indivíduo, suas pulsões, enquanto que os outros focavam na coletividade. Além disso, há uma inclinação na peça semelhante ao que vimos no movimento modernista no século passado: havia uma tentativa de criar algo novo, de causar estranheza no público e uma mãe matar seus filhos para atingir seu marido sordido e ainda contar com o apoio divino com certeza causou essa estranheza e perplexidade.
Quanto a tradução apenas elogios, o Trajano fez um trabalho fenomenal. Traduzir um texto em grego antigo e trazer a simetria e sonoridade pensando pelo autor é um trabalho Herculano que ele fez bem feito.

lucaschristyan. 01/09/2021

Medeia editora 34
Com Medeia eu me desafiei a ler uma peça, tipo literário que não costumo consumir.

Devo admitir que inicialmente senti dificuldades com o texto é tradução de Trajano Vieira, mas ao longo do texto a leitura foi tornando-se mais palatável.

Em relação a edição da editora 34 eu não tenho queixas, estrutura e diagramação do livro muito boas.

Sobre o conteúdo em si foi aquilo que eu já esperava, uma típica tragédia grega. Senti falta de uma base teórica para aproveitar melhor a obra, pois ela possui muitas facetas que fazem comunicação com outras obras.

Tatiana221 18/05/2021

Texto integral da peça de Eurípedes, leio sempre que preciso saber de onde vem meu nome

Alê Guimarães 22/05/2021

Tragédia bem atual
Uma trágica história grega, mas tão próxima das nossas histórias contemporâneas. Ler Medeia de Euripides foi angustiante e, mesmo conhecendo há muito tempo a história, ainda torci para que os filhos dela com Jasåo tivessem um destino diferente. Até onde vai a erinea da protagonista?

Natasha 24/11/2020

A peça em si é interessante, por mais que necessário um conhecimento prévio da história de Medéia. Eu gostei bastante. Agora, sobre a edição ela é bem completa, eu diria. Basicamente tem toda uma explicação do conceito teatro e tragédia, sendo essa parte maior que a peça em si.

"Todo homem ama mais a si próprio do que ao seu próximo (egoísmo legítimo em alguns, interessado em outros)."
"A justiça, com efeito, pouco esclarece os mortais em seus julgamentos, antes de terem podido ler claramente no pensamento de seus semelhantes, eles o condenam à primeira vista, sem haverem sofrido por parte daqueles a menor ofensa."
"De todos os seres que respiram e que pensam, nós outras, as mulheres, somos as mais miseráveis. Precisamos primeiro comprar muito caro um marido, para depois termos nele um senhor absoluto de nossa pessoa, flagelo ainda pior que o primeiro."

Tiago 21/02/2023

A vingança de uma mulher...
Eu estou meio que absorto nas tragédias gregas. Aqui, nós temos uma mulher traída pelo seu marido que se apaixonou pelos seu espólios de guerra que incluíam um amor. O que me deixou triste, por que sua vingança não chegou apenas a seu esposo, mas também a seus filhos que nada teriam culpa, mas que em sua resolução de justiça os levou também. Não sabemos se sua viagem pelo Deus Sol junto com os filhos os trouxe de alguma maneira de volta, mas seu marido sofreu as penas enquanto viveu...

anna2860 07/04/2020

vingança, vingança e vingança.
o livro conta a história de médeia, uma mulher que se apaixonou e só queria ser amada de volta, o que não aconteceu e isso nos leva ao título. bom dia, stou com sono.

Duda 30/12/2021

Foi um livro que me foi mandado ler pela escola, mas que me cativou bastante.

Gosto dos personagens. Eles demonstram como os humanos realmente podem ser, e até que ponto podemos ir.

Kardec 31/10/2021

Edição Completa e Bem Trabalhada!
Além de possuir textos introdutórios e complementares, essa edição compreende o texto integral da obra. Sobre a peça de Eurípedes posso dizer que gostei bastante, gostaria de vê-la encenada, e que vi mais uma vez que diante da tragédia o ser humano tende a moldar-se, não podendo ser comparado inteiramente ao que era antes. Resumindo bem, parafraseio uma frase cujo a autoria não vou me lembrar, mas que nunca esqueci: "Todo homem pode lidar bem com uma grande dor, exceto aquele que a carrega"; lembre-se disso ao ler Medéia, ou antes de julgar e condenar a qualquer pessoa que seja.
Os textos complementares me fizeram ver o teatro com outros olhos, olhos agora de admiração.

Michelle.Oliveira 05/04/2022

Chocante
Por se tratar de uma peça vc de teatro grego datada de a.c achei que seria muito difícil e tediosa de ler, não poderia está mais enganada.
O livro é empolgante e não dá vontade de parar até o trágico destino.
E não, não se trata de uma história de ciúmes e bem mais que isso.
Vale muito a pena ler.

Tito 23/09/2012

Medéia, uma mulher intensa, toda trabalhada na ~mágoa cabocla~.

Marcelly 26/04/2020

A Medéia que existe em todos nós
A grande vantagem em ler as tragédias e as comédias gregas é que elas trazem à luz a reflexão ímpar de nos representar. Representação no sentido humano, não a de cor, religião ou sexo.

Quem nunca confiou e se doou a alguém (não necessariamente em sentido amoroso) e viu-se desprezado(a) quando este outro já não via mais interesse? Quem já não foi um pouco, ou total, Jasão, desprezando o essencial para buscar algo superficial? O que é o poder? O que é a promessa? O que é o futuro para aqueles que não pensam sobre isso em seus atos?
Essas são perguntas, dentre outras milhares, que se pode tentar refletir após esta leitura de Eurípedes.

Esta obra definitivamente rica por justamente não estar engessada em comodismos atuais, mas sim por conferir que somos um pouco cada personagem, mesmo sem rompantes drásticos.
O humano não fica preso ao tempo.

Natalie Lagedo 15/11/2016

Mulher ultrajada. Estrangeira rejeitada. Medeia traz uma descrição psicológica muito forte da mulher filha do rei Eetes da Cólquida, que por amor a Jasão planeja a morte do pai para que o amado tenha a posse do velocino de ouro. Foge com ele de volta para Corinto e tem dois filhos dessa união. Anos depois ele a abandona para casar com Glauce, filha do rei Creonte.

A peça mostra o desejo de vingança da mulher traída. Sentimos compaixão por ela durante boa parte do tempo. Como um homem pode deixar a família somente almejando ascensão social? Pobre Medeia. Desabafa com a ama e o preceptor de seus filhos; o coro fica também do seu lado. Pragueja contra todos, até que recebe a ordem de exílio. No entanto, recebe a visita de Egeu, rei de Atenas, que concede-lhe abrigo em sua morada.

Neste ponto Medeia calcula a vingança. Matará sua rival e o pai. Por necessidade, os próprios filhos. Aí perde a razão. O ódio toma conta da personagem e aqueles que estão cientes do que está por vir tentam dissuadi-la da decisão. Ela não recua e leva a cabo o crime. Jasão chega a tempo de apenas ver o cadáver das crianças enquanto Medeia foge no carro de Febo, num deus ex machina sensacional.

É uma tragédia de tirar o fôlego. Cada diálogo é revelador. Se inicialmente nos comprazemos com a dor da protagonista, depois do comportamento irascível atingir os filhos fica difícil defendê-la. Há como ver a situação sob diversos ângulos, o que suscita boas discussões. É justificável ou não sua atitude? É um debate que, provavelmente, nunca morrerá.