Livro de Mágoas

Resenhas - Livro de Mágoas

1 | 2 | 3 | 4

Alberto 10/01/2022

Melancolia comedida
Os poemas do livro têm temáticas mais tristes, mas não são dramáticos. Afinal, tristeza todos sentem, mas a Florbela não exagera na dose. Além disso, os versos são muito bem construídos e, como sempre, criativos.

Daniele 12/07/2021

Florbela, uma grande poetisa
Sempre fui uma rata de biblioteca, foi lá que conheci clássicos como Ernest Hemingway, Agatha Christie e Robert Louis Stevenson, sem ao menos saber que eram clássicos.
Um dia, durante uma aula, a bibliotecária da minha escola pediu licença ao professor e me chamou. Eu, óbvio, morrendo de medo de ter esquecido de devolver algum livro kkkkk, no fim, ela me entregou algumas folhas. Eram poemas. Então ela me disse "Procure e leia Florbela Espanca, você vai gostar"

Florbela foi uma grande poetisa portuguesa, seus versos são viscerais, duros e muito emotivos. Nesse, que é o primeiro livro publicado, ela demonstra sua constante busca pela perfeição e pureza dos versos, "Torre de névoa" é um ótimo exemplo. Também fala sobre sonhos, e o seu, de ser uma grande poetisa.
Seus poemas são carregados de melancolia (não é à toa que o livro se chama "livro de mágoas"), o que mostra bem sua personalidade. Mais tarde, em suas publicações póstumas, veremos uma acentuação dessa característica devido a morte de seu irmão.
Infelizmente não é tão conhecida, mas foi um grande simbolo do feminismo, uma das 14 mulheres a entrar na faculdade de Lisboa no curso de direito, em meio a 347 homens.
Leiam, vale a pena.

A FLOR DO SONHO
A Flor do Sonho, alvíssima, divina,
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.

Pende em meu seio a haste branda e fina
E não posso entender como é que, enfim,
Essa tão rara flor abriu assim! ...
Milagre ... fantasia ... ou, talvez, sina ...

Ó Flor que em mim nasceste sem abrolhos,
Que tem que sejam tristes os meus olhos
Se eles são tristes pelo amor de ti?! ...

Desde que em mim nasceste em noite calma,
Voou ao longe a asa da minha?alma
E nunca, nunca mais eu me entendi ...
dani 12/07/2021minha estante
A biblioteca era meu refúgio no tempo de escola ? Obrigada por recomendar essa obra!

Daniele 13/07/2021minha estante
Mo saudade de frequentar uma biblioteca kkkkkk

Joker 25/09/2009

Florbela, toda senssibilidade do mndo numa mulher. Puro sentimento.
Hélio Rosa 28/07/2010minha estante
Compartilhamos a mesma impressão de leitura. Amo Florbela!

Danielle 01/11/2023

Chega a ser um pouco estranho dizer que poemas lindos e bons quando eles sao carregados de tanta dor, tristeza e solidão.
Espanca é realmente uma poeta, sao versos que te pegam e ficam com voce.
Eu amei cada pedacinho e ja quero mais e mais.

juuuwidy 27/03/2023

De café em café levando Florbela entre os braços, sob o outono sereno... em buscando do amor como ela fizera, buscando respostas entre tantas incertezas para mais adiante encontrar apenas a própria solidão.
juuuwidy 27/03/2023minha estante
em busca* cega pela tristeza desse livro!kkkk

Thaisa 20/06/2020

Encontraremos em "Livro de Mágoas" 32 sonetos escritos pela poetisa portuguesa Florbela Espanca.
Seus versos e suas rimas demonstram não apenas seu conhecimento sobre a arte da escrita, mas também manifestam emoções intensas (misto de depressão por como vive a vida e ansiedade por querer mais e não saber o quê) e que culminam no sofrimento, na dor, na tristeza, na apatia, no desespero, na autocomiseração e na vontade de partir.
Apesar de gostar de absolutamente todos os sonetos aqui presentes, meus poemas favoritos nesta obra são: "Vaidade", "Eu", "Lágrimas Ocultas", "Dizeres Íntimos", "A Maior Tortura", "Pior Velhice", "De Joelhos" e "Sem Remédio".
Descobri a poesia de Florbela na época do colegial - me identifiquei profundamente com a maneira como se expressava e sobre os sentimentos que buscava expressar. Desde então, ela se tornou minha poeta favorita... Agora, quase uma década sem ler nada da autora, me reencontrei neste livro e sei que, mesmo depois de tanto tempo, os seus poemas me tocam ainda mais profundamente e a minha admiração por Florbela Espanca apenas aumentou.

"Eu

Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
Sou a crucificada... a dolorida...

Sombra de névoa tênue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida!...

Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber porquê...

Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver,
E que nunca na vida me encontrou!"

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

Bruna 24/06/2021

Lembrança de ter sido nova outrora
PIOR VELHICE
Sou velha e triste. Nunca o alvorecer
Dum riso são andou na minha boca!
Gritando que me acudam, em voz rouca,
Eu, náufraga da Vida, ando a morrer!

A Vida, que ao nascer, enfeita e touca
De alvas rosas a fronte da mulher,
Na minha fronte mística de louca
Martírios só poisou a emurchecer!

E dizem que sou nova ... A mocidade
Estará só, então, na nossa idade,
Ou está em nós e em nosso peito mora?!

Tenho a pior velhice, a que é mais triste,
Aquela onde nem sequer existe
Lembrança de ter sido nova ... outrora ...
- Florbela espanca, livro de mágoas

theluvslie 21/02/2023

Bleh
Não me prendeu, acabei em uns 4 ou 5 dias um livro de 40 paginas ent assim ?
acabei ele hj só pq eu realmente queria acabar.

com certeza n é um livro ruim, até pq gosto é totalmente relativo, apenas n é um livro pra mim.

Mima 14/07/2021

Mágoas
E se um dia hei de ser pó, cinza e nada, que seja minha noite uma alvorada, que eu saiba me perder para me encontrar...

@lendoaos30 17/10/2020

Fui apresentada a Florbela por uma amiga com a qual hoje não tenho muito contato. Os primeiros poemas que conheci foram na verdade músicas gravadas pelo cantor nordestino Raimundo Fagner. Ao ouvir “Fumo”, “Fanatismo” e “Tortura”, tive certeza: eu passara a amar tanto Florbela quanto Fagner. Alguns bons anos depois, comprei um livro de coletânea de suas poesias em um sebo maravilhoso, durante uma viagem a Laguna, Santa Catarina. O livro foi achado e fiquei super empolgada para conhecer um pouco mais da poesia dessa mulher incrível. Dois anos depois, no tempo atual, resolvi, finalmente, fazer a leitura dessa coletânea, e comecei com “Livro de Mágoas”, em leitura coletiva com uma amiga para um clube literário que temos. O livro é curtíssimo, com uma média de 30 sonetos que versam sobre uma mesma temática: mágoa, dor, sofrimento. E jamais vi maneira mais bela de tratar desses temas. Florbela fala com o fundo de nossa alma, realiza uma transfusão de mágoas, e conseguimos sentir tudo que ela colocou em palavras em seus textos. É o livro mais lindo, mais poético e mais sofrido que já tive oportunidade de ler. Embora maravilhoso, é também de pura tristeza e nos faz sentir uma grande compaixão por Florbela, que viveu com depressão toda a sua vida e acabou por encerrá-la através do suicídio. Para mim, que sofro desse mesmo mal e tenho episódios depressivos esporádicos, foi tocante demais essa leitura. Com certeza um dos meus livros favoritos. Com certeza o favorito do gênero. Mas não o indico para qualquer um. Se desejar mesmo ler o “Livro de Mágoas”, tenha força e coragem. Não o faça em momentos em que gatilhos possam ser facilmente acionados. Leia com a alma em paz, para conseguir apreciar a dor de Florbela sem deixa-la se apoderar de você. Porque com o poder que essa mulher tem com as palavras, isso pode facilmente acontecer a um leitor desarmado.

site: https://www.instagram.com/lendoaos30/

LaraF 15/11/2011

florbela espanca mostra em seus versos a dor de seus sentimentos, romanticos e tristes! sonhadora, narra, verso a verso, sua vida com tristeza..a realidade que lhe trai o que deseja..e sentimos em cada verso a sua dor mais sincera...

Medieval 22/12/2021

Um abraço em meio a solidão ?
"Este livro é p'ra vós, abençoados
Os que o sentirem, sem sêr bom nem belo!
Bíblia de tristes... Ó Desventurados, Que a vossa imensa dôr se acalme ao vê-lo!"

Nalva 31/10/2022

Florbela espanca
O livro de magoas trás relatos e sentimentos vividos pela poetisa em um período em que ser mulher a afastava do reconhecimento de ser uma escritora notável e promissora.
É intenso, forte e verdadeiro.

Caroline Rezende 25/04/2020

Me tocou demais
Bem profundo e consegui me conectar demais as palavras de Florbela.

1 | 2 | 3 | 4