O Símbolo Perdido

O Símbolo Perdido Dan Brown

Resenhas - O Símbolo Perdido

Jim do Pango 21/09/2010

Me rendo ao sr. Dan Brown
Considero que algumas das melhores e mais produtivas atividades que alguém pode tomar parte são: (i) rever velhos conceitos; (ii) repensar antigos dogmas; (iii) questionar aparentes verdades; (iv) indignar-se frente às próprias convicções, ao usual, ao conhecido e ao aceitável; ou (v) simplesmente perguntar: “porquê”?

Claro que nem sempre essa tarefa é fácil, gratificante ou mesmo exitosa. Se fosse fácil assim encontrar todas as respostas, arrisco dizer que o próprio Sócrates teria esgotado todo o assunto que diz respeito à Filosofia.

Digressões à parte, ler O Símbolo Perdido me fez perceber que havia um Dan Brown diferente daquele autor de O Código Da Vinci que eu estimava conhecer.

Confesso que esse mega sucesso que o gindou do dia para a noite à posição de grande escritor me infundiu alguma desconfiança. Seria ele um oportunista, um escritor de segunda classe beneficiado pela força da mídia e pela polêmica inerente à sua obra?

Dan Brown foi ao mesmo tempo celebrado e severamente criticado e eu fiquei muito tempo com essa impressão. Por fim, quando li o Código Da Vinci lembro de ter gostado bastante do estilo do autor e, notadamente, dos temas abordados.

Dessa vez, iniciei a leitura de O Símbolo Perdido atraído pelo tema central e esperando encontrar muitas referências a outros assuntos interessantes. Nada mais que isso.

A surpresa foi que me vi mais uma vez preso, página a página, ao suspense da narrativa, aos capítulos curtos de Dan Brown, que sempre se interrompem no limiar de alguma revelação importante para o enredo e dão lugar a um outro cenário onde se passa outro fragmento imprescindível para a compreensão da estória sempre intrigante, que, por sua vez, é desvelada com extremo vagar. Pequenas doses de perplexidade, administradas lentamente quase não me deixaram largar o livro até que tudo ficasse esclarecido.

Em dado momento, lá pelo meio do livro, o autor se digna a dar explicações sobre as origens e principalmente acerca da motivação do vilão da estória e se sai muito mal na tarefa. Isso foi péssimo. Apenas corroborou a primeira impressão de que esse é mais um daqueles romances encomendado por um editor sedento de lucros e que por isso, e também pela inépcia do autor, agora eu era obrigado a aceitar uma explicação daquele gênero.

Por algum motivo o referido excerto não estava em harmonia com o resto do livro e, avançando novamente na leitura as peças voltam a se encaixar. A narrativa mais uma vez começa a me absorver e quando que já estava quase esquecendo aquele verdadeiro “furo” sobre a origem e a motivação do vilão (afinal, aquilo não era motivo para alguém fazer o que aquele sujeito estava fazendo), eis que me deparo com a explicação da explicação.

Ou seja, aquilo não foi falta de imaginação e sim um recurso, pois agora sim e da forma mais surpreendente possível finalmente fico sabendo quem verdadeiramente é aquele vilão tatuado e sinistro e porque exatamente ele resolveu transformar a vida do conhecido herói Robert Langdon em um inferno particular, naquela noite em Washington D.C.

Por outro lado, como é sabido, a obra trata da Maçonaria e de seus mistérios. Assim, durante toda a leitura o leitor acaba se questionando se no final haverá algo de concreto a dizer sobre os cobiçados Antigos Mistérios da Maçonaria. Para a minha grande surpresa, a revelação final sobre esse segredos é maravilhosa. A mensagem circunscrita nessa revelação é belíssima.

Por todas essas razões é que me rendi ao camarada Dan Brown. Esse senhor é seguramente um grande escritor e merece a projeção que alcançou. É um novo Umberto Eco? Não, claro que não. Penso que essa nem mesmo é a proposta dele. Eco é um intelectual e seus romances não possuem paralelos.

Dan Brown, por seu turno, possui a grande qualidade de escrever estórias que induzem ao questionamento e à pesquisa. Conforme já dito, um grande escritor.

Não há nada como reconsiderar e, assim, permitir-se novas definições.
Lu 05/07/2010minha estante
Acho que esta é uma das resenhas mais bem escritas que eu já tive o prazer de ler. Parabéns.

Terto 13/07/2010minha estante
Excelente resenha traz o verdadeiro prazer que o livro proporciona.

Victor 27/02/2011minha estante
Tudo que você disse é verdade. Dan Brown nos induz a pesquisar sobre o assunto do livro e a ficar se perguntando se os fatos ali expostos são de verdade. Mas ele é um homem muito inteligente. Escrever seus livros não é um tarefa fácil. Exige muita pesquisa e estudo. E muito tempo de dedicação. O crédito que ele tem é totalmente merecido.
Sim, a sua resenha foi muito boa. Tá de parabéns :)

Isabella 31/03/2011minha estante
Eu concordo que os textos são bem escritos, que a pesquisa feita é rica. O que questiono Dan Brown é o estilo, pois "O Código da Vinci" é fantástico em todos os aspectos. Os outros são mais do mesmo!!! Muda a cidade, a mocinha, o crime e o criminoso, porém o roteiro é muito parecido um do outro...

Cleverson 12/05/2011minha estante
Parabéns pela resenha, eu mergulhei em uma aventura quando li O Simbolo Perdido, e concerteza daqui a algum tempo eu vou voltar a reler.

Rebeca 13/05/2011minha estante
"Me rendo ao sr. Dan Brown" haha a mesma coisa que pensei depois de acabar Anjos e Demônios. Quanto a "mesmice" que algumas pessoas veem em Dan Brown, pode ser explicada se pararmos pra pensar por que as pessoas que amam Agatha Christie a amam? É a receita de sempre com novos ingredientes!

Cristiane Bruno 28/10/2013minha estante
Engraçado, vi-me diante desse dilema há muito pouco... relutei muito em assumir que estava me tornando refém de um autor best-seller. Hoje, rendida, acho que Dan Brown aprendeu uma fórmula de agradar vários níveis de intelectualidade diferentes e , por isso, tornou se um vendedor de bestseller. Seria muito ingenuidade minha, porém, dizer que, diferentemente da maioria dos outros, ele não teve essa intenção, claro, mas essa, gosto de crer, não foi a razão primordial.

Fe queroz 29/05/2015minha estante
a resenha ficou fantástica e sim é exatamente desta forma que acontece,esse foi o melhor livro que li de Dan Brown, o enredo é fantástico e lhe leva a crer que as coisas são de uma forma ,quando na verdade são de outra. O livro é de fato fantástico.

Yenifer Flach L 09/06/2021minha estante
Depois de ler O Código Da Vinci, Anjos e Demônios e Inferno. Não consegui gostar desse livro.

Bela 13/07/2021

É o terceiro livro que eu leio do Dan Brown e mais uma vez ele se prova o que ele realmente é: um Gênio.

Particulamente, suspense não é um gênero que eu curta muito, porque sou cagona rs, mas eu amo a inteligência por trás desse livro. Como o Dan Brown cria ficção apartir de coisas reais. Por ter crescido com o meu avô que era Maçom, eu sempre fui muito curiosa com o tema.

No mais, agora estou louca para conhecer a Capital dos EUA.
Paulo Araújo 13/07/2021minha estante
Amo esse livro! Dan Brown é incrível mesmo!

AbobrinhaBaggins 03/02/2024

Extremamente bom, mas previsível
Em mais uma aventura do mais famoso professor de Harvard, Robert Langdon vai em busca de seu amigo maçom, Peter Solomon, sequestrado por um homem que acredita que a Maçonaria e o governo dos EUA esconde um segredo enterrado no subsolo de Washington D.C capaz de proporcionar poderes sobrenaturais aos humanos. Por mais que seja um livro excelente, o enredo pode ser facilmente previsto pelo leitor pela fórmula usada por Dan Brown desde o seu primeiro livro: Homens musculosos como vilões, uma mulher que domina alguma área da ciência ajudando o protagonista, capítulos extremamente curtos e o sentimento de que até o final, nada é verdadeiro e sempre terá uma revelação maior. Para quem é fã do autor e é fascinado por simbologia, ordens secretas e mistérios, é um livro excelente, que te prende a cada página, e para quem não aguenta mais a fórmula já usada pelo autor em livros anteriores, é mais um a se recusar a leitura. No meu caso, gosto da escrita do autor: capítulos curtos; linguagem clara; história cheia de plot twists etc...
Pedro 03/02/2024minha estante
É o meu favorito dele. Mal'Akh é o melhor vilão do autor.

Nic 20/03/2021

É INCRÍVEL!
O Símbolo Perdido- Dan Brown (5/5)
Sou fã de Dan Brown e não nego nunca! Sou apaixonada por ?Inferno? e não foi diferente com ?O símbolo perdido? a historia é super envolvente e inteligente, o que mais admiro no autor é sua trama inteligente e me faz cogitar a possibilidade de ser verdade, o fato de unir história, arte, política, matemática e além disso, uma ordem que se pouco sabe, a Maçonaria, me deixou loucamente apaixonada pela história! Mesmo por ser um livro inteligente, cheio de contexto histórico, o autor o tornou uma leitura fluída e super tranquila!
Dessa vez Robert Langdon não precisou sair dos Estados Unidos para entrar em confusão, o romance tem como cenário Washington D.C, a capital dos EUA, o que me deixou encantada pois descobri muito sobre a cidade e as teorias apresentadas no enredo possuem fundamentação o que é genial! Toda a história da fundação da capital, seus fundadores serem ligados à Maçonaria, o Apoteose de Washington, o obelisco presente em um lugar estratégico e além disso a física e a espiritualidade da Ciência Noética me fascinam!(Não posso deixar de fora a gárgula do Darth Vader na Catedral de Washington) Serei sua eterna fã, Brown!
Cada página do livro me transmitia uma emoção diferente e aquela vontade de nunca parar de ler, é super envolvente.
Katherine é genial, uma inspiração para mim como mulher e eu gostaria muito que ela e Robert desenvolvessem algum sentimento e uma futura relação :/
O vilão, Mal?akh é surpreendente, sempre sendo cada vez pior, as últimas páginas do livro me deixando sem ar! A relevação que foi feita foi algo que eu realmente não pensei por um minuto sequer na possibilidade, os nós eram tão fechados que nada ficava de fora, tudo era muito bem pensado e novamente, parabéns Dan! Além disso, o desejo do poder de Mal?akh é assustador, ele se tornou obcecado pelo símbolo perdido e seu pelo seu possível apoteose e faz de tudo, de tudo mesmo para alcançar-lo, que homem cruel e ao mesmo tempo, que homem genial!
O que falar sobre o meu simbologista favorito? Langdon é incrível e é o personagem com o mais pontente intelecto que conheço! Eu queria o ter como um amigo, queria que ele compartilhasse sua acervo intelectual comigo, ele não cansa de me surpreender!
Para os amantes da ciência, esse livro é perfeito para vocês, não conseguia ler sem marcar frases, fazer pesquisar e pensar muito no que era apresentado.
Eu sei que o livro é uma ficção mas as vezes me lembra um artigo científico, pois o autor deixa tudo real, ele usa cenários verdadeiros, pinturas, livros, celebridades históricas e além disso a própria história e suas derivações ao seu favor! Meu autor favorito é PERFEITO!
A nota 5/5 foi mais que merecida, se eu pudesse daria 1000/5 para ele e seu incrível romance!
?A mente comanda a matéria?
?Tudo é relevado no Grau 33?
LIVRO INCRÍVEL!
Wellem Nascimento 20/03/2021minha estante
aaaaaaaa é perfeito perfeito perfeito! E o final? minha cara foi no chão! Dan incrível, é o que digo

alissonferreira.c1 20/03/2021minha estante
Sim sim sim. Eu amo demais. Eu acho todos os livros do Dan maravilhosos.

Nic 20/03/2021minha estante
SIMMMM! Nossa, eu queria apagar a história da minha cabeça só para ter essa experiência novamente!

Nic 20/03/2021minha estante
Simmm! Eu saio sem saber o que é realidade e o que é ficção, ele sabe mesclar da melhor forma possível as duas coisas

Daniel 20/03/2021minha estante
Nossa falou tudo, é meu favorito tbm, o legal do Dan é essa pegada de realidade, assim como depois q li código da Vinci me interessei de ler a biografia de Leonardo da Vinci e o símbolo perdido to com interesse de ler sobre noetica e outros assuntos

Daniel 20/03/2021minha estante
Mas curto muito o suspense/ mistério

Holecramh 05/09/2023

Um Pouco Diferente
Esse terceiro volume das aventuras do professor Langdon soaram um tanto diferentes dos seus dois antecessores, não estou dizendo que ele é ruim, longe disso. A descrição das obras e dos ambientes continuam sendo extremamente minuciosas e cativantes, porém nessa história, acabei sentindo um inserção muito maior das ciências, que aliás já eram presentes nas histórias passadas porém aqui a presença dela ao meu ver foi bem mais incisiva, tornando em alguns momentos o tema como uma muleta da muleta, pois a ciência noetica não se fez essencial para o desenrolar da trama e dando a sensação como se a temática maçônica não fosse o suficiente. A mais esse livro não teve adaptação cinematográfica infelizmente pois seria algo de encher os olhos com seus cenários da capital dos EUA. Mesmo com essas ressalvas a história consegue prender a atenção e gerar momentos de tensão e dúvidas sobre os personagens com ótimas reviravoltas.

Marlos 19/06/2021

É um romance bem imersivo onde a trama se desenrola em volta da Maçonaria e seus segredos.

Assim como nos outros livros, segue a mesma receita de narrativa, tanto que o antagonista deste livro tem muita semelhança com o de "O Código da Vinci".

Um ponto interessante é que o autor consegue ser descritivo ao ambientar o leitor, mas sem deixar que a narrativa "esfrie".

Após ler "Inferno" fiquei com vontade de conhecer Istambul, após ler este romance, fiquei com vontade de conhecer Washington.

Monyque 25/07/2023

Em O Símbolo Perdido, o célebre professor de Harvard Robert Langdon é convidados às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - um eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo. Mal'akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Whashington, a maioria deles mentores maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes dobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo.

Marcos.Detanico 22/10/2020

Dan Brown com sua escrita fluida e didática, nos apresenta as informações é tão detalhada e imersiva, que nos faz acreditar ser um relato verídico e por mais que muitas a narrativa é construída com uma base em fatos no final não sabe mais o que é real e a passa acreditar nas teorias das conspirações e que o monumento da esquina esconde um segredo milenar.

Em o Símbolo Perdido (meu segundo livro favorito dele) somos apresentados dois temas muitos interessantes, os mistérios da maçonaria e apoteose, bem a história como um todo é muito boa, tem excelentes diálogos e pensamentos filosóficos um mistério o professor Robert Landon sendo enaltecido pelo seu brilhantismo acadêmico, enfim gostei da experiência que o livro me proporcionou.

A saga é construída com a mesma fórmula, o Robert Landon Junto com uma outra mulher igualmente brilhante enfrenta um vilão que as vezes parece caricato e que está motivado a revelar, encontrar ou se beneficiar com os segredos e mistérios de uma polêmica e antiga sociedade secreta com muitas reviravoltas previsíveis, entretanto a narrativa é bem escrita e completamente imersiva o que resulta em uma leitura gratificante que vale muito a pena, pois além de extremamente satisfatória provoca diversos questionamentos filosóficos.

Eduarda 09/04/2023

Sinto que nesse livro o autor teve a intenção de focar mais no conteúdo passado para o leitor do que a trama em si, a história é muito boa e tem muita emoção, porém senti que as informações e crenças acerca de ciência noética, religião e a maçonaria predominaram. Esses assuntos dão um toque de conhecimento muito importante nos livros dele já que você não apenas lê uma trama, mas aprende demasiadamente sobre história, arte e religião e, principalmente, a relação entre eles. EU AMO ESSE CARA.

Danilo.Sousa 31/05/2020

Mais uma obra de Dan Brown que vem carregada de enigmas, suspense e segredos. Esse livro, gira em torno da Maçonaria e de alguns enigmas que envolve pessoa de grandes nomes, que fazem parte e são marçon. Uma obra que que tem um grande suspense do início ao fim.

Amanda.Ferreira 23/06/2021

Perfeito!
Mais um livro de Dan Brown que eu tenho vontade de começar a ler e não terminar até que chegue na última página! Muito bom! Só me deu mais vontade de ler os outros livros do autor!
Victoria Madeira Mattos 23/06/2021minha estante
Amoo, esse é o meu favorito dele

Ramiro Catelan 23/10/2010

Um suplício inimaginável
Tinha prometido a mim mesmo que não iria ler esse livro. Por quê? Porque eu já sabia qual seria o resultado. Mas, teimoso como sou, desperdicei meu dinheiro e adquiri um exemplar. Errei, contudo. Imaginava que o livro ia ser ruim. Só que ele não é ruim - é PÉSSIMO.

Depois de Fortaleza Digital, o primeiro livro do autor, o que se deu foi uma sequência de roteiros idênticos e pré-programados: leu um, leu todos, como dizem por aí. E isso é uma das piores coisas que um escritor pode fazer. A repetição. A extrapolação da paciência do leitor. Uma sensação horrenda de deja vu, que eu, agora definitivamente, não pretendo experimentar de novo.

Acontece que, com O Símbolo Perdido, Dan Brown quebrou as barreiras do ridículo. Além da sensação de que já se leu a mesma coisa outras quatro vezes, ele consegue irritar o leitor BEM MAIS do que nos livros anteriores. É uma ladainha sem tamanho, com direito a monólogos patéticos e pseudo-filosóficos, distorções científicas e um puxa-saquismo explícito da Maçonaria. Vamos combinar: quem aqui confia nos "fatos" que Dan Brown expõe em seus livros? Querem saber o que são esses "fatos"? Oportunismo barato, mentiras sensacionalistas, invenções sem pé nem cabeça!

As últimas 50 páginas do livro são o ápice... o ápice da irritação, do asco. Foi uma tortura chegar até o fim! Além de os personagens serem inverossímeis e caricaturais, desta vez a trama consegue triplicar o nível de babaquice "religiosa-filosófica-científica", ao ponto de fazer querer largar o livro na metade. E só não o fiz porque paguei caro no livro e não iria jogar meu dinheiro fora. E porque queria ver se, afinal, eu estava errado ao supor que não gostaria. Não estava!

Isto pode parecer mais um desabafo do que uma resenha, mas que seja! Cansei dessa literatura de baixa qualidade que recebe grande destaque na mídia, enquanto tantos bons autores - incluindo brasileiros - continuam no anonimato. Se fosse para recomendar algum livro dele, ISOLADAMENTE, eu diria para ir direto ao Ponto de Impacto. Mas sem ler absolutamente nenhum outro, porque não vale a pena: Dan Brown é um autor "cíclico" (no sentido da repetição) e, pelo visto, não vai deixar de ser.

Tatiana T 21/01/2010minha estante
Ramiro, eu ainda não li este livro, vou ler nos próximos dias, mas gostaria de "comentar o seu comentário"... o cara é um escritor, ele não disse em nenhum momento que o que ele escreve é a mais pura verdade.... são estórias. Ele inventa tudo isso. TODO ESCRITOR INVENTA, mesmo que usando alguns fatos reais. "ALGUNS" fatos reais...

É a mesma coisa com o Paulo Coelho. Ele escreve o que ele acha, não as verdades do mundo... e é sacrificado por meio mundo por causa do que escreve.

Infeliz de que acha que é tudo verdade.... são estórias para momentos de lazer.

É isso, só queria comentar.

Obrigada.

Pandora 28/08/2010minha estante
Você me fez desanimar (ainda mais) para começar a ler esse livro rsrs Está aqui comigo faz tempo e acho que vou devolver ao dono sem nem tentar ler =P

redomingos 08/09/2010minha estante
Ramiro infelizmente eu não li sua resenha antes de começar a leitura,se não eu nem teria começado. Eu concordo com tudo que vc desse. Eu nunca tinha lido Dan Brown e com certeza não vou voltar a ler. O Livro irrita. Eu sinto que leio a mesma coisa uma dez vezes. Mas agora que comecei vou até o fim. Ainda bem que eu paguei só R$12,00 pelo livro.

Sandra de Oliveira 23/10/2010minha estante
concordo com você Ramiro, acabei de ler e tenho a impressão de "mais do mesmo". Infelizmente. É o mais fraco, pelo menos da "trilogia" Langdon.

Rodrigo 22/11/2010minha estante
Olá Ramiro,

Tive a mesma impressão ao ler esse livro. Dan Brown exagerou em muitos aspectos nessa estória, e isso transformou uma trama que poderia ser muito mais rica numa grande chatice de quase 500 páginas. Eu sinceramente esperava algo melhor, mas nem o final me foi surpreendente. E tem gente que ainda espera ansiosamente pelo filme... bem, gosto é gosto. Pessoalmente acho que se contentar com filmes advindos de enlatados de propaganda americana é meio triste. Triste, é a única definição que encontro para esse último livro de Dan Brown...

rlprofile 21/12/2010minha estante
Concordo com a resenha, livro chato e desnecessário. Irritante e de teor decadente.

Lara.Scarlatte 09/09/2023

O livro é uma emocionante aventura que combina arte, história e simbolismo de maneira fascinante. O livro oferece uma trama cheia de reviravoltas, mantendo o leitor ansioso por respostas até a última página. É uma leitura envolvente para quem gosta de mistérios e conspirações.
Will 19/09/2023minha estante
Lembro que da série, era o meu preferido - e o menos badalado. A alguns anos reli O Código da Vinci e fui traído pela memória, pois achei menos espetacular do que achava outrora.

Lara.Scarlatte 19/09/2023minha estante
Esse livro é sensacional! Devorei em um dia, aquela leitura intrigante que envolve do início ao fim

anacarolineqa 02/01/2021

No começo não estava entendendo algumas coisas porém a partir do capítulo 10 , eu comecei a compreender a situação e começou os mistérios e meu deus , a cada capítulo , uma descoberta e eu ficava criando várias teorias

E um " Plot Twist " que me fez encarar o capítulo por cinco minutos de tão abismada que fiquei kkk

Bia St James 23/10/2020

Cuidado: essa resenha possui uma super fã de Dan Brown
?Abram a mente, meus amigos. Todos nos tememos aquilo que foge à nossa compreensão?

O livro retrata mais uma aventura louca do professor de iconografia religiosa e simbologia: Robert Langdon

O que mais me encanta no Robert é a sua inteligência para assuntos totalmente distantes do saberes tradicionais e mesmo assim há muita coisa no mundo que foge de sua compreensão. Nem todo sábio sabe de tudo.

Robert Langdon viveu em 10 horas mais do que eu vivi em 10 anos, suas aventuras são recheadas de mistérios e símbolos a serem desvendados. É muita gostosa a riqueza de detalhes e aprendizados que o leitor adquire no livro, coisa mais específicas e temas do nosso cotidiano. São informações tão chocantes e reveladores que eu, pessoalmente, pausei a leitura só para processar o que tinha acabado de ler.

O foco dessa trama está na Maçonaria e nos Antigos Mistérios. Confesso que não é meu assunto favorito, mas Dan Brown deu um jeito de me envolver no enredo e atiçar minha curiosidade.

Os personagens correm contra o tempo e diversas vezes você se pega nervoso pensando que tudo dará errado. O começo da leitura não foi tão interessante para mim, mas depois de uma páginas praticamente engoli o livro de tão envolvida que estava na história.

O que não me agradou no livro foram páginas de explicações sobre tópicos que não entendo e não conseguia compreender. Lia mais de uma vez afim de captar o que o eu lírico queria me dizer, mas me frustrava demais. Coisas específicas da maçonaria e da própria igreja.

Eu teria gostado mais desse livro se não tivesse lido ainda ?Código da Vinci? e ?Anjos e demônios?, porém adorei de qualquer forma e já vou começar a ler mais outra aventura do icônico Robert Langdon.

Me siga para a próxima resenha!
Andrea 23/10/2020minha estante
Tão bom quando um livro nos cativa assim!!

Meus preferidos do autor são Ponto de Impacto e Fortaleza Digital. Dessa série, Anjos e Demônios foi o que mais curti.