O Símbolo Perdido

O Símbolo Perdido Dan Brown

Resenhas - O Símbolo Perdido

Nelson.Junior 24/01/2023

Langdon 3/5
Livro com assunto mais chamativo, até agora, os segredos da maçonaria. Ação de início ao fim sem tempo para respirar. Típica leitura que vc quer consumir o mais rápido possível pois a resposta pra uma pergunta deixada está sempre cinco capítulos a frente. Reviravoltas o tempo todo e assuntos fascinantes.
Léo 24/01/2023minha estante
Dan Brown sendo Dan Brown, melhor livro da saga de langdon

Vi 13/06/2021

O símbolo perdido
Que livro F0D@ meu deus, terminei em 6 dias e só tenho uma coisa a dizer: é sensacional

Dereck 18/10/2020

Certa vez, enquanto participava passivamente de uma boa conversa com velhos amigos, tocou-se no assunto da saga do Professor Robert Langdon. Após uma batalha acirrada de opiniões, chegou-se ao veredito de que O Símbolo Perdido era, talvez, o mais 'fraquinho' de todos. Coisas como, cansativo, muito longo e extremamente chato, foram ditas, acredite se quiser, falaram até que o livro não deveria existir.

Na época eu ainda não tinha lido, então não tinha voz para defender os escritos do Dan. Acompanhei sem mencionar uma palavra. Um ouvinte sem voz. E aquilo grudou na minha mente da mesma forma que piche quente gruda no asfalto. Tempo depois, tive a oportunidade de comprar o livro. Contudo, o livro esperou dias, meses, anos na minha estante. E da mesma forma que o Um Anel teve a oportunidade de trocar de portador, uma seca literária me fez recorrer a livros na minha estante que eu ainda não havia lido. O Símbolo Perdido foi onde grudei meus olhos.

Hoje, após terminada a leitura, gostaria de poder voltar ao passado, para aquele dia quente e abafado com meus velhos amigos. Eu seria a voz do Dan, a astúcia de Langdon e o punho de todos os leitores que gostaram do livro. Arrebentaria a cara de quem, sem pensar, prejudicou de forma indireta uma leitura incrível e uma aventura digna de memória.
Quando chegasse a minha vez para falar, entre tragos de refrigerante e risadas descontraídas, diria algo mais ou menos assim:

Não é porque o livro tem um ritmo bem mais cadenciado que os outros que ele é ruim. Talvez seja a escrita diferenciada e o peso emocional que o fazem tão bom quanto os outros. Por mais que Dan use sempre as mesmas fórmulas para seus livros, aqui e ali existem elementos chaves que são peças elementais na criação de uma narrativa única, como bem já sabemos.

Em O Símbolo Perdido, existe um quê a mais em tudo isso. Ele é, até o momento, o mais violento de todos. E talvez o que mais agregue valor emocional a personagens importantes.
Sem falar que ele trabalha todo o contexto da maçonaria de forma gradual-alternada, ou seja, ele explica e se importa em re-explicar tudo novamente, porque existe uma vontade no autor de deixar você, em máximo, com todas as características sociais e culturais da maçonaria.

Sem falar em toda abordagem metafísica que é trabalhada de forma excepcional, juntamente ao contexto científico avançadíssimo que pode ser confuso para alguns leitores. Sim, eu poderia até dizer que este livro é abismal em profundidade de conteúdos. E em nenhum momento eu me senti sufocado com isso.

Por fim, diria aos meus amigos que é impossível classificar o melhor ou a pior das aventuras do Langdon, personagem este que tenho tanto carinho. Todos os livros possuem a capacidade de relacionar fatos com religião e ciência e o melhor de tudo, eles agregam conhecimento e estimulam o pensamento, e isso, é no mínimo, revolucionário.

Ulisses 16/09/2022

Adorei essa leitura, achei super fluida e me prendeu do início ao fim nesta grande aventura cheia de mistérios. Primeiro livro que leio deste autor, porém já estou querendo ler mais algum título escrito por ele.
FalaLud 17/09/2022minha estante
O que eu mais gostei dele foi Anjos e Demônios! Mas lembro de ter gostado muito do Código também. O problema é que como ele segue um tipo de fórmula nos livros, fui me cansando de ler os outros. Mas realmente, leitura fluida que prende a atenção

Ulisses 17/09/2022minha estante
Vou colocar Anjos e Demônios na minha lista de próximas leituras então hehe

Jvmaximo 14/08/2022

Dan perfeito
Mais uma obra super rica do Dan brown. Agora no cenário da capital americana, Washington, Robert Langdon tera que descobrir em uma noite os segredos centenários da franco-maçonaria para salvar a vida de seu amigo Peter e também o mundo ( novamente) kkkk. Nesse processo, o professor irá ser perseguido diversas vezes, irá conhecer lugares escondidos em monumentos famosos, descobrirá fatos sobre os fundadores de seu país, além de ter sua crença e fé no ?impossível e mágico? constantemente testada.
Esse livro aborda uma discussão muito rica sobre tolerância, religião e cultura, a origem da relação desses três elementos e sobre o alguns aspectos das comunidade maçom.
É uma obra divertida e interessante, mas novamente o modelo dos livros do Dan não mudam muito, então se você leu um livro dele antes fica bem óbvio quando vai rolar um plot ou (as vezes) até que plot é esse.
Mas no fim é mais uma leitura que super vale a pena
Ps: achei o final não tão impactante quanto de outros livros do escritor, mas a conversa que rola no fim é muuuuuuuito interessante

akio 22/03/2020

Você já sabe o que esperar dele
Por mais que seja fácil ler Dan Brown, é difícil dar minha opinião sobre um livro dele, porque, das duas, uma: ou você é um fã do autor - e nesse caso não vou acrescentar nada porque você já sabe que os livros dele têm sempre o mesmo jeitão e você gosta disso - ou você já decidiu que esse tipo de leitura de "ação desenfreada com pano de fundo científico/religioso/filosófico" não é para você - e nesse caso também não estarei ajudando em nada!

Então tentarei compartilhar minha experiência com um grupo minoritário: aqueles que nem o amam, nem o odeiam, mas ficam curiosos para saber se o fascínio despertado por seus livros é justificado ou não. Se for esse o seu caso, agradeço sua atenção.

A fórmula é sempre a mesma, e o professor Tom Hanks (ops, Robert Langdon) sempre é genial, ético, atraente, guardião da moral e com uma simpatia desajeitada e humilde que torna impossível não se identificar com ele. As cenas de ação são hollywoodianas, sempre interrompidas o máximo possível para iniciar um novo capítulo em outro lugar onde outra ação se desenrola (que, não se iluda, vai ser cortada na sua cara assim que a coisa esquentar), e por aí vai. E sempre com pílulas de conhecimento à la Wikipedia que brotam do nada, interrompendo as já interrompidas cenas de ação com momentos do tipo "você sabia que a maçonaria...".

Sim, isso é irritante, mas é justamente o segredo do sucesso desse autor, que é lido com o único objetivo de entreter, na mais pura forma de escapismo sem culpa, e condenar isso seria como dizer que os adultos não devem se divertir assistindo aos filmes de The Rock, ou que as crianças estão perdendo seu tempo ao verem Frozen.

Sim, eu me diverti bastante com esse livro. E não, eu seguramente não o considero um grande autor. Talvez eu ainda leia outros livros dele. Contanto que eu esteja seguro de que quero apenas desligar a mente e seguir me divertindo (quem sabe após uma leitura muito extenuante ou em época de quarentena por conta de alguma ameaça mundial...).

Taipsoares 31/10/2020

Simplesmente Incrível
Considero O Símbolo Perdido o melhor livro do autor até agora. Tinha ficado fascinada com a escrita e a profundidade de detalhes em Anjos e Demônios e em O Código da Vinci, mas aqui é mais ainda, além do tom mais frenético da narrativa, se comparar aos outros dois, o que eu mais gostei foi que as motivações do antagonista nos foi apresentada desde o inicio. A história dele, conforme vai sendo contada, faz como que ele não seja apenas o cara que quer descobrir um grande segredo que lhe trará grande poder, traz profundidade. Nosso "vilão" era um cara que além de tudo, é extremamente amargurado e com sede de vingança, é o perfeito exemplo das consequências de usar dinheiro e conhecimento de forma errada.
É um livro que faz refletir sobre os temas abordados e muito rico em detalhes das obras as quais retrata. Eu não estava entendendo muito o ceticismo do Langdon, mas no final do livro eu entendi, porque é exatamente como a maioria das pessoas, até as mais esclarecidas como o Professor Langdon, ficariam diante de tudo que nos é exposto nesse livro.
Como se não bastasse, a melhor coisa desse livro é a Katherine Solomon. CÉUS QUE MULHER PERFEITA. Além de ser extremamente inteligente a força que ela tem nesse livro me deixaram apaixonada por essa personagem. Os diálogos entre ela e o irmão também são ricos porque eles debatem uma série de questões sobre conhecimentos antigos ignorados na contemporaneidade, misticismos e tudo mais. Isso sem mencionar o dialogo entre ela e o Professor Langdon nos últimos 2 capítulos que expandem a mente de quem está lendo, portanto tenha a mente bem aberta.
Simplesmente incrível e fascinante.

Lív 28/10/2021

O SÍMBOLO PERDIDO - O CÓDIGO DE VINCI - DAN BROWN
Adorei , se fosse pra ler de novo , leria ??
"O símbolo perdido é denso , exótico, cheio de códigos e pistas , imagens impressionantes e a dinâmica incessante que torna impossível deixá-lo de lado.
Esplêndido. Outra história arrebatadora de Robert Langdon "-- The New York Times

A narrativa é muito boa, sério leia e não irá se arrepender ??

Monalisa.Costa 01/09/2021

Preparando minha viagem pra Washington!
Mais um livro de Dan Brown! É bem verdade que este aqui não supera "O Código da Vinci" ou "Anjos e Demônios", mas msm assim, ainda é muito intrigante!

Durante a leitura me peguei pensando: Não acredito q esse livro vai ser como uma imitação dos outros, colocando o mesmo tipo de vilão... poderoso e sempre perto de Langdon. Mas fiquei mt surpresa com o plot!! Adorei!!

Além disso, por traz de td ficção, tem a descrição dos lugares, as curiosidades e, pra mim, que sou loooouuucaaa por viagens, é uma delícia e um convite a conhecer todos os locais!!

Com certeza, vale a pena ler!!

E. Dantas 30/12/2009

Whatafoque, this is Dan Brown, man!
Não há o que dizer...ou lê-se ou odeia-se.

A mesma fórmula, o mesmo corre-corre, a mesma escrita viciante, a mesma mesmice. Graças a Deus!

Beijos e inté!

PS: Na minha cabeça, Langdon continua sendo Pierce Brosnan.
Lu 18/07/2010minha estante
Pelo menos, o Pierce Brosnan não ia precisar de aplique.

Fabi 15/12/2020

Expectativas atendidas
Dan não decepciona nunca. Demorei um pouco a me conectar com a história mas MDS quando aconteceu não larguei mas o livro. Nessa nova aventura Langdon nós leva a maçonaria, seus rituais, suas lendas, sua hierarquia e a uma viagem sensacional por Washington. A descrição dos cenários são ricos de detalhes e amo isso na escrita do Dan, me sinto lá, junto com Robert. E cara o plot twist desse livro me deixou no chão, nunca iria adivinhar. Não tava dando muito por esse livro mas fui totalmente surpreendida.

clarice 21/08/2022

o símbolo perdido é um suspense bem construído e que consegue prender o leitor desde as primeiras páginas. o plot twist final me surpreendeu muito, mas o que eu realmente gostei foi da reflexão feita na última parte, que foi introduzida naturalmente no contexto do livro e me marcou bastante. no geral, adorei!!
kazma ð¤ 21/08/2022minha estante
eu achei esse um livro bem previsível do Dan Brown mas é magnífico, mesmo eu tendo tido a hipótese do final desde o começo o choque foi gigante