O Símbolo Perdido

O Símbolo Perdido Dan Brown

Resenhas - O Símbolo Perdido

Wolsey 15/04/2021

Diversão garantida.
Mesma receita de sempre. Muitos símbolos, muita aventura e enigmas bem amarrados a fatos e locais que realmente existem. O mesmo protagonista esperto que sabe de tudo e sobrevive sempre. Mesmo que tenha morrido (nem é spoiler).
Não é brilhante mas é muito divertido. Perfeito pra quando a gente enche o saco de leituras mais densas e só quer se divertir, lendo, mas não tem o mesmo impacto dos primeiros livros do autor.

JMariaChamomile 16/04/2023

O Símbolo Perdido
O Símbolo Perdido foi minha terceira leitura das obras de Dan Brown, que certamente é um ilustre autor e frequente em minhas referências literárias quando trata-se de teorias conspiratórias e história. O livro também foi minha terceira aventura acompanhando Robert Langdon, o professor simbologista de Haward, que anteriormente consta como protagonista de "Código da Vinci" e "Anjos e Demônios'.

Nesta nova obra o professor possui um novo mistério a descobrir, e desta vez em seu próprio país, os EUA. A trama se desenrola a partir do chamado de Peter Solomon, para que Robert vá ao Capitólio dos Estados Unidos, realizar uma palestra que se trata de simbologia. Todavia, Robert se surpreende ao encontrar o local praticamente vazio com uma palestra inexistente acompanhada de uma mão humana decepada posta bem ao meio do recinto. Ao decorrer do enredo o livro é marcado pela forte presença de teorias maçônicas, vinculadas ao mistério da pirâmide pertencente a mesma fraternidade.
Brown tentou trazer em seu enredo uma nova visão sobre a história dos Estados Unidos, repleta de segredos e conspirações.

Me deleitei na leitura, pois ela foi esplendorosa, em contraponto não foi a melhor leitura do já citado autor, já que tenho um apreço maior pela história de "O Código da Vinci". Mas volto a afirmar, o livro é muito bom e, como sou uma amante de livros de conspiração, não há como eu não gostar deste livro.

A escrita do mesmo segue o que já é marca de Dan Brown, um início mais lento, obtendo uma ideia de espaço e situação, seguido de uma explosão de informações que te prende até a última palavra do capítulo final.

Levando em conta os personagens, não tenho nada a acrescentar, pois, como sempre, Dan arrasa na construção dos mesmo.

Por fim, trago em questão minha única ressalva em relação ao livro, que não os finais em aberto, clássicos do autor, o desfecho incerto de alguns personagens, o que fez com que eu senti uma falta de conclusão de trama. Fora este fato concluo que o livro é extremamente informativo, com escrita boa e recomendo-o para quem gosta de uma leitura que foge ao padrão ou a quem tem afeição a livros de contos conspiratório.

Syrah 23/05/2020

"O tempo é um rio... E os livros são barcos..."
Devo dizer que entre as obras de Dan Brown esse foi o que mais demorei pra achar um ritmo, não por ser uma leitura chata e sim porque em todo o livro eu tinha pequenos momentos de reflexão.

Fernanda.Mancini 04/01/2021

Como diria meu avô "é ruim, mas é bom". Poderia ter acabado na página 300, mas o autor conseguiu enrolar muito no final (ficou a desejar). Eu gosto de Dan Brown, é meu guilty pleasure ler sobre conspirações e foi bastante interessante entrar no mundo da maçonaria.

Leticia.Vitoria 19/03/2021

Quebra cabeça
O jeito mais fácil de descrever esse livro é comparando a um quebra cabeça, cada capítulo uma surpresa e grandes aprendizados. Teve partes que fiquei confusa mas isso que deixa o livro mais interessante. Cada personagem tinha seu objetivo é foi construído perfeitamente para se encaixar na história como uma quebra cabeça.

Luke 10/12/2021

Um novo mistério requer o auxílio do renomado professor Robert Langdon. E dessa vez no berço de seu próprio país. Ao ser solicitado para dar uma palestra e imediatamente presenciar uma bizarra cena de crime no capitólio dos EUA, Robert rapidamente se vê no meio de uma intrincada rede conspirações que mesclam o passado da formação dos Estados Unidos, a antigos segredos presentes na organização Maçônica. E, para completar, seu grande amigo Peter Solomon está sendo feito refém, e para Robert só resta duas alternativas, ou ele colabora com a C.I.A e corre o risco de perder Peter ou segue às chantagens do sequestrador e o ajuda a desvendar um antigo segredo.
Apesar de ser mais uma aventura do professor Langdon, com fórmulas e mecânicas semelhantes às outras aventuras, Dan Brown continua sendo surpreendente ao inserir perseguição, mistério e informação nas mãos de um personagem tão completo e humano quanto Langdon. A narrativa de Dan Brown é empolgante, lançando informações como miolos de pão no caminho de João e Maria, que ao final leva ao surpreendente êxtase de mais um mistério resolvido.
Brilhante.

Acácio 19/08/2022

De tirar o fôlego
Dan Brown sendo Dan Brown. Simples assim. O livro é de tirar o fôlego. Capítulos curtos que terminam no momento que você quer saber um pouco mais e te levam a ler o próximo e o próximo, quando percebe leu 640 páginas.
A história é muito bem construída sempre mesclando investigação, ciência, misticismo e arte num nível onde se perde a noção entre a realidade e a fantasia.
A leitura é deliciosa, leve e viciante.

Cacaudia 22/04/2023

Robert Langdon entregando tudo
A resenha vai ser simples, porque diante da complexidade dos temas abordados nesse livro, eu não tenho palavras pra ilustrar a sensação de ler essa obra
Como todas as obras do Dan Brown, o enredo mantém um suspense bem elaborado, sem pontas soltas e com reviravoltas surpreendentes.
Além disso, toda a vasta pesquisa sobre arte, religião, ciência que o autor consegue imprimir ao longo da narrativa, e incrível.
Mais uma aventura do símbologista mais famoso do universo literário que com certeza vale muito a pena a leitura.

@maarianaraamos 30/05/2022

Releitura
Foi uma ótima releitura, não lembrava de muitas das partes! Lendo mais madura o livro eu consigo ver a importância de algumas partes para a minha vida de hoje!

Tem uma série no globo play sobre o livro tbm

Em breve vídeo no canal comparando o livro e a série

Nome do canal: Mari Ramos

Marlon Teske 26/08/2010

O Encanto Perdido
Dan Brown é uma máquina de fazer dinheiro para as editoras desde que O Código da Vinci foi criticado pela Igreja Católica se tornando assim uma febre em todo o mundo. De lá pra cá, todos os seus livros emplacaram como os mais vendidos, seguindo a fórmula de Códigos Secretos, mistérios e organizações governamentais, heróis inteligentes e mocinhas sedutoras. O Símbolo Perdido é outro destes livros.

No novo romance do personagem Robert Langdon, Brown mostra novamente que em time que está ganhando não se mexe. Porém, ao meu ver, quem está perdendo com isto somos nós. O estilo dele que sem dúvida é um grande escritor - se tornou cansativo logo no seu quarto livro lançado, algo breve demais se considerarmos outros autores regulares que repetem suas fórmulas mágicas por dezenas de anos.

Apesar disto, devorei as quase quinhentas páginas em pouquíssimo tempo motivado pela colcha de mistérios que o impulsiona: a presença marcante da Francomaçonaria em praticamente todas as grandes áreas de influência deste mundo, envolvendo figuras históricas famosas dos EUA e monumentos que a maioria dos norte-americanos conhece desde o pré-colegial.

A história por detrás do vilão marombeiro esquisitão da vez também é interessante, especialmente próximo ao fim do livro. Porém, nas derradeiras últimas páginas, quando o "símbolo perdido" é revelado, Mal'ak (eu lia Ma'luco) fica com um jeito tão imbecil que temos vontade até de sentir pena do pobre infeliz (mas não consegui, admito).

Vale a pena ler, claro. Porém, se tiverem lido algum livro do autor recentemente, recomendo esperar mais um pouco, ler alguma outra coisa para limpar a mente da fórmula Brown e só depois voltar para a vida pacata não-tão-tranquila-assim de um professor de Harward envolvido em altas confusões conspiratórias em Washington.

Lido em Agosto/2010
May Immortal 13/04/2013minha estante
Hahaha... esse "altas confusões" soou como narrador do Sessão da Tarde (propositalmente, acredito rs)

May Immortal 13/04/2013minha estante

Jeyyy 10/07/2015minha estante
Eu lia ''malaca''

Mateus 28/06/2010

Dan Brown já é meu escritor preferido há muito tempo. Li todos os seus livros, e cada um era uma surpresa. Claro que ele segue uma linha comum em todos os livros (códigos, segredos, perseguições, inúmeras mortes, casal apaixonado, um beijo, final feliz), fazendo com que todos tivessem o mesmo estilo, mas as informações que ele dava, o grande número de conhecimento que passava, era incrível. Ao acabar de ler seus livros, ficava um bom tempo fissurado pelo assunto que eles tratavam, e era difícil me interessar por outra coisa. Quando foi lançado O Símbolo Perdido, não perdi tempo e quis logo ler, pois um livro desse grande escritor não podia ser perdido. Mas ele não foi tão bom quanto eu pensava.

Em O Símbolo Perdido, Dan Brown foge um pouco de sua linha narrativa. Os personagens principais são um casal, mas eles não estão apaixonados. Não há tantas mortes como nos outros livros. Nada de Robert Langdon ser perseguido por umas cinco pessoas diferentes. E talvez, por fugir dessa linha, é que o livro não ficou tão bom.

Como disse antes, quando acabava de ler os livros de Dan Brown, ficava semanas e mais semanas pesquisando sobre o assunto. Mas com O Símbolo Perdido isso não aconteceu. Os maçons me interessaram, mas não tanto a chegar a esse ponto. Quando estava acabando de ler o livro, vi o monte de páginas que havia lido e pensei: "Nossa, li tantas páginas mas parece que não li quase nada!". Robert Langdon não vai a tantas lugares como nos outros livros, e nem mostra sua grande inteligência. Uma coisa que me irritou e muito foi seu ceticismo. Um homem que andou pela França em busca do Santo Graal, o possível corpo de Maria Madalena, e uma bomba dentro do Vaticano, porque não poderia acreditar em um Grande Segredo maçom? Esse foi o grande erro de Dan Brown.

Grandes pontos negativos povoam o livro, mas não pensem que ele é ruim. É realmente um livro excelente, cheio de informações e curiosidades de Washington e a maçonaria. Tem o mesmo estilo de todos os livros de Dan Brown, Robert Langdon tentanto desvendar um mistério para salvar um antigo amigo, sendo perseguido por um lunático assassino. Essa fórmula, por mais que já esteja se tornando repetitiva, não me cansou. Mas se o compararmos aos outros livros do autor, ele não é o melhor. Sem sombra de dúvida, Anjos e Demônios, Ponto de Impacto e O Código da Vince são bem melhores do que ele.
Douglas 16/04/2010minha estante
Muito boa a resenha,bem colocada, bem interessante.Logo devo ler esse livro...

Claudinei 16/04/2010minha estante
Bem colocado seu ponto de vista, o livro em comparação aos anteriores realmente não tem o mesmo ritimo, não que este seja de todo parado, mas a história se passa totalmente em Washigton, e me surpreendi pelo fato de apenas uma cidade conter tantos segredos e mistérios quanto os outros livros em que se viaja o mundo.

Italo 24/07/2010minha estante
Bom,eu li Anjos e demonios,codigo da vinci e Fortaleza digital...
quando cheguei no ultimo percebi que todos sâo historias clichês.

Jotinha 27/05/2022

Simplesmente Incrível!
Demorei mas acabei. É um livro realmente bom, claro que as vezes é um pouco difícil de entender sobre o que o livro fala, por isso é destinado a quem já se interessa por esses assuntos. Eu gostei muito do livro, é bem interessante, e ele foi o responsável por me tirar da ressaca. O autor escreve muito bem e muitas vezes você realmente acredita que o livro conta uma história real pelas semelhanças e conexões com o mundo real. Recomendo demais!

Ricardo.Prado 18/02/2020

Sempre enpolgante
Dessa vez envolvido com uma seita, a maçonaria, é legal é adrenalina e empolgante, diversão garantida!