Homem cobra Mulher polvo

Homem cobra Mulher polvo Içami Tiba

Resenhas - Homem cobra Mulher polvo

Evy 19/09/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Autores Regionais / Mês: Setembro (Livro 2)
Conheci Içami Tiba numa palestra que fizeram em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na empresa em que eu trabalhava. Adorei o jeito humorado e espontâneo dele e a forma natural com que tratou as pequenas/grandes diferenças entre homens e mulheres.

A palestra foi ótima e no final ganhamos um exemplar desse livro de presente. Demorei para lê-lo, pois confesso, não sou muito fã desse tipo de literatura ao estilo "auto-ajuda". Realmente não me chamam atenção, mas como o desafio desse mês era de autores regionais e Içami Tiba é de são Paulo, meu estado, decidi colocá-lo na lista.

A leitura é agradável e bastante divertida e traz aspectos da vida a dois que com certeza nos fazem refletir sobre os conflitos que vivemos em casa e que poderiam ser contornados se soubéssemos entender melhor as particularidades de cada gênero. Gostei da maioria dos causos e ri com muitas das passagens que com certeza já vivenciei no meu relacionamento.

No entanto, acredito que houve uma certa generalização na especificação dos gêneros homem e mulher, muito embora, ele pode ter seguido o padrão mais comum, ou seja, a grande maioria, como foi o caso dos dos programas de TV. Segundo Içami, os homens gostam de F1, enquanto as mulheres gostam de novela. Com certeza uma grande maioria é realmente assim, mas eu por exemplo curto F1 e adoro assistir jogos de Tênis, enquanto detesto novela. Mas como disse, ele deve ter baseado-se no censo comum.

Afora esse pequeno detalhe, gostei do livro e da leitura e acho interessante conhecer!
Léia Viana 20/09/2011minha estante
Do Içami Tiba li apenas um único livro por causa de uma palestra que eu tive a oportunidade de participar.
Confesso que prefiro muito mais ele como palestrante do que como escritor, pois, além de generalizar sempre, Içami vende um livro dentro do outro, parece que ele está mais preocupado em promover suas obras e de outras pessoas de sua família do que dicutir o tema narrado em suas obras.
Gostei da sinceridade de sua resenha.

Rafael Oliveira 03/09/2023

Antigo e interessante
Por se tratar de um autor mais idoso, a escrita fica mais... digamos assim... na realidade não sei a palavra correta kkkk mas da para se notar as diferenças.
O livro é bom e nos dá uma visão diferente sobre o casamento.
Foi uma boa leitura

Carol 12/09/2021

cromossomos - ?como somos?
Leitura leve e divertida.
Interessante como ele analisa o comportamento masculino e feminino. Relata situações do cotidiano, fala das relações entre casais, amigos, filhos muitas vezes relatadas de maneira cômica.

Carol 31/08/2014

Um resumo, divertidíssimo, de vários livros que buscam entender o homem e a mulher
"Homem cobra Mulher polvo" não veio ao mercado para se tornar um livro de auto-ajuda, mas vem de forma muito engraçada compreendendo perfeitamente a psique HOMEM X MULHER.
É óbvio que em alguns momentos ele generaliza um pouco, mas acredito que ele tenha feito isso não por realmente achar que as pessoas não conseguem sair daquele quadrado em que foram rotuladas. Enquanto lia, pude perceber que ele faz essa generalização para que o bom humor prevaleça em sua história.
Em alguns momentos do livro o riso é certo e é impossível não se identificar com pelo menos um dos casos contados por Içami Tiba.

Carol 15/11/2009

Bah, eu já não estava muito empolgada pra ler esse livro, e depois que eu li que, segundo ele, só homens gostam de F1, e mulheres só gostam de novela, me indignei e abandonei. Fora isso, achei o livro bobinho demais e creio que não seria mais feliz se lesse ele, como diz na capa. Não recomendo.

Mari 04/03/2022

Divertido e ilustrativo
O livro apresenta situações do dia a dia e apresenta os diferentes papéis, o masculino como cobra e o feminino, como polvo. A proposta do livro não é discutir questões de gênero, muito menos ir a fundo nessa temática. Simplesmente traz contextos em que ambos apresentam comportamentos estereotipados, achei muito divertido e gostosinho de ler. Recomendo sim!

Dania 03/03/2009

Este livro é para entender e rir com as diferenças entre homens e mulheres,principalmente quando Tiba dá algumas respostas e fala das famosas idades...é muito divertido

Pâm 21/09/2010

Homem Cobra Mulher Polvo
O livro relata como se dá o relacionamento entre homens e mulheres em suas várias fazes da vida. O que é muito interessante é que o autor se utiliza de fatos simples do dia-a-dia e de datas que acabam por acontece na vida de qualquer casal. Além de aprendizado para a vida, você dá grandes risadas.
Na segunda edição - que foi a que eu li -, você encontra rapidinhas como essa:
"Longevidade
Homens casados vivem mais do que homens solteiros. No entanto, os homens casados são os que têm mais vontade de morrer". (pág. 96)

LAvia 22/05/2023

Homem cobra Mulher polvo
Livro publicado em 2004, quanta coisa mudou.
Ele fala sobre as diferenças práticas de homem e mulher, algumas bem reais, outras chegam a parecer comédia.
Enfim algumas coisas podemos pensar e melhorar outras o tempo se encarregou de mudar, ainda bem.

Rytielle 29/08/2016

rir de si mesmo
O quanto diferente e incivilmente igual pode ser um homem ou uma mulher?O autor relata fatos do cotidiano de forma bem humorada e ao mesmo tempo critica, alem disso o livro contem pequenas sarjes e caricatura que fazem o livro ficar ainda mas interessante.

Arlete.Lety 03/07/2016

Muito divertido e esclarecedor
Muito divertido as narrativas do cotidiano. É exatamente assim na vida dos humanos mortais.

KessyCosta 20/05/2010

Livro sobre diferenças de comportamento homem/mulher. É legal entende-las pois essa convivência, agora com conhecimento, torna-se mais harmoniosa. Não achei O melhor, mas consegui algumas dicas com ele. Uso legal da utilização das metáforas.

Fátima Zariano 12/10/2011

Me identifiquei com alguns capítulos, gostei.