Antes o mundo não existia

Antes o mundo não existia Umúsin Panlõn Kumu...

Resenhas - Antes o mundo Não existia

Lendo no mato 13/04/2021

Sempre bom aprender sobre mitologia indígena da nossa terra.
É incrível como todo dia se tem algo novo para se aprender sobre a nossa terra. Não sobre o Brasil, porque essa história vem de antes disso. Vem de nossos ancestrais, povo originário dessa terra que tanto maltratamos e desdizemos.

Esse foi um dos presentes de aniversário que ganhei da @etnobotanicajbrj. ? Demorou, mas chegou! ???

Primeiramente, não vejo muitas possibilidades de se criticar esse livro, até porque ele não é um livro, ele é a memória de um povo. Ele expressa a busca pela imortalidade de uma cultura através do papel. Um exemplo da riqueza cultural dessa terra.

Em Antes o mundo não existia você vai conhecer a mitologia Desana, um grupo indígena da Amazônia. Desde a criação do mundo, criação dos deuses e seus enfeites, criação da humanidade, da luz, até a pequenas histórias de vida passadas de geração em geração. O livro foi originalmente lançado em 75, foi todo ditado pelo pai, Umusï, e escrito em desana pelo filho, Tõrãm?, para posteriormente ser passado para o português. E agora editado novamente pela @dantes_editora.

A mesma sensação que tive ao ler Macunaíma, tive lendo esse livro. Um sentimento de que sou totalmente ignorante para o tamanho da cultura, folclore, mitos e crenças desse Brasil. Mas ao mesmo tempo de orgulho, pois não deve em nada (muito pelo contrário) a qualquer cultura que esse mundo globalizado tenta nos impor.

Eu gostei mais do início do livro quando fala sobre a criação do mundo e tudo mais. Incrível como num trecho se fala que a vida veio do oceano. ? A parte das histórias e anedotas não me chamou tanto a atenção, apesar de que é interessante pois demonstra a noção de moral e ética social completamente diferente dessa moral cristã em que vivemos.

Enfim, um livro sensacional.
Derso 13/04/2021minha estante
Fiquei curioso quanto a esse livro, com certeza vai pra minha lista de desejados.