A Morgadinha dos Canaviais

A Morgadinha dos Canaviais Júlio Diniz




Resenhas - A Morgadinha dos Canaviais


2 encontrados | exibindo 1 a 2


adriana.sydor 08/06/2016

a morgadia de Julio Diniz
Júlio Dinis é escritor da literatura portuguesa de pouca expressão no Brasil. sabe-se lá o motivo. em Portugal ele tem respeito e reconhecimento e busto na praça e nome de rua e recomendações e aplausos.

meninota conheci, apesar do título maravilhoso, sem grande empolgação, “As Pupilas do Senhor Reitor” e só. foi tudo que soube do tal do Dinis, nascido na cidade do Porto em 1839 e de lá partindo dessa pra melhor em 1871.

mas, agora, depois de vencer as quase 500 páginas do romance “A Morgadinha dos Canaviais”, publicado lá em 1868, acabo por admirá-lo muito. ele, apesar da época, não faz coro àqueles escritores da escola ultra-romântica, se aproxima mais e abre portas para os realistas. ele, apesar de médico e escritor, sabia observar, criticar e relatar os cenários políticos com maneiras experientes e particulares. ele, apesar de tão doente, não passava amarguras nos textos. ele, apesar da pouca idade, conhecia muito dos bons sentimentos e das mesquinharias humanas. ele, apesar da falta de registros sobre sua vida amorosa, sabia descrever tão hábil, delicada e sedutoramente as mulheres.

não vou contar resumo do livro, porque isso seria uma simplificação injusta, que acabaria por esconder a beleza da escrita, a escolha apurada de palavras e os enredos paralelos tão bem calculados e divididos.

“A Morgadinha dos Canaviais” é um belo exemplar da literatura portuguesa do século XIX – e olhe que há grandes concorrentes por aquela época.
comentários(0)comente



EXPLOD 16/07/2019

Retrato português
Assim como no bem conhecido As Pupilas do Senhor Reitor, Júlio Dinis descreve maravilhosamente bem o cotidiano, os costumes, as tradições e as figuras típicas do cenário campestre português.
E já que comecei com uma comparação, importa mencionar outro ponto semelhante entre as duas obras, que é o destaque que Júlio Dinis mais uma vez faz para o desenvolvimento de romance entre dois casais (aos quais vislumbramos um desfecho certo).

A mensagem desse livro é esplêndida, pois relaciona três pilares essenciais da humanidade: vocação, honestidade e vida familiar. E entre esses três grandes temas, encontramos como recheio todas as críticas do autor a respeito das questões comumente retratadas em muitos romances de costumes, tais como a religiosidade, a política, a ambição, a ingenuidade... Enfim, mais do que em As Pupilas do Senhor Reitor, temos em A Morgadinha dos Canaviais a representação de muitas idiossincrasias e arquétipos (o que o faz ter mais personagens).

É um grande romance o que consegue abarcar de forma tão harmoniosa tantos assuntos e sem cansar o leitor. Dos pouquíssimos livros que li de literatura portuguesa (um total de apenas quatro), este com certeza é o melhor.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR