As Minas do Rei Salomão

Resenhas - As Minas do Rei Salomão

1 | 2 | 3 | 4

Bu 16/08/2021

Excelente aventura
Me jogou de volta a infância assistindo cesão da tarde os filmes de aventura como os do Indiana Jones, bom de mais viu. Me surpreendi não dava muita bola pra esse livro.
Beatriz Gaudio 13/11/2021minha estante
Existe adaptação deste livro. Sharon Stone faz parte do elenco... bem novinha. O filme tem o mesmo título do livro.

Bu 14/11/2021minha estante
Anham, lembro dele, deu vontade de reassistir?????

Lucia101 25/01/2021

Aventura divertida e despretensiosa. Teve umas partes, no início, que me deixaram um pouco desconfortável, quando ele descreve uma caçada. Mas é coisa da época do livro.

Amanda.Farias 15/10/2021

Que livro ruim, jesus
Estava empolgada com o livro, meu gênero preferido é aventura. África então? Um prato cheio. Entretanto, que decepção... Não aguentei ler e larguei no sexto capítulo.
Sim, existem vários comentários imperialistas, racistas e machistas no livro (que livro problemático, as ideias de superioridade europeia do autor permeiam a obra até onde eu li, de revirar o estômago) além da descrição desconfortável da caçada de 12 pobres elefantes... enfim, coisas que contribuíram pro meu mal estar e desconforto durante a leitura, mas ok, dá pra compreender que o autor é do século xiv... Enfim, contextos, eu sei...
Mas fora tudo isso a história é enfadonha demais. Não me prendeu em momento algum, não me divertiu, nem aguçou minha curiosidade. Eu lia empurrada esperando a hora que a história iria engrenar. Obviamente não engrenou até onde eu li e decidi que já tinha tido o suficiente.
O autor tinha um ótimo plot na mão e simplesmente resolveu jogar fora com acontecimentos aleatórios que se perdem no real objetivo da historia. Os primeiros capítulos são encheção de linguiça pura, nada acontece, feijoada. E quando algo começa a acontecer (quando eles encontram a tribo lá) é tudo muito forçado e canastrão.
E bem, Alan não cativa nem uma mosca. Ele tem inúmeros defeitos (ok, personagens são humanos, eu sei) mas ele não faz absolutamente nada de relevante. Como narrador é um porre, chegando a gastar parágrafos para descrever as armas que o grupo estava carregando, como se alguém realmente estivesse interessado. suas piadas são de dar vergonha alheia e suas reflexões são da profundidade de um pires. Ele me pareceu um típico tiozão da piada do pavê. Os outros personagens então, parecem que são bonecas infláveis, não passando de figurantes inúteis e sem personalidade.
Enfim, acho que deu pra ver que o livro é realmente ruim. Que não deu nem pra fazer algo no estilo da sessão da tarde pra divertir. Triste, aventuras na África não deveriam ser desperdiçadas assim.

JL Marcal 24/10/2020

Leitura surpreendente
Livro muito bom, apesar do racismo presente em muitos momentos do livro. Um bom livro e recomendável. Indico, com certeza!!

T.N.T.Rock 25/02/2023

Texto original integral.
A visão colonialista na África, ou o surgimento do primeiro herói aventureiro? Qual dessas duas características é a mais importante em uma leitura atual da obra de Henry Haggard, escritor inglês do século XIX que viveu alguns anos nas colônias inglesas do continente africano.
Em um primeiro momento o leitor deve se atentar para o momento que o livro foi produzido, e dá imposição da visão do conquistador sobre o povo colonizado, além do preconceito, outros temas sensíveis aos dias atuais são trabalhados naturalmente no decorrer da trama, por exemplo a caça de animais, elefantes são mortos apenas para retirada de marfim, enfim é um livro que precisa ser lido em um contexto histórico, sendo necessário em edições atuais textos complementares para localizar e armar melhor leitores desatentos, felizmente a edição da Todavia além de conter o texto original integral possui ótimos textos de apoio.
E historicamente temos o surgimento do herói aventureiro caçador de tesouros, Allan Quatermain irá nos anos subsequentes ser o molde dos mais variados personagens utilizados nas mais diferentes mídias, desde as hqs como o corajoso Tintin de Hergé, no cinema temos Indiana Jones que alcançou uma fama até maior do que seu análogo, até mesmo nos jogos de vídeo games modernos como a linda Lara Croft da série Tomb Raider e Uncharted com o anti heróis Nathan Drake lembrando que ambos jogos já ganharam versões para o cinema. O próprio Quatermain já foi utilizado nos cinemas e atualmente a excelente série Liga Extraordinária do Mago Alan Moore tem como um dos destaques o personagem criado por Henry Haggar.
Enfim, tanto as características históricas como a influência do personagem na cultura pop atual deixam o livro ainda mais interessante e torna a leitura divertida e fluida desse ótimo clássico inglês.

Cosmonauta 02/08/2022

Jornadas através da África
"Narrei então, longamente, tudo o que sabia, história ou fábula, sobre as minas de Salomão. Foi há trinta anos que pela primeira vez ouvi falar destas minas a um caçador de elefantes, um homem muito sério, muito indagados, que recolhera assim, nas suas jornadas através de África, tradições e lendas singularmente curiosas."

Tradução de Eça de Queirós

Kevis Wallis 24/04/2021

Desventuras em série
Foi muito diferente do que eu imaginava, tem uma jornada de desafios e sofrimentos durante todo o percurso. O começo do livro tem uma linguagem que atrapalha a leitura, mas o enredo é bem objetivo. O final foi curtinho mas teve um plot bacana.

Marcelo 25/05/2021

Cativante e Problemático!!!
A história é muito bem escrita, prende a atenção e é empolgante em vários momentos. Os personagens me conquistaram. Mas um livro escrito em 1885, por um autor inglês dificilmente escaparia de ser problemático, e é o caso deste livro. O autor descreve uma caçada de elefantes em detalhes, exaltando os caçadores. Descreve os povos da África onde se passa a história como inferiores, atrasados e com extrema ignorância, sempre exaltando o homem branco inglês e sua "superioridade" cultural, tecnológica e social. Sem falar no racismo e machismo escancarados. Mas trata-se do retrato da época e da sociedade em que ele vivia, por isso considero leituras como essa importantes para entender o passado e perceber o quanto evoluímos é o quanto ainda precisamos melhorar.

Marcos 31/08/2020

Clássico
Mais um livro que li inspirado pelo filme A Liga Extraordinária. O filme coloca diferentes personagens dos clássicos da literatura ocidental em uma mesma trama, após assistir o filme resolvi ler todas as obras que o filme usa como base. Este, assim como alguns livros do Verne, me fez ter uma certa repulsa devido aos relatos das caçadas. Mas é um bom clássico com uma história bem ao estilo Indiana Jones... Talvez, Indiana Jones é que seja bem ao estilo de Alan Quatermain.

EduardoCDias 26/12/2022

Bobagem desbravadora.
Livro considerado precursor das aventuras de cidades perdidas e inspirador para a criação de Indiana Jones, seria considerado uma bobagem se fosse lançado. Fluido, divertido e um bom passatempo nos leva pela África para o descobrimento das minas de diamantes do Rei Salomão. Allan Quatermain, o personagem principal, tornou-se depois protagonista de outras aventuras.

Denaldi 05/06/2021

Uma aventurona
Fechando o ciclo de leituras pré Liga Extraordinária, aqui é mostrado o caçador inglês conheci Allan Quatermain. Que apesar de vir de um país industrializado, prefere morar nas savanas africanas.

Apesar de eu ter conhecido esse título sobre o personagem, aqui ele já está mais velho e desinteressado pela caça. Inclusive tem uma perna manca devido a uma mordida de leão.

Porém, quando aparecem dois outros ingleses à procura do irmão de um nobre, Quatermain aceita mediante um gordo pagamento, com ele voltando vivo ou morto. Como há uma suspeita do desaparecido ter ido atrás das lendárias minas do rei Salomão, a excursão então junta dois objetivos, resgate e riqueza.

O pequeno grupo passa por várias aventuras em cenários diversos, do escaldante sol do deserto a frio congelante nas montanhas.

É uma história relativamente curta mas muito rica, pois o autor trabalhou para a coroa inglesa na África e conhecia bastante do lugar.

Um detalhe que percebi é que, dentre todos os outros livros desse ciclo, este é o que mais passa a superioridade inglesa sobre outros povos. E neste caso específico aos povos africanos, que eram visto como selvagens. Mesmo Quatermain tendo uma relação de amizade com vários nativos, essa superioridade é nítida.

De qualquer forma é um livro interessante e me fez querer ler os outros do autor sobre o Quatermain.

Rodrigo 31/10/2013

A história é interessante, busca pelo tesouro do rei, uma aventura cercada de perigos atrai a atenção de qualquer um não!? =)
No começo do livro, eu achei a leitura um pouco difícil, tive que voltar algumas vezes no texto para entender do que se tratava, não sei se era eu que estava com défict também.
As situações que acontecem despertam a vontade de continuar lendo.
No geral a história é boa, só o cansaço da leitura que me "desmotivou" mas, vale a pena!

Franco 07/12/2021

Ou, uma aventura nos irresponsáveis tempos imperialistas.
enredo:

Três europeus partem em viagem rumo ao interior do continente africano. Buscam as lendárias minas do Rei Salomão, que, diz-se, farão de seus descobridores os homens mais ricos da Terra. Enfrentando os desafios da natureza, mas também dos povos nativos, a aventura se revela cada vez mais difícil, improvável e fantástica.

(possíveis) pontos positivos:

- trama leve e pouco exigente;
- narrativa linear e com escrita simples, sem firulas ou invencionices estilísticas;
- aventura com o apelo do exótico e selvagem;
- breves tiradas daquele humor inglês antigo e pomposo;
- obra precursora do gênero 'mundo perdido' com seus Indiana Jones da vida.

(possíveis) pontos negativos:

- narração bastante descritiva;
- personagens sem profundidade, logo, sem muito carisma;
- um jeitão monótomo de contar a história (raros gatilhos de suspense, imersão ou tensão);
- aventura pela aventura, nenhum subtexto mais rico ou denso (salvo algumas frases meio que filosóficas e de impacto), e certamente longe de qualquer olhar crítico sobre as coisas.

o que mais impressionou:

o modo como o livro, que é fruto de sua época e contexto, naturaliza alguns 'ismos' que hoje são para lá de problemáticos (e ainda bem que são, né). Tem machismo, tem eurocentrismo, tem racismo - e tem ainda uma perturbadora glorificação da caça a animais selvagens. Alguns trechos são realmente desagradáveis, seja pelo que vai explícito, seja pelo implícito. Enfim, não é de todo impossível que o leitor acabe torcendo para que o trio de exploradores europeus se dê mal nesse rolê imperialista pelo continente africano.

Amanda2041 09/10/2023

Ative seu espírito de explorador!
?"As Minas de Salomão" de H. Rider Haggard é uma obra-prima da aventura que vai transportar os leitores para terras exóticas e misteriosas. Este clássico intemporal mergulha os leitores numa emocionante busca pelas lendárias Minas do rei Salomão, repleta de perigos, intrigas e descobertas incríveis.

Haggard pinta um quadro vívido das vastas paisagens africanas, também contando com personagens cativantes e criaturas extraordinárias. A história segue a jornada audaciosa de um grupo de aventureiros determinados a encontrar as lendárias minas de diamantes do rei Salomão, enfrentando obstáculos inimagináveis pelo caminho.

Dessa forma, é não apenas uma emocionante narrativa de aventura, mas também uma oportunidade única de explorar temas como coragem, amizade e a busca pelo desconhecido. À medida que os protagonistas enfrentam desafios inimagináveis, os leitores serão instigados a refletir sobre sua própria coragem e determinação diante das adversidades.

Se você está procurando por uma aventura épica que vai cativar sua imaginação e despertar seu espírito de explorador, este livro é a escolha perfeita. Prepare-se para uma viagem inesquecível às profundezas do continente africano e além??

Fabiana 03/04/2023

Enfim, o fim.
Li com a intenção de ler os livros com os personagens da Liga Extraordinária. De longe esta foi a leitura mais difícil. Texto chato, não conseguiu me prender. Não torci por nenhum personagem, na verdade, queria que todos morressem.
Em minha memória tinha a história do filme, que pra mim, é muito mais divertido que o livro.
Não curti.
J. Silva 11/04/2023minha estante
Estou com esse mesmo projeto. E esse livro está aqui a minha espera...

Fabiana 11/04/2023minha estante
Boa sorte...até agora foi o que menos gostei. Faltam dois pra eu terminar.

1 | 2 | 3 | 4