O Rei Artur e Os Cavaleiros da Távola Redonda

O Rei Artur e Os Cavaleiros da Távola Redonda Thomas Malory

Resenhas - O Rei Artur e Os Cavaleiros da Távola Redonda

1 | 2 | 3 | 4

Brenda @caminhanteliterario 13/09/2020

É uma adaptação simplesmente incrível. Todas as partes essenciais dos quatro livros originais estao ali, e de maneira bem fiel ao original.
É uma forma maravilhosa de apresntar o mito a crianças e uma boa maneira de conhecer o mito original do qual os filmes de Hollywood e diversos outros livros se basearam!
Achei sensacional!

Moises Celestino 09/08/2020

"Rei Arthur e Seus Cavaleiros"
Meu primeiro romance do gênero medieval, lido e relido inúmeras vezes, um clássico da literatura universal que merece um lugarzinho na nossa estante. A presente edição, adaptada por Stella Leonardos, é indicada para o público juvenil, mas para leitores saudosistas (como eu), a estória e narrativa ainda me cativa bastante. Inesquecível!

Camikas 27/07/2020

Bom, como eu tinha colocado no único histórico de leitura que eu fiz sobre essa leitura, peguei essa edição em específico porque queria saber se gostaria desse universo e só depois eu investiria em outras versões. Eu tentei ter em mente durante a leitura que é uma história muito antiga e clássica e que minhas opiniões com certeza iriam divergir das ações dos personagens, como por exemplo o posicionamento das mulheres na história. Já era algo que eu esperava acontecer, mas levei em consideração esses quesitos.
Algumas pessoas podem achar até um pouco repetitivo quando eles saem para as aventuras, porque é geralmente é o mesmo começo, mas eu gostei desses momentos, porque eles se metem em cada uma que chegava a ser cômico.
Tudo é muito heroico, mágico, épico e aventureiro, com muitas cenas de batalhas e luta, mas sendo uma adaptação temos um belo resumo de tudo, porém ainda senti falta de algumas informações durante a leitura.
Sobre a escrita, achei não muito rebuscada, em alguns momentos tive que pedir ajuda do meu dicionário, mas nada que atrapalhasse o meu entendimento da história. Me forcei bastante a ler, para dar aquela famosa engatada e seguir com a leitura. Achei até que poderia terminar em um dia, mas não consegui por conta disso.
Num geral, foi uma experiencia legal, já que eu tinha lido essa história fazia muito tempo e acho que mais pra frente posso até me arriscar em pegar alguma outra versão para tentar pegar mais gosto por esse universo.

Lunna.Santanna 06/04/2020

O primeiro
Foi o livro que me incentivou à leitura, eu tinha 12 - 13 anos, era uma literatura obrigatória da escola e é muito tranquilo de ler, é bom para crianças

Thamara 21/03/2020

Mágico
Uma história repleta de magia

@bibliotecagrimoria 28/02/2020

Nostálgico
Costumo dizer que esse foi o primeiro livro que li na vida. Um fato que não tenho certeza, mas que posso afirmar que foi o primeiro livro que me marcou ao ponto de lê-lo e ficar relendo minhas passagens favoritas por vezes e mais vezes. Grande parte do meu encanto por literatura fantástica vem desse conto. Com personagens cativantes, esse é sem dúvida um dos melhores contos pra se começar a ler fantasia. Vale ressaltar que essa edição juvenil é antiga (a minha está toda velhinha na estante) e difícil de se encontrar hoje em dia. Além de tudo, suas ilustrações são muito boas.

Luisa1033 29/03/2019

É uma coleção bem interessante da editora Scipione chamada: Reencontro. São clássicos da literatura mundial com traduções de grandes escritores brasileiros, voltado para o público infantojuvenil. Foi o primeiro livro sobre a história do Rei Arthur que li.

Ari_Nay 07/01/2019

O rei Artur e os cavaleiros da Távola redonda
Um dos livros que marcaram muito minha infância... de alguma forma me senti incrivelmente atraída por toda a história e passei uma tempo grande ficsionada em Rei Arthur...tudo era muito divertido e agradável aos meus olhos, talvez por que seja um dos primeiros livros que li na vida.

Arlan.Arnor 21/07/2018

Regular
O livro é dividido em 4 partes (não irei expor a quarta abaixo para não publicar spoiler).
1° O Rei Artur
2° Lancelote do Lago
3° A procura do Santo Graal
4°...

Ao todo são 16 capítulos. O livro retrata as lendas do Rei Artur que tem uma incorporação de elementos do cristianismo e personagens da cultura Saxônica, normanda, escandinava à sua base Celta.

Se você gosta de literatura infantil, histórias de fantasias e também é apaixonado pelas lendas arturianas este é um bom livro para se degustar

Particularmente não gostei tanto do livro, por isso classifico como regular, a narrativa envolve de certa forma o leitor, porém os filmes do rei Artur que assisti me encheram muito mais os olhos, talvez seja pelo fato dessa adaptação de Ana Maria Machado ser escrita para o público infantil e tenha um certo excesso de fantasias.

Leonardo 21/10/2014

Tinha um principe (Arthur) filho de Utha Pendragon (Rei) que foi levado ao nascer por um feiticeiro (Merlin) que quando era jovem viu que o destino na Bretanha (pais onde o Rei reinava) iria ser decidido pelo primeiro filho do rei.
Merlin (feiticeiro) levou Arthur (principe) para que um cavaleiro (esqueci o nome deste) o criasse.
Em um torneio Arthur (que nem sabia que era principe) precisou achar uma espada para seu irmão de criação (tb esqueci o nome deste) para que ele pudesse participar de uma justa (disputa entre cavaleiros).
Havia uma espada (Escalibur) enfiada em uma pedra (Pedra) que ninguém em 15 anos conseguia retirar.
Havia sido vaticinado ( = profecia) que quem tirasse a espada (Escalibur) da pedra seria o novo rei dos bretões.
Arthur precisava de uma espada, e aquela tava lá dando sopa então ele não pensou duas vezes e tirou a espada da pedra pra levar para o irmão. Quando o pai de criação viu a espada levou Arthur para a pedra e o fez colocar a espada onde ela estava antes (na Pedra). Ele colocou e retirou-a sem nenhum porblema. O pai de criação se ajoelhou e disse:
- Você é o meu Rei.
E assim descobriu-se a identidade do novo principe dos bretões Arthur Pendragon ex-escudeiro (o moleque que traz as coisas do cavaleiro) e o maior Rei de toda a história.

José 16/09/2014

Um insentivo para a leitura infantil
O livro traz uma leitura agradável e curta, mas com o necessário para que o leitor infantil desperte o interesse pela história deste rei guerreiro e pela literatura no geral. O livro possui uma leitura rápida (talvez não tão rápida para uma criança que ainda esteja se familiarizando com a leitura) e atrativa. Um romance infantil recomendado.

Alfeu Junior Varela Bueno 20/07/2014

Lido em 1999 e relido em 2003

Leandro 14/04/2014

Rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda (1485, 96 paginas), obra do romancista ingles Thomas Malory conta uma historia fantastica cheia de magia e fantasia onde gira em torno de Arthur, um poderoso rei. A historia começa quando Uther pendragon, rei da inglaterra, morre e deixa seu filho, Athur, nas mãos de Merlin, um poderoso mago que a tem total confiança do rei, que por sua vez entrega á um cavaleiro conhecido do rei para cria-lo. Anos se passaram até que um dia Arthur, que estava em um torneio, tinha a tarefa de conseguir uma arma para seu irmão de criação, até que o jovem menino viu uma espada enfiada em uma bigorna, sem pensar duas vezes Arthur retirou a espada com facilidade, o que era impossível, pois nenhum cavaleiro conseguiu remover a espada em 15 anos. A lenda dizia que quem removesse a espada da bigorna seria o novo rei da bretanha, e assim foi feito. Então o sábio Arthur percebeu que para governar a bretanha era preciso torna-la uma só, e assim foi feito, o poderoso rei travou guerras e fez aliados dando inicio á uma ordem, a távola redonda, que era formada pelos melhores cavalheiros. O grande rei viu que era difícil manter a paz em seu reino, pois tinha traidores, como sua meia-irma feiticeira chamada Morgana. Então surgiu intrigas na corte que contribuíram para que em algum tempo, cada um tentasse alcançar uma glória que um dia já existiu, como o Santo Graal.

Marcos 26/01/2014

resumo do resumo
Pode até ter sido uma boa leitura para alguém que está começando a ler. Para quem quer ver a obra mais próxima do original, não aconselho essa edição, por ser muito resumida.

1 | 2 | 3 | 4