O Rei Artur e Os Cavaleiros da Távola Redonda

Resenhas - O Rei Artur e Os Cavaleiros da Távola Redonda

1 | 2 | 3 | 4

Allan Ribeiro 26/06/2011

Resenha do livro O Rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda
O livro retrata uma prosa trovadoresca, de um garoto chamado Arthur, que se torna rei, herdando o trono de seu pai quando retira uma espada mágica de uma bigorna. Para unificar seu reino, criou a Ordem da Távola Redonda, reunindo os melhores cavaleiros de todos os lugares. Os cavaleiros que quisessem ter um assento nesta Távola tinham que conquistar este assento, conseguido por meio de uma ação nobre. Um dos cavaleiros mais famosos da Távola Redonda era Sir Lancelot, um cavaleiro hábil e forte que embora fosse muito fiel ao rei amava a rainha, formando um triângulo amoroso, sendo denunciado ao rei por cavaleiros malevolentes.
Muitos cavaleiros da Távola foram à busca do Santo Graal (cálice usado por Jesus na Última Ceia, e no qual José de Arimateia colheu o sangue de Jesus durante a crucificação), morrendo durante as buscas. Sir Galahad, filho de Lancelot, foi o escolhido para encontrá-lo, e ao arrebatá-lo, o reinado de Arthur e a ordem da Távola não passavam de simples fantasmas. Em uma guerra contra Mordred, seu filho, Arthur foi mortalmente ferido, e então, de forma tão majestosa como aparecera, desapareceu dos olhos humanos numa barca em direção a Avalon, deixando uma profecia de que voltará: “Um Rei que se foi e um Rei que será”.
É uma história muito interessante para se ler, que apesar e ser uma adaptação, as qualidades da época permaneceram. Prende o leitor do iníco ao fim, com mistérios e aventuras, onde que o Teocentrismo (Deus é o centro de tudo) é demonstrado durante a historia, uma característica da época trovadoresca. Uma ótima dica de leitura.

Allan Ribeiro Polachini, 1° azul, n°1
Prof. Angélica Zanin 03/07/2011minha estante
Valeu, meu lindo! Como sempre...gostei!

emilly 05/08/2015minha estante
prof. angeliga vc pd mim ajudar a fazer uma roteiro para uma peça teatral desse livro
com 8 personagem

Elisa.Santos 29/02/2016minha estante
gostei chega botei em um dever meu de resumo dessa historia

Amanda.Reis 17/10/2017minha estante
vlw

jubs 19/06/2021

Li para a escola mas não recomendo.A história até é legalzinha mas a escrita é super cansativa e difícil!Teve momentos do livro que eu não entendi nada.Pelo menos so errei 2 questões na prova?
ci_belly 19/06/2021minha estante
Eu até me esqueci que li esse livro pra escola também KK

jubs 19/06/2021minha estante
KKKKKKKKKK

Juuu 06/02/2023

O REI ARTHUR E OS CAVALEIROS DA TÁVOLA REDONDA
Bem nhe
Muitos personagens, muitos nomes, muitos acontecimentos, muito tudo hihi.
Pretendo reler prestando mais atenção, por que achei extremamente confuso.

Renan Polachini 26/06/2011

Resenha do livro "O Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda"
O livro "O Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda", de Thomas Malory, começa contando sobre o reinado de Uther Pendragon, que gerou um filho junto com a mulher de Duque de Tintagil, Igraine, com a ajuda de Merlin por causa de uma promessa que quando o filho deles nascesse, ele deveria ser entregue a Merlin para que ele o criasse e educasse, mas com a morte de Uther por causa de uma febre, Merlin entregou Arthur a Sir Hector que depois de um imprevisto por causa da falta de uma espada para a "justa" (uma disputa entre cavaleiros) de Kay, seu irmão adotivo, o menino herdou o trono de seu pai quando retirou de uma pedra a Excalibur. Para Arthur, governar toda a Bretanha não seria fácil, então optou por unificá-la, criando graças ao dote do seu casamento com Guinever, a Távola Redonda, que consiste em uma mesa circular, simbolizando que todos os cavaleiros ali presentes pudessem se reunir e eram iguais.
Durante o reinado de Arthur a Bretanha cresceu muito, conquistando com dificuldades várias terras, mas alguns conspiradores dentro do reino tentaram acabar com o mesmo, no qual o amor escondido de Sir Lancelot ( um dos melhores cavaleiros da Távola Redonda) pela rainha Guinever e o desaparecimento de Merlin ( um mago muito poderoso e conselheiro do rei) gerou a busca pelo Santo Graal ( o cálice em que Jesus usou em sua última ceia e que depois José de Arimateia recolheu o sangue do Cristo na sua cruscificação), assim, vários cavaleiros da Távola Redonda morreram, acabando por sua decadência e no final Arthur, sendo gravemente ferido em uma batalha contra Mordred( seu filho com Morgana, uma fada poderosa e sua irmã distante) causada pela descoberta da traição de Guinever com Sir Lancelot, depois desapareceu dos olhos humanos em uma barca em direção a Avalon, que no seu túmulo "supostamente" enterrado pode-se ler: "Aqui jás Arthur, rei que foi - rei que será".
Sabe-se que o livro conta várias aventuras trovadorescas, demonstrando alguns costumes e idéias daquela época, como por exemplo: criaturas mágicas, teocentrismo, cavaleiros defensores e donzelas submissas que enrriquecem essa história linda e interessante a cada capítulo que se passa.

Renan Ribeiro Polachini - Nº22 - 1º colegial azul. Professora: Angélica (Literatura)

Prof. Angélica Zanin 03/07/2011minha estante
Valeu, Renan!Eu gosto de tudo q vc faz!

Brenda @caminhanteliterario 13/09/2020

É uma adaptação simplesmente incrível. Todas as partes essenciais dos quatro livros originais estao ali, e de maneira bem fiel ao original.
É uma forma maravilhosa de apresntar o mito a crianças e uma boa maneira de conhecer o mito original do qual os filmes de Hollywood e diversos outros livros se basearam!
Achei sensacional!

JAlia372 03/08/2022

Infância
Eu sei o título é bem besta , mas realmente o livro me trouxe uma sensação de infância quando li . Foi o meu primeiro lido do ano, porém eu me esqueci de fazer resenha kkk . Voltando , foi muito bom ler esse livro , eu já havia ouvido falar da história, através de filmes e reemakes (acho que é assim que se escreve) , e como eu disse me fez ter uma sensação de infância por que , eu tinha o DVD do filme desse livro, e eu sempre botava pra assistir quando criança, por esse motivo a leitura foi muito agradável e fluída, recomendo a todos que já conhecem um pouco da história, lerem o livro , te faz viajar para outro lugar , em uma outra época .

nyxvienna 31/05/2023

Foi uma leitura escolar, então não li por vontade própria. A história do livro é interessante, porém são muitos acontecimentos em um espaço curto de tempo, e a temática religiosa não me atraiu muito por não ser uma pessoa cristã, mas é uma leitura interessante. Não fiquei perdida entre um acontecimento e outro, porém são muitas narrativas e percursos diferentes para um livro não tão grande.

Cássio Cipriano 11/10/2021

Nostálgico
Li esse livro quando estudava o 1º ano do Ensino Médio, por recomendação da professora de Literatura. Lembro de ter ficado fascinado com a história do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, tanto que li umas duas ou três vezes naquele ano.

@bibliotecagrimoria 28/02/2020

Nostálgico
Costumo dizer que esse foi o primeiro livro que li na vida. Um fato que não tenho certeza, mas que posso afirmar que foi o primeiro livro que me marcou ao ponto de lê-lo e ficar relendo minhas passagens favoritas por vezes e mais vezes. Grande parte do meu encanto por literatura fantástica vem desse conto. Com personagens cativantes, esse é sem dúvida um dos melhores contos pra se começar a ler fantasia. Vale ressaltar que essa edição juvenil é antiga (a minha está toda velhinha na estante) e difícil de se encontrar hoje em dia. Além de tudo, suas ilustrações são muito boas.

Mary.Vieira 16/02/2021

Valores.
Uma bela história que relata a bravura e proessas dos cavalheiros da Távola redonda sob liderança de Rei Artur. Que veio a cair morto, após um mal entendo.
Gurreiros valorosos e cavaleiros form posto a prova pela lealdade ao rei e falharam, não só com o rei mais com eles mesmos por trocarem os valores morais, muitas vezes por valores em jóias, prazeres ou até mesmo ódio. que os levaram a ruína. Ótima história com embasamento bíblico. E por muitas vezes religioso de mais. Mais me entreteu e seu o calorzinho que o meu coração precisava. Amei.

Thamara 21/03/2020

Mágico
Uma história repleta de magia

z..... 08/05/2021

Edição em resumo RIDEEL (2004)
Talvez um dia leia a versão integral escrita por Thomas Malory, a mais conhecida e popular obra sobre o Rei Arthur, pois revela-se livro extraordinário, mesmo nessa edição em resumo. A história é intensa, visceral, com aventuras fascinantes, em contexto tão fértil em possibilidades que proporciona histórias paralelas igualmente interessantes, como as aventuras do Príncipe Valente e a história de Tristão e Isolda.
Curiosidade marcante também é que o livro mistura ficção, realidade e religiosidade de maneira multifacetada, sobre o cristianismo e sobre o imaginário de povos do contexto, como os Celtas. Vemos arcebispo cristão, mago (Merlim), bruxa (Morgana), o santo graal proveniente da última ceia, a Excalibur forjada misticamente, e Rei Arthur evocando os poderes de Deus e em seu final indo para lugar pagão, Avalon...
Os Cavaleiros da Távola Redonda são também personagens que possibilitam diversas histórias à parte no contexto arturiano.
Enfim, a edição foi de leitura prazerosa e intensa, em expectativas ou aventuras, do início ao fim.

Brincando com devaneios, algo em que não tenho temor por bobagens registradas, tenho impressão que as histórias arturianas tem um quê de inspiração, em alguns aspectos, nas narrativas bíblicas sobre o Rei Davi. Atenção, em alguns aspectos... É um rei libertador, de grande popularidade, que por intervenção divina chega ao poder, com feitos maravilhosos (como a derrota de Golias para o jovem Davi, e a retirada da espada da pedra por Arthur), também liderando valorosos e famosos guerreiros (se Arthur tinha os Cavaleiros, você já ouviu falar dos Valentes de Davi e suas façanhas?), além de ter sofrido grandes tribulações no contexto familiar (Absalão e Guinevere para os respectivos reis).
Olha, são devaneios, oK! Brincando com a história, fictícia em Arthur e verdadeira em Davi em tudo que a Bíblia revela, o que creio firmemente.
Dá ou não dá para imaginar insight da construção do Rei Arthur nas narrativas sobre o Rei Davi...

Leitura em Macapá, contexto da pandemia...

Michelle Roque 22/06/2011

Resenha do livro Rei Artur - Thomas Malory
O rei Artur e seus cavaleiros da távola redonda é um conto clássico sobre um rei que viveu há muito tempo e que era amado pelo seu povo. Havia também os fiéis cavaleiros que foram conhecidos como os cavaleiros da távola redonda. O salão onde se realizavam suas reuniões tinha no centro, uma távola redonda onde somente os mais nobres deles se sentavam.

Os cavaleiros que quisessem ter um assento nesta távola tinham que conquistar este assento, conseguido por meio de uma ação nobre. Um dos cavaleiros mais famosos da távola redonda era Sir Lancelot. Um cavaleiro hábil e forte, que embora fosse muito fiel ao rei amava a rainha. Há também, muitos outros cavaleiros bravos que empreenderam muitas proezas audazes apenas por causa de seu querido rei.

Há também o personagem famoso Merlin o mágico, que também foi respeitado e amado por todos. O rei Artur tornou-se rei depois que conseguiu tirar a espada chamada Excalibur de dentro de uma pedra onde havia uma inscrição - “ aquele que conseguir tirar esta espada desta pedra será o rei de Inglaterra por direito.”

*Achei o livro bastante interessante pois prende o leitor do inicio ao fim. Uma obra trovadoresca, pois o teocentrismo (Deus é o centro do universo) é mostrado durante a leitura do livro. Embora sendo um livro resumido, a essência de Artur e seus cavaleiro permanecem. Permitindo ao leitor vivenciar um tempo que já há muito distante. Um enredo claro, um clássico eternizado, uma grande opção de lazer e descontração aliado à história do período.

Michelle Ramos Roque, 1º Colegial Azul, nº 19 .
Valeu, Mih!

Tais Zeni 22/11/2021

Os cavalheiros da Távola Redonda - Stella Leonardos
Uma boa versão da história do rei Arthur, porém trágica demais para meu gosto.
Morgana quase não aparece na história, Lancelot e Arthur parecem tolos que se deixam enganar facilmente.
Ser rei e cavalheiro não é fácil, deveriam ser mais inteligentes.

1 | 2 | 3 | 4