Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá

Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá Lima Barreto

Resenhas - Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá

stellivrostella 14/04/2024

Lima Barreto sendo muito afrente de seu tempo!
Representando o pré-modernismo, Lima Barreto dá um show de choque de realidade. Rompendo abruptamente com ideias parnasianistas, esse livro mostra na pele a vivência de Lima com o preconceito racial e elites cariocas.
Para quem não está acostumado, essa leitura vai ser um tanto cansativa, por isso recomendo a leitura de "O triste fim de Policarpo Quaresma" antes.
Para os fãs do Machado de Assis, esse livro é PERFEITO! Não só esse como todos do Autor.

Anninhalissie 07/04/2024

? A vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá
Li esse livro por pura obrigação da escola e do vestibular...
Achei que não foi surpreendente e legal, mas algumas reflexões são boas...

LIDO #10
NOTA: 3??
STATUS: NÃO FAVORITADO

Maria13052 04/04/2024

Chato
Eu li esse livro por causa da escola, entendo todas as criticas propostas por ele, mas o livro é surpreendentimento CHATO, cheio de palavras difíceis.

VitAria.Matuno 26/03/2024

É chato, mas o valor para a literatura é inegável. Não foi tão entediante quanto eu esperava, porque eu me via querendo saber mais sobre o protagonista. Tem um vocabulário desgastante e um ritmo de leitura um pouco lento, mas vale a pena.

Alice de copas 16/02/2024

Um livro de vestibular que cumpre seu papel como um livro de vestibular
Espero que em um futuro isso mude de vez

bia.cavenaghi 29/12/2023

Ruim.
Mais um que li esse ano por conta do vestibular, mas me arrependi profundamente. não consegui entender NADA da história. os personagens são confusos e as suas reflexões ainda mais. e quando o autor focava em narrar a geografia do RJ de forma mais ?poética?? HORRÍVEL. enfim, não recomendo a ninguém :(

Gaby Kolano 13/12/2023

Resenha de Vida e morte de Gonzaga de Sá
Sinceramente comecei odiando o livro, não compreendia quase nada da escrita além de não achá-la muito interessante, mas sempre levo minhas leituras até o fim. Assim sendo, dei um tempo e volteo a ler com mais calma e comecei a compreender melhor e, consequentemente, gostei muito dos últimos capítulos os quais compreendi quase inteiramente.
Futuramente pretendo reler.

David.tonet 14/09/2023

Grande
O livro esbalda filosofia, pensamentos e crítica de forma genial a sociedade brasileira da época, tudo isso sem perder a atualidade.

Brubis 28/07/2023

Livro de Vestibular
Li o livro por causa da escola e porque é leitura obrigatória da Fuvest. Então, sob a minha visão de estudante, achei o livro ruim.
A linguagem difícil deixa a leitura truncada e o enredo não é nada envolvente, só tem um monte de falas do Gonzaga criticando alguma coisa, mas é difícil de acompanhar o raciocínio. Tem também descrições do Rio de Janeiro, mas também são difíceis de entender as palavras usadas para descrever e é chato ler longas descrições.
Reconheço a importância e ousadia que o livro teve na época com as questões abordadas, mas mesmo assim o livro não me agradou.

bia 12/06/2023

Sinceramente?? eu gostei... nao é nenhum absurdo de maravilhoso mas é facinho de ler e ouvir o gonzaga falar merda o livro inteiro e o narrador (que agr eu nao lembro o nome ops) ficando irritado foi incrívelmente gostoso

Henggo 30/05/2023

Uma sátira contra a frivolidade
Um livro sobre um homem que não se encontra mais, nem consigo, nem com a cidade que o rodeia. Achei interessante como Lima Barreto desnuda o Rio de Janeiro, expondo, através do personagem Gonzaga de Sá, a frivolidade da sociedade e a hipocrisia que dominou as instituições políticas. O que temos aqui é uma crítica fincada em problemáticas que parecem estancadas no passado, mas ressoam na sociedade de hoje, principalmente quando pensamos na frivolidade que domina as redes sociais.. "Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá" impõe reflexões, convida a autocrítica, e essas duas características são um diferencial. Porém, a linguagem tornou a experiência um tanto cansativa para mim. Aínda mais porque o modo como o Gonzaga se expressa remete a uma outra forma de falar e de escrever, muitas palavras com grafias diferentes, e isso foi um complicador. Ao final, fiquei com uma sensação de cansaço e torcendo para acabar logo.

madu.marella 16/04/2023

Vida e Morte de Gonzaga blabla
Leitura obrigatória da escola e serio odiei, a escrita da época eh mt difícil pro meu vocabulário de qm le romance gay. E a história eh totalmente massante e chata tediosa, literalmente nn acintece nada interessante. bjs

Ari 03/03/2023

"The hero as man of letters"
O auge da personificação de um herói solitário por Lima Barreto. Nesta obra o protagonista escreve sobre seu estimado amigo Gonzaga de Sá; suas reflexões, ideias, elocubrações e opiniões sobre o porvir da sociedade que, naquela época, já mostrava traços da decadência que viria a ser a Respublik.

Há tempos queria ler tal livro. Que sensação boa saber que existiram autores que expressaram com genialidade o cerne das letras no âmago da literatura. A história de um país que poderia ser o que não é, graças ao repúdio ao decálogo e a crença no dinheiro pelo Estado. O Deus que foi trazido pelos portugueses não alcançou a maioria e foram esses que desperdiçaram a maior virtude de uma nação. Os antigos poderiam ter trilhado outro rumo mas preferiram o caminho do fracasso. O lucro e o ouro daqui tirados podem ainda surtir efeito na mão dos magnatas mas as vidas destes já não alçam grande voos.

"A felicidade final dos homens e o seu mútuo entendimento têm exigido até aqui maiores sacrifícios..."

Tatiane 01/10/2021

Posso dizer que nos últimos meses tenho lido a obra de Lima Barreto. Iniciei este livro, porém, um dos mais esperados por mim, em um momento não muito bom. Acostumada ao ritmo das outras narrativas dele, todas mais aceleradas, eu acabei não conseguindo tirar dessa obra, que percebi profunda, muito do que ela tem a dar. Terei de voltar a ela em outra ocasião.

Bárbara 05/06/2021

M J Gonzaga de Sá
É um livro nostálgico de um rio de 1900, filosófico com profundidade, mas é cansativo em certo ponto, acredito que por já se passar por dois livros do Lima Barreto

Ainda acho meio incerto o que pensar