O pirotécnico Zacarias

O pirotécnico Zacarias Murilo Rubião

Resenhas - O Pirotécnico Zacarias

Vanessa 30/08/2009

Resumindo: Murilo Rubião é um mineiro muito doido que criou um mundo a parte e tacou os personagens dele ali, ao Deus dará. Não tão abandonados, claro. Colocou um pouquinho de faz de conta, um pouco da realidade brasileira quase fantástica de tão absurda.
É quase um Cortázar tupiniquim

Obs: Aos que lerem esse e os outros de Rubião vão perceber que em todos os contos, as epígrafes são retiradas da Bíblia.
Era porque, segundo Rubião, a biblia sagrada é o maior livro de contos fantásticos que já existiu.

Ivan Picchi 16/03/2010minha estante
assim o é e sempre será =P

Dany.Marques 30/06/2021

Interessante
Comecei a ler o livro devido ao conto do pirotécnico Zacarias que gosto muito, mas não tinha conhecimento dos outros contos de Murilo Rubião. Gostei bastante da escrita e dos outros contos apesar de não ser MT fã desse gênero literário.

victor.victor.victor 21/08/2023

Finalmente li um bom número de contos do Rubião e começo a entender a literatura dele. Uma fantasia simples e seca, as vezes estranhamente bonita ou engraçada.

Os melhores;
O ex-mágico; Teleco, o coelhinho; O pirotécnico; Os dragões.

Os piores são os últimos (O lodo; A fila). 'Ofélia' também é mediano, e o único sem elementos fantásticos.

Daisy 02/06/2021

O Pirotécnico Zacarias
Murilo Rubião e sua deliciosa literatura fantástica percorre, juntamente com o leitor, um mundo absurdamente próximo ao atual, através de situações que deveriam pertencer somente à ficção. Destaque para Teleco o coelhinho, O ex-mágico da taberna minhota e Bárbara.

Ana 02/12/2017

Muito louco
Esse livro me causou muita estranheza, a começar pelo título, quando em 2003 o peguei na biblioteca da escola para ler. O que seria ''pirotécnico''?
Eu não sei nem o que me deu para de repente bater os olhos nesse livro e decidir que queria emprestá-lo para ler, acho que eu queria uma viagem literária fora do comum, queria viajar, sei lá. O que me surpreendeu foi ter gostado do livro, demais.
Os contos de Murilo Rubião brincam com a fronteira entre
fantasia e realidade, não raro fazendo com que a primeira surja do nada, em meio a última.
O conto do título trata da história do narrador- protagonista questionando-se
sobre a morte do “pirotécnico Zacarias”, dele mesmo, que voltando de uma festa certa vez, é atropelado, morto, mas continua vagando entre os ''vivos'', como se vivo ainda fosse. Surreal, mas não vou dar mais spoiler do conto aqui. Esse e outros contos de O pirotécnico Zacarias são leitura obrigatória para quem tem um certo tesãozinho por literatura fantástica. E por literatura em geral, claro.

Wanderreis 23/03/2019

Humor
Mais do que o fantástico, o humor é o elemento mais interessante na literatura de Murilo Rubião. Elemento que me parece negligenciado nos textos críticos sobre o autor.

Luis.Henrique 19/02/2020

um Murilo que era Rubião
pense na morte não como o fim e você se verá dentro desse fantástico conto do Murilo Rubião, que conta a historia de um morto, que morreu durante os fogos, mas o que vem depois da morte? leia o livro e descubra a penitencia desse pirotécnico Zacarias

Dressa 25/03/2020

Muito bom, contos curtinhos e com a narrativa bem fluida. Bom para aqueles que gostam da literatura fantástica e querem algo rápido de se ler.

Alberto 26/12/2021

Dragões, magos e metamorfos vagam pelas metrópoles do Brasil dos anos 1970
Os temas de Rubião são universais e contemporâneos: a viagem interrompida, a desorientação ante um destino que não se pode controlar, a construção infindável de uma obra cujo sentido não se entende, o anseio pelo que é impossível, a dificuldade de se tornar humano, a falta de controle do homem sobre sobre a própria "magia", que termina se voltando contra ele. Tudo isso é tratado em contos curtos e simples de estilo fantástico, onde nunca acontece o previsível ou o corriqueiro. São personagens inverossímeis (dragões, mágicos, metamorfos) inseridos em cenários urbanos realistas vivendo desventuras inexplicáveis. Parece que no fim todos procuram coisas simples, como um relacionamento amoroso comum, mas o absurdo do mundo é mais forte e todos são arrastados em algum enredo estapafúrdio e sem saída. Não me pareceu um contista tão sofisticado e munido de recursos como outros desse gênero, e suas imagens e enredos são um tanto esquemáticos. Mas é uma leitura agradável e que "cresce depois", no sentido de que suas imagens ficam reaparecendo em sonhos e cruzamentos casuais com outros livros. A edição que achei num sebo tem, como atrativo que por si só vale mais que o texto, as ilustrações de Elifas Andreatto.

lendo_e.viajando 07/05/2022

n curto muito contos, mas tive que ler "o pirotécnico zacarias" para um trabalho da escola, foi o único que li e não entendi nada

Rafaela.Rezzadori 12/04/2023

A fantasia de Murilo Rubião
Contos seguem sendo uma leitura difícil pra mim. Ainda assim, tenho aprendido a apreciar. Nessa coletânea, chamou-me a atenção a presença da fantasia, principalmente nos contos "Teleco, o Coelhinho" e "Os dragões". Vale a leitura!