O Último Adeus de Sherlock Holmes

Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Último Adeus De Sherlock Holmes

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Heliton 16/02/2020

Resolvendo aquele último caso antes de uma "aposentadoria".
"Minha mente é como motor acelerado, que se desintegra quando não está conectado com o trabalho para o qual foi construído."

Vila Glicínia; O circulo vermelho; Os planos de Bruce-Partington; O detetive moribundo; O desaparecimento de Lady Frances Carfax; O pé do diabo; e Seu Último Adeus são os contos presentes neste quarto volume da edição definitiva da Zahar de Sherlock Holmes na sequência em que foram publicadas originalmente na Strand Magazine.

Para quem busca por uma edição bem detalhada sobre as façanhas de Sherlock, taí um completo, fora as ilustrações durante os contos que reforçam ainda mais a leitura, assim como várias notas comentadas ao fim de cada uma delas. Ideal para quem está adentrando no mundo sherlockiano.

Alex 08/01/2023

O último adeus
Este, poderia ser o último volume, visto que ele se inicia falando da aposentadoria de Holmes.

Neste livro Watson rememora 6 contos antes do fim da carreira de seu amigo, e finaliza com, O Ultimo Adeus de Sherlock Holmes.

Um conto simples, curto, que foi publicado em meio à Primeira Guerra Mundial e a efervescência daqueles tempos. Holmes que era um herói nacional, obviamente deixou a aposentadoria para ajudar o premiê britânico.

Levei pouco mais de um ano para reler toda a obra de Holmes e Watson, são muitas aventuras, e não tive pressa. As notas de rodapé enriquecem muito a leitura, o mundo mudou, o transporte mudou, as vestimentas, os costumes, e tudo isso é muito bem esclarecido nas notas. Mas caso não tenha curiosidade, é possível ler apenas o texto corrido, a diversão é a mesma.

Se Dupin foi o primeiro detetive, precisamos tirar o chapéu para Sherlock Holmes, o príncipe da inferência que sobreveio.
Regis 08/01/2023minha estante
Parabéns por concluir a obra completa, Alex. ?

Alex 09/01/2023minha estante
Obrigado Régis. Foi uma jornada rsss. Agora vou pras obras da Agatha rsss.

Regis 09/01/2023minha estante
Sim. Vou começar ela esse ano. Na ordem, claro. Um dia eu termino.

Alex 09/01/2023minha estante
Sinceramente não gostei dessa ordem que fiz. A ordem de publicação é mais agradável e flui melhor.

Regis 09/01/2023minha estante
Farei isso com Agatha e Conan Doyle.

Marcus 10/04/2021

"- Qual é o significado de tudo isso, Watson? - proferiu Holmes, em tom solene, ao terminar a leitura. - Que propósito anima este círculo de desgraças, violências e terror? Deve tender a um fim. De outro modo, nosso universo seria governado pelo acaso, o que é inadmissível. Mas qual será esse fim? Eis o imenso, imutável e eterno problema para o qual a mente humana se encontra mais longe do que nunca de dar solução."

O penúltimo livro lançado do Sherlock Holmes, agora falta só um para eu ler e já estou sentindo saudades dos meus dois grandes amigos, Sherlock e Watson kkkkkk. E pensar que meu primeiro contato com o detetive não foi dos melhores, quando eu era adolescente e tentei ler Um estudo em vermelho que logo abandonei não chegando nem a um quarto da história.

Bem, o famoso detetive tem apenas quatro romances publicados e vários contos, essa obra O último adeus de Sherlock Holmes é uma coletânea com 7 contos do famoso detetive. Aqui descobrimos por meio de um prefácio escrito pelo próprio Watson que Sherlock está aposentado kkkkkk, isso mesmo, aposentado. Temos contos bem diversificados com direito a vodu (como diria o pica-pau, vodu é pra jacu), máfia (num belo estilo O poderoso chefão), espionagem (com um toque de Três espiãs demais kkkkk, zueira), todos eles com uma ótima dose de suspense e mistério onde conseguimos ver a sempre evidente sagacidade e genialidade de Holmes.

O último conto dessa coletânea nos mostra o último caso documentado dos dois amigos. Recomendo muito essa leitura, na verdade não só desse livro mas de todos os contos e romances de Sherlock Holmes que são incríveis. Logo logo lerei o último livro mas já sinto o aperto no peito da saudade que ficará de um grande personagem que não existiu mas que assim como muitos outros passou a existir dentro de mim. (foi um modo de dizer, não sou como o personagem de fragmentado kkkkkkkk, ou todos nós somos um pouco).

Bem, leiam Sherlock Holmes.

Bruno Mancini 09/01/2021

Mais que um cliche
"Elementar, Caro Leitor"

Gênero de literatura centrada e clara. Um deslumbre para se exercitar as pistas no texto, para, que sa, descobrir o "assassino", antes que o autor tenha lhe apresentado. Grata leitura.

Nícolas 15/03/2021

Mais um do detetive mais famoso do mundo
Neste livro de contos continuamos acompanhando os casos de Sherlock Holmes conforme relatado por seu fiel amigo Dr. Watson.

A parte ruim de contos é que as histórias nunca são tão profundas como gostaríamos.

Algumas das histórias deste livro são muito boas, mas algumas são terrivelmente previsíveis, o que fez cair a nota.

Joana 21/10/2023

Ler Sherlock Holmes depois de alguns anos é como reencontrar um velho e querido amigo.

Neste volume, estão alguns contos centrais do cânon sherlockiano, como "Os planos do Bruce Partington" e "Seu último adeus".

Excelente, como sempre.

William LGZ 26/02/2022

Passou de ano
Eu já estava com as expectivas lá em baixo depois de ver que a fórmula dos contos já estavam me enjoando um pouco mas até que duas histórias conseguiram me impressionar bastante das 7 que tem em minha edição. Porém, no geral, o livro apenas "passou de ano" pra mim.

Eu gosto quando as histórias de detetive que leio me dão ferramentas para que eu possa desvendar o caso junto ou que ao menos a narrativa consiga reter minha atenção pelas situações e personagens, na maior parte dessa coletânea ou Holmes puxa um dado desconhecido para resolver o caso ou não há nada de realmente surpreendente ou interessante no tal mistério.

Mesmo após tudo isso falado, ainda recomendo o livro. Acredito que mesmo que só dois contos tenham me agradado de verdade, os outros ainda tem um bom nível técnico e podem ser mais interessantes para quem realmente entre de cabeça e fique imerso, coisa que não fiz muito bem.

Nathane2 14/06/2020

Espionagem
Mesmo o autor revelando que estava cansado de escrever sobre os personagens, esse livro não é ruim. Destaco os contos do detetive moribundo, o desaparecimento de Lady Carfax e o seu último adeus. Segundo Dr Watson, Sherlock continua vivo e passa bem, está aposentando (nem tanto)! Hehehe

Mateus 01/09/2010

Os contos de Sherlock Holmes são os melhores e mais incríveis contos que alguém poderia ler. Diferentemente de outros livros, por mais que vamos lendo nunca nos cansamos da leitura. Sir Arthur Conan Coyle tem a arte de criar cada história bem diferente uma da outra, cada um com seu diferencial e pontos positivos. Mas uma coisa todas tem em comum: a perfeição. Sherlock Holmes é o maior detetive de todos os tempos, e temos provas disso em cada página do livro. Sua lógica e seu raciocínio são quase sobrenaturais. Quanto mais eu lia, mais eu ficava assombrado com seus feitos. Por isso, O Último Adeus de Sherlock Holmes, ao lado de todos os outros livros do grande detetive, está mais do que recomendado.

Sah 21/02/2020

Outro clássico
Sherlock é Sherlock e apesar do autor estar farto do seu personagem, ele ainda tinha boas histórias para contar. Nenhuma tão genial quanto nos livros anteriores, mesmo assim valeu muito a pena ler as últimas aventuras de Sherlock Holmes e Watson.

clara marinho 18/10/2023

Esse foi o último livro do cânone sherlokiano que eu li
foi uma leitura rápida e assim como a maioria dos outros livros da coleção ele é um conjunto de contos
esse aqui foi um dos livros que eu mais gostei, tem contos muito bons que realmente me incentivaram a entender a história e afins
meu conto favorito foi "o pé do diabo", enfim, gostei muito ?

ekatherinah 23/01/2023

achei que nunca conseguiria dar 4 estrelas pra Sherlock
Nossa, eu me diverti demais com esse livro. Senti ele diferente dos anteriores, mas não sei o motivo, só sei que me agradou mais. Percebi que nas histórias desse compilado um fator em comum é a representação de algo estrangeiro seja como elemento principal seja como um elemento nos contos (contei uns 4 contos com isso). O último conto foi um triunfo e acho que deve ser lido como o último conto de Sherlock, porque é um desfecho maravilhoso e divertido.

Claire Scorzi 10/04/2014

Um Sherlock Holmes mais velho e sempre inigualável
Reunião de algumas das últimas aventuras de Sherlock Holmes publicadas em livro em 1917, contém oito contos. Destes, vale destacar "Os Planos do Submarino Bruce-Partington", aventura em que reencontramos Mycroft Holmes, o irmão mais velho de Sherlock, e cuja solução do mistério é engenhosa; "O Pé do Diabo", outro dos contos sherlockianos com um toque de gótico (a exemplo de "O Cão dos Baskervilles" e de "A Faixa Malhada") e que para os fãs da dupla Holmes & Watson traz atrativos especiais, ao revelar um Sherlock inesperadamente afetuoso; e "O Detetive Agonizante", autêntica farsa do maior detetive de todos onde seu empenho em apanhar o assassino não poupa sequer seu melhor (aliás, único) amigo...
Um desfile de ótimas histórias que culminam na última aventura (cronologicamente falando) de Sherlock Holmes registrada: passada em 1914, mostra Holmes atuando nos bastidores da Grande Guerra que se aproxima da Europa: "Seu Último Adeus".

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6