Síndrome do Pânico

Síndrome do Pânico Gugu Keller

Resenhas - Síndrome do Pânico

Carla Martins 02/01/2013

Informativo e biográfico
Levei o livro junto comigo para um final de semana agradável na montanha. Fui para Campos do Jordão e achei que conseguiria um tempinho durante o dia para começar o livro.

Começar?

Sim, realmente comecei a lê-lo. Comecei e terminei. Quando dei por mim, chegava ao fim da história, algumas horas depois. O livro te consome, te envolve, parece te abraçar e convidar o leitor para ficar mais um pouco, até que, quando você percebe, terminou a última página.

Acho que a maneira como foi escrito, livre de qualquer enrolação ou floreios, completamente sincero, verdadeiro e objetivo contribui para isso. O autor acaba parecendo um amigo seu, que te escolhe para desabafar sobre algo importante que aconteceu na sua vida.

Mais do que um livro que prende a atenção e que é muito bem escrito, Síndrome do Pânico informa, despe o leitor dos preconceitos que por ventura existissem sobre a doença, explica tudo o que envolve o mal, tanto para o doente quanto para quem está em volta, como a família e os amigos.

Aprendi, entendi, admirei, chorei e torci muito para que o final da história fosse recheada de esperança e de vitórias.

Sabendo que esse tipo de síndrome é cada vez mais comum e parece ser um dos mals que veio junto com o século XXI e com a vida moderna, é extremamente importante conhecer os sintomas e depoimentos de quem já passou pela experiência. Sendo assim, leia Síndrome do Pânico assim que puder. Mais do que uma boa história, é um depoimento. Mais do que um entreteimento, é um aprendizado.

Nas minhas buscas pela grande rede, encontrei um site muito legal que reúne depoimentos de pessoas que tiveram contato com a SP. Para quem quer saber mais ou tirar dúvidas, vale a pena conhecer o blog.

Sobre o Autor

Dessa ver, ao invés de falar sobre a carreira do autor, resolvi me apoderar da descrição que o próprio Gugu faz de si mesmo, em seu blog:

"Eu sou um indolente produtivo, um subversivo educado, um guerrilheiro carinhoso, um comungante solitário, um psicopata inofensivo, um deprimido sorridente. Sou apenas do meu nada testemunha às avessas."

Lourdes 21/05/2020

O autor começa relatando sua primeira crise de ansiedade,como pensou ser um ataque cardíaco. Depois sua procura por respostas na medicina convencional e alternativa, e sua frustração em obter resposta . Então o isolamento,  o preconceito,  se sentir um fardo para a família e a depressão.
Enfim descobre q sofre de Síndrome do pânico,  mas tbm tem preconceito com antidepressivos e não acha-se capaz de superar seus medos.
Um relato cru sem enrolação de uma pessoa que sofreu com a Síndrome do pânico e superou isso.

Lelinha 03/02/2023

O medo pode ser superado!
Basicamente é um relato do autor sobre momentos de terror que ele passou no qual, o mesmo afirmava com todas as forças ter um ataque cardíaco.
Com o passar do tempo, descobre-se que é preciso enfrentar o medo e que fazê-lo é libertador.
É um livro que dá um norte, uma noção às pessoas de que existe uma luz no fim do túnel.
Bastante interessante e informativo.
Lições que peguei pra mim: É necessário desafiar os próprios limites, não deixar o medo tomar conta.
Você é mais forte que ele!
"Só se vence o medo fazendo o que se teme!"
jusqua 03/02/2023minha estante
??

Flavio 29/04/2013

Antes de qualquer coisa, Gugu Keller não é um médico ou especialista, e muita coisa foi aprendida sobre a síndrome do pânico desde os anos 90, quando o livro foi publicado. Esse aviso é importante para que ninguém espere encontrar informações médicas atualizadas sobre a doença, seu diagnóstico e tratamento.

O livro é um depoimento de alguém que foi vítima da síndrome numa época em que a doença era praticamente desconhecida. Relata a via crucis em busca do diagnóstico, passando por terapias alternativas, etc. Depois as dificuldades do tratamento, o preconceito das pessoas, etc.

Retrata o drama de quem passa pela doença e ajuda a quem está próximo a entender isto melhor. Depois de ler, fiquei pensando também em quantas pessoas foram vítimas sem saber o que estava acontecendo. Mesmo hoje em dia, quanto mais informação tivermos, melhor.

Lari 31/08/2021

Esse livro narra a experiência do autor com a síndrome do pânico em um contexto onde era pouco falado e sabido sobre o assunto.

É de extrema importância esse assunto para a identificação de quem porta a síndrome e que saiba que há solução e para exercer a empatia com o outro. NUNCA SABEMOS O QUE SE PASSA COM O OUTRO. É importante nos lembrarmos todos os dias q não temos o direito de julgar o outro, ademais a dor do outro é só dele.

Super recomendo apesar de causar um pouco de ansiedade frente aos eventos relatados.

Rebeca 01/09/2021

Considerações
O livro tem uma leitura muito fácil, apesar de se tratar de um tema complexo. Gugu descreve com muita riqueza os detalhes da Síndrome do Pânico, ou seja, de suas crises. Alguns pontos me chamaram muita atenção. Primeiramente, o fato de como o diagnóstico de uma doença psíquica é um tabu, assim como os medicamentos utilizados para tratá-la. Esse preconceito com os próprios medicamentos facilita com que o paciente ache que pode parar a medicação por contaa própria, e isso pode agravar ainda mais os quadros, tal qual relatado por Gugu, que ao interromper os remédios sem orientação psiquiátrica, sofre a pior crise que já teve.
Também é percebi como é comum que a pessoa interrompa o processo terapêutico uma vez que começa a se tratar com o psiquiatra, o que não é nada recomendado.
O relato da mãe e da briga entre Gugu e ela foi bem forte. Ao mesmo tempo que mostra a angústia dele que foi diagnosticado, mostra o lado da mãe, que não conhecia a condição e não sofria dela, mas precisou se adequar. Na briga, dá pra perceber que tinha muita culpa envolvida, de ambos os lados. Dele por fazer a mãe ficar de uma certa forma presa, e por se sentir dependente e da mãe por se sentir estafada de ter que cuidar do filho e de ouvir os comentários de terceiros.
Interessante também ressaltar que os exercícios de exposição podem causar mais angústia no sujeito, então é necessário observar cada caso.

Mr. Torres 08/05/2020

Leitura necessária
Não posso dizer que é um dos melhores que já li, mas sem dúvidas é uma leitura necessária!
Trata-se de um autorelato que nos mostra na prática o que é sofrer deste mal. Acredito que a leitura possa trazer um olhar mais humano, atento e condescendente com quem sofre, ao mesmo tempo que trás esperança para quem vivencia na pele este conflito.
A forma como o autor relata faz com que seja devorado em pouco tempo, já que também é curto. Enfim, leiam, vale a pena!!

Heloise.Alves 26/05/2020

Muito interessante!
O livro foi mais do que eu esperava! Gostei muito do relato do Gugu sobre o que aconteceu com ele e como ele lidou com isso.
Uma parte que me assustou muito foi quando ele colocou no livro um diálogo entre ele e sua mãe quando ele passava por essa crise.

Sofista Prateado 23/08/2020

Leia e preste atenção!
A enfermadidades do corpo são diferentes das enfermidades da mente. A gente se sente vulnerável, confuso, com medo e muita coisa não faz sentido racionalmente. A obra explora isso com uma narrativa simples, real e pé no chão!

Juu 12/11/2020

um relato cru e verdadeiro...
um relato cru e verdadeiro de alguém que sofreu síndrome do pânico.
para mim, ler cada página desse livro foi um desafio. saber que algo assim pode influenciar tanto a vida de uma pessoa me assusta. por fim o relato de uma conversa dele com sua mãe foi o ápice. devia ser um verdadeiro inferno para os dois.
adorei a escrita clara e objetiva de gugu, adorei ter lido esse livro e creio q ele tenha clareado muito mais a minha mente sobre isso :)

antoniomarques 01/09/2021

Depois daquela noite eu nunca mais fui o mesmo
Muito interessante olhar de perto o sofrimento de um paciente com síndrome do Pânico. A compreensão da angústia do Gugu em querer se livrar da doença e o impacto que a síndrome deixou na sua personalidade são pontos essenciais.

belbnv 04/06/2021

Informativo
O livro é muito certeiro no que diz respeito a passar ao leitor o que um paciente com síndrome do pânico experiencia no auge de sua agonia. O relato da mãe no final torna tudo mais real e pessoal, também. Muito bom!

Amanda.Farias 29/03/2022

Muito bom.
O livro tem seu valor. Para quem já sofreu ou sofre de transtornos de ansiedade pode ser bem angustiante a leitura. Mas vi como um livro que dá suporte aqueles que estão acompanhando alguém que sofre de transtorno do pânico; para compreender o sofrimento daquele sujeito. Leitura rápida, prática e fácil.