Orixás!

Orixás! Monica Buonfiglio

Resenhas - Orixás!

Dyonathan 03/05/2017

Negligencia, falta de fundamento e desrespeito a tradição dos Orixás.
Na busca de referencias para o meu prejeto de TCC, encontrei o livro de Monica Buonfiglio na biblioteca da universidade. Inicialmente achei o livro interessante, a autora pareceu ter profundo conhecimento na tradição dos orixás, porém ao decorrer da leitura, uma decepção atrás da outra. É inaceitável como ela deturpou a liturgia do culto aos orixás, a mesma, que por um tempo teve uma vivencia no candomblé (na qual acredito que saiu mais para não cumprir com suas obrigações do que aquele papinho do sacrifício animal, afinal, demonstrou desde o começo que queria se governar, algo difícil para quem até a obrigação de sete anos têm etapas e ritos a serem cumpridos dentro da roça de candomblé). Buonfiglio profana o oráculo (Merindilogun – jogo dos 16 búzios), ao ensinar que qualquer um pode fazer a sua interpretação e possuí-lo. Será que ela esqueceu que para isso é necessário o individuo ser iniciado nos mistérios dos orixás, receber o oráculo das mãos de seu sacerdote no rito de entrega do deká após a obrigação de sete anos, fora esse, muitos outros erros gravíssimos que afronta a todos que levam as religiões afro-brasileiras a sério e a própria tradição. Infelizmente quantas pessoas leigas devem estar se prejudicando por causa das palavras vazias dessa mulher.
Bàbá Dyonathan t’Oyá – Sacerdote do Ilé Asè Aféfé t’Oyá. Templo de Culto de Tradição a Orixá e Encantaria Nàgó.
Leo freire 03/05/2017minha estante
Axé meu irmão, infelizmente achamos muitos livros escritos por pessoas totalmente incapazes de opinar sobre nossa fé, mas fazer o q? Temos q continuar lutando e mostrando q nossa religião eh maravilhosa.

Dyonathan 03/05/2017minha estante
Motumbá Asè Leu. Sim, tem muitas coisas ruins e sem fundamento publicada sobre a nossa religião, de longe, esse foi um dos piores livros que já li. Normalmente me abstenho de fazer esses comentários, mas fiquei muito chateado pela maneira que a autora brinca com algo tão sagrado. Abraços.