Tio Herói

Tio Herói Mário Goulart

Resenhas - Tio Herói

Maria 14/01/2022

Um livro leve e que você tem vontade de continuar lendo. É bem rapidinho de ler e algumas partes são bem divertidas.

Beta 14/03/2011

Existe hoje um movimento sensível dos escritores nacionais, para uma escrita aberta, coloquial, bem tranquila, como uma conversa entre amigos. Eu, particularmente gosto muito deste tipo de leitura, parece que o autor está muito além das páginas lidas, ele está ao nosso lado, contando a história...
O livro de Mário Goulart é exatamente assim. Uma delícia de leitura, que vai para o top livros do Mix, com certeza!

Prêmio 30 anos FNLIJ
Prêmio Jabuti Autor Revelação
Doga, Huba, Betinha, mãe, pai e Tio Plácido são os personagens centrais da obra. Em torno deles, as histórias familiares, as brincadeiras, as atividades escolares e as traquinagens acontecem.
Viajar na história de Huba e sua família é voltar no tempo, reviver pedacinhos da infância e terminar o livro querendo ler mais a escrita leve e simples de Mário Goulart.
O autor nasceu no Rio Grande do Sul, em 1951. No início da obra ele explica que sua família inspirou a história. E eu digo: viajei no tempo e voltei um pouco na minha infância. Fenomenal!

Tio Herói. Mário Goulart. Ilustrações de Robson Araújo. Editora Dimensão. 16x23cm 80pp 26,00

Marcia 11/04/2011

Autor: Mário Goulart, nasceu em Uruguaiana RS, em julho de 1951. DEsde 1966 reside em Porto Alegre, onde trabalha como jornalista e escritor. Publicou pela Dimensão Pê da Vida e Tio Herói. Este último foi vencedor do Concurso Leterário 30 anos da FNLIJ, recebeu o selo Altamente Recomendável, também da FNLIJ, e o prêmio Jabuti na categoria;Autor Revelação.

Parecer: Logo no começo da história eu soube o porque ele foi classificado como altamente recomendável. São exatamente 93 paginas que leva qualquer um de volta a infância.

A narrativa é tão intima( isso mesmo) parece que o autor esta sentado ao seu lado, que se fecharmos os olhos conseguimos ver os personagens desfilarem em nossa frente. Adorei conhecer cada um dos personagens que são eles:

Tio Plácido, Doga, Huba, Betinha, mãe e pai. Ler a história de Huba e sua família é voltar no tempo, aquele já esquecido, é reviver passagens da infância as mais simples,mas que com sua narrativa tornan-se as mais belas. Os capitulos ou sumarios são separados o primeiro é: O MOSTRO depois A FAMILIA, A MOSCA, OS SONHOS, IDEIAS, O OUTRO POR DENTRO são muitos só lendo para entender TIO HERÓI. Terminei a leitura com pesasr, queria mais. As brinacadeiras descritas ( tipo fazer da escova de dentes do pai de aviãozinho) as atividades e dias na escola é onde o autor faz as coisas acontecerem… Super Recomendado!