Um Curso de Cálculo

Um Curso de Cálculo Hamilton Luiz Guidorizzi

Resenhas - Um Curso de Cálculo

Jeremias 08/04/2012

desabafo
todos sabemos o quanto a matematica causa pavor na maioria das pessoas, quem nao se lembra das inumeras dificuldades e transtornos em aprender as varias formulas (que dizem servir para simplificar) la nos principio do colegial?! Não se assuste com o tal do Calculo isso piora e muiiiito. Na busca desesperada por aprender o assunto seguimos a indicação de um professor e adiquirimos este livro. Bom! até o momento o livro tem se apresentado péssimo no quisito ENSINAR, a palavra didática passou longe, são numeros, formulas , setas jogadas paginas após paginas sem nehuma explicação,os resultados dos exercicios aparecem como passo de magica, sem nos dar a indicação de onde vieram, o livro é ótimo pra quem ja sabe o assunto, pois contem inumeros exemplos de problemas, entretanto é muito ruim pra quem quer aprender e tem pouco conhecimento ou nenhum, ele é extremamente confuso, é igual aquele professor que tinhamos que quando explicava o assunto ficavamos completamente absorto sem entender nada.è incrivel como alguns professores desconhecem o significado de " passo a passo" e pior eles ainda se atrevem a escrever seus livros como se estivessem dando aula, resultado ...aconfusão que antes era falada agora se eternizouna escrita .... Particularmente acredito que professores de matematica nunca ouviram falar de PIAGET, VIGOTSKY, PAULO FREIRE entre outros ...
Lucas 14/04/2012minha estante
Quando estava atras de um livro de cálculo me deram duas opções:
Guidorizzi que contém MUITOS exercícios, porém a explicação é resumida ou Stewart que tem uma explicação mais detalhada...

Eu particularmente gostei do Guidorizzi, ele não explica de forma detalhada mas faz o essencial: prova de forma rigorosa tudo o que é dado e possui muitos exercicios.

Creio que o ideal é usa lo como suporte junto com o livro do Stewart.

Natália 06/01/2015minha estante
Concordo com o Lucas. Ele é muito bom por conter bastante exercícios, fora que quando você tem um certo domínio do conteúdo, ele explica o porquê dos cálculos serem assim, fora que para mim ele é excelente por trabalhar com todas as funções trigonométricas.

Raul 04/04/2015minha estante
O livro é muito bom. De fato, dificulta em algumas partes, mas nada de tão dramático -- corra para o Leithold ou Stewart em alguns pontos.
[Também acredito que professores de matemática nunca ouviram nada do Paulo Freire e companhia... Imagina como seria se tivessem ouvido? A Matemática do Oprimido... Poupe-nos disso.]

val silva 05/09/2016minha estante
Para Baixar este e muitos outros livros Grátis acesse nosso site http://http://livrosgratisbibliotecaonline.com/

Esta é uma dica Ouro para quem Gostar de ler livros Grátis...

Lucas799 24/04/2024minha estante
Livro muito bom para aqueles que querem estudar principalmente derivada e integral.
No quesito de limite prefiro inicialmente o do stewart para depois ir para o guidorizzi

Riquele 17/09/2022

não é perfeito mas ajuda
Obviamente não li esse livro fielmente todas suas paginas, mas quase todos os capítulos em que eu precisei me ajudaram até que muito. Agora que passei em cálculo só me resta a agradecer kkkkkkk.
Não é um livro perfeito que vai te fazer entender cálculo da noite pro dia (óbvio) mas pelo menos tem muitos exercícios e as respostas no final, o que da pra praticar e aperfeiçoar nos benditos limites e derivadas e todos as operações presentes. Algumas explicações são boas outras péssimas, as vezes simplesmente era uma linha só de explicação e o resto de exercicios sem sentindo algum e que não tinha passo a passo da solução ( o que é uma droga pra quem ta aprendendo) mas ao longo ajudou sim, pra quem for fazer cálculo e teve um ensino médio fudido como o meu (nem eu sabia q tinha tido um ensino medio / fundamental com um defict tao grande em matemática, até fazer calculo ) recomendo de primeira ja ler o primeiro capítulo SÉRIO! não pula nada leia tudo!! e depois vai estudando juntamente com o prof (recomendo ver antes, pra não ficar tão perdido nas aulas como fiquei). outra dica pra quem odeia matemática e quer passar em cálculo é : VIRE MESTRE EM FATORAÇÃO, RACIONALIZAÇÃO, DIVISÃO DE POLINÔMIOS e em encontrar o DOMÍNIO de um função ??pq isso é o basicooo, vc tem q só de olhar saber pra poder continuar (acredite é "possível"). E por fim a última dica é faça MUITO exercício.

FabrAcio.Kalfels 10/02/2020

O mais lido na USP e não é por acaso
Um excelente livro de introdução ao cálculo para quem não cursa algo extremamente teórico e não tem ainda a visão do que é a matemática a nível superior. Esta resenha não satisfará à participantes da OBMEP e OBM antigos, lamento, e eles também saberão disso.
Trará uma quantidade muito grande de exemplos que ajudarão a fixar na mente todo o conteúdo do cálculo 1, caso haja dúvidas, os livros como do Stewart, poderão ajudar mas não creio ser necessário. Estudantes mais hard (dica de amigo, tome cuidado em ser hard nos primeiros meses para não se frustrar) podem optar pelo consagrado livro do Apostol em seu primeiro volume com tradução péssima, mas que ajuda e é fenomenal, Courant é um pouco mais teórico que o Apostol e Spivak é o Boss de quem joga o game do Cálculo 1 no modo professional com a faquinha (você, estudante de exatas deve saber do que estou falando, caso contrário pergunte a um fã de Resident Evil como seria essa experiência).
Ademais, os anexos dificultam bastante quem quer se dificultar. Os exemplos do livro do Guidorizzi, como em todos dos quatro volumes sobre cálculo, simplesmente salvam antes de provas e em aprender o conteúdo.
Recomendo a compra dos quatro caso entre nessa jornada.

Kelvin 29/01/2023

sobrevivi ao primeiro semestre
obrigado guidorizzi por me ajudar a passar em cálculo, eu não faço ideia se vou usar ele em cálculo 2 mas se tiver eu não acho ruim

Felipe 16/06/2015

aprendi muito.

val silva 05/09/2016

Esta é uma dica Ouro para quem Gostar de ler livros Grátis...

Cintia 25/12/2022

Guidorizzi
Melhor livro em questões de exercícios, tem questões que fazem a cabeça ficar saindo fumaça, mas é o que mais desenvolve cálculo e traquejo para resolução dos mesmos.

1 04/07/2023

Ótimo livro
Ótimo livro para estudar a disciplina. Creio que um dos melhores e mais didáticos da área. No cálculo nunca podemos nos contentar com apenas uma referência!

Gabriel1994 25/01/2024

Melhor Livro de Calculo
Geralmente as pessoas dizem que é um livro bem difícil, é verdade, no entanto, o livro cumpri o propósito dele de ensinar calculo com todo rigor matemático necessário. Na parte de taxa de variação, senti uma dificuldade por não ilustrar bem, com um suporte do livro do Anton possibilitou um bom suporte para esse tópico.
Se eu fosse professor, pegaria questões desse livro pra prova hahaha