A Vida de Galileu

A Vida de Galileu Bertolt Brecht

Resenhas - A Vida de Galileu

skymae 16/05/2022

é um bom livro.

retrata o galileu como, além de um cara a frente de seu tempo, uma figura irônica, o que adiciona um pouco de humor à história. traz algumas frases reflexivas, que dão pra encaixar no nosso contexto histórico atual, se parar pra pensar sobre.

Jéssica Pereira 06/10/2021

Assustadoramente contemporâneo
O livro conta a história de um cientista real que enfrenta tantos desafios em outra época de nossa história quanto diversos cientistas enfrentam hoje, a comparação se torna inevitável, tornando a leitura assustadoramente contemporânea.
Galileu se vê encurralado entre exercer seu papel no desenvolvimento científico no campo da astronomia, não morrer de fome e não ser morto pela Igreja Católica. Li cada página de uma forma muito fluida, leitura divertida e leve.

Francine Nunes 19/09/2021

Comecei a ler esse livro com um pouco de receio, mas já nas primeiras páginas percebi que iria fazer uma leitura rápida e prazerosa.
Recomendo.

Kiara25 21/01/2021

Um estilo bem teatral
O livro entra no meio de minúcias, indo muito mais além do que eu imaginei que seria inicialmente. Ao invés de me deparar com apenas alguns grandes pensamentos de Galileu, encontrei parte de uma trajetória e vida. O que na verdade, só acrecenta ao livro e é um dos detalhes que torna essa obra mais singular. Além disso, o estilo é bastante teatral.

Mas não irei mentir aqui: a leitura foi bastante arrastada e em algumas partes eu sentia que nem sequer saía do lugar (espera aí, eu to lendo as mesmas páginas de novo ou é só impressão?). Me peguei viajando mais de uma vez e precisando voltar desde o início do parágrafo de novo. Outras vezes eu até desistia de voltar e seguia assim mesmo (culpada).

Li através de uma recomendação do meu professor de Psicanálise, o que pode ter contribuído pra minha falta de empolgação, em grande parte (apesar de não ter sido obrigada a fazer isso, foi só uma sugestão mesmo). Mas posso enchergar a importância da narrativa por essa visão dos fatos para a ciência.

Nado 20/12/2020

O texto é bom e tem diálogos marcantes com muitos personagens, porém a obra não funcionou muito bem pra mim. Foi interessante essa visão da história de Galieu Galilei com a constante perseguição que ele passou no período da Santa Inquisição, mas eu tenho uma construção diferente das passagens de Galileu, mais histórica e não tanto teatral.
Recomendo a leitura para quem quiser conhecer por outra vertente a vida de um dos maiores cientistas de todos os tempos.

@umliterario 11/11/2020

Resenha de A Vida de Galileu
Sobre ciência e o monopólio da igreja católica antigamente. Nessa obra, acompanhamos a cuca de Galileu Galilei, cientista que fez várias descobertas a respeito da terra, do sol e sobre o sistema planetário.

Um livro bom e que trás reflexões sobre a opressão e manipulação da verdade.

augusto.defragacardoso 02/08/2020

Galileu
Bertold Brecht conta a Vida de Galileu, cientista que mudou a percepção que havia da ciência. Uma vida muito interessante. E pensando na história de um personagem, perseguido por buscar a verdade, como esse podemos refletir também sobre o presente.

Patricia Falcao 19/06/2020

Ir além
?A melhor bota eles pagam a quem dá o maior passo. É preciso acompanhar os tempos, meus senhores. É preciso abandonar as costas, ir para alto-mar.?

Laura.Matos 31/10/2017

ótima leitura
É um livro muito bom que retrata de perto a vida de Galileu, suas descobertas e dificuldades da época em assumir sua curiosidade e paixão pela ciência. Excelentes colocações filosóficas e sociais ao longo do livro, além de breves explicações científicas e como surgiram alguns dos nossos princípios que aceitamos sem questionar hoje em dia. Muito interessante, vale a pena conferir!

nic_okumura 09/09/2016

3.5