A Era das Revoluções

A Era das Revoluções Eric J. Hobsbawm...

Resenhas - A Era das Revoluções

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Clio0 13/04/2021

Esse é o primeiro volume da tetralogia (Era do Capital, A Era dos Impérios e A Era dos Extremos) escrita por Hobsbawm.

Por ser um de seus trabalhos iniciais na tentativa de facilitar o acesso aos estudos acadêmicos, A Era das Revoluções termina sendo um tanto seco, devido a grande quantidade de análises apresentadas e ao seu conteúdo denso.

O autor também parte da premissa que muitos dos conceitos e fatos históricos já são conhecidos pelos leitores - o que ele não está errado, pois a noção básica é apresentada nas escolas - então, pode ser necessária uma visita a algum livro de referência ou um papo com aquele antigo professor de História.

Hobsbawm, declaradamente marxista, foca-se principalmente na Revolução Industrial - embora haja certa atenção para os aspectos sócio-culturais. Contudo, esse livro é muito criticado pela análise da Rússia de Stalin; alguns chegam a assumir que o historiador defende tal Estado. Em minha opinião, há mais uma defesa do modelo socialista do que propriamente do modelo stalinista, mas isso deve ficar a critério de quem lê.

Por fim, vale lembrar que esse livro, embora didático, não é uma enciclopédia e condensa um período extenso em menos de quinhentas páginas. Decididamente, não é uma leitura de um único fim de semana.
dorytitubeante 13/04/2021minha estante
Mds, suas resenhas são INCRÍVEIS

Lista de Livros 28/08/2014

Lista de Livros: A Era das Revoluções, de Eric J. Hobsbawm
“Sob qualquer aspecto, a revolução industrial foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades.”
“Brevemente as nações esclarecidas colocarão em julgamento aqueles que têm até aqui governado os seus destinos. Os reis fugirão para os desertos, para a companhia dos animais selvagens que a eles se assemelham; e a Natureza recuperará os seus direitos.”
(Saint-Just - 1793)
“Não é verdade que a guerra seja determinada por princípio divino; não é verdade que a terra tenha sede de sangue. O próprio Deus amaldiçoa a guerra, como o fazem também os homens que a empreendem e que a suportam em secreto horror.”
(Alfred de Vigny)
Mais em:

site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2014/08/a-era-das-revolucoes-1789-1848-eric-j.html

Andre Amaral 19/08/2009

Este não é um livro para aprender o que aconteceu na época citada. O autor parte da premissa que o leitor já tenha um conhecimento bom do tema, de forma que ele cuida de comentar e analisar as consequências especialmente da Revolução Francesa e da Revolução Industrial.

De maneira geral isso não é um grande problema. O que pega um pouco mais é que ele exige um conhecimento mais aprofundado ao citar autores, pensadores e artistas da época como se estivéssemos familiarizados com a obra de todos eles. É preciso um repertório extenso pra acompanhar e não deveria ser o caso de um livro que não pretende ser acadêmico.

De toda forma, a análise é bastante ampla e ajuda muito a compreender porque o mundo mudou tanto nesse período, não apenas as nações mas, principalmente, os indivíduos.

Ogaiht 13/10/2021

Uma Era Realmente Revolucionária
Este A Era das Revoluções é o primeiro volume da coleção ?Eras? escrita por Hobsbawm. Aqui, ao longo de mais de 500 páginas de leitura bem densa, o autor nos apresenta uma imensa quantidade de informação sobre o período entre 1789 e 1848. É durante esse período que ocorrem as duas grandes revoluções na Europa: a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Esse acontecimento, também chamado de revolução dupla, mudaria o mundo para sempre. Essas duas revoluções representaram o fim definitivo dos vestígios do feudalismo na Europa, a decadência do Antigo Regime, as ascensão da burguesia, um grande salto no desenvolvimento das ciências. Foi também um período de extrema pobreza, pois com a industrialização e urbanização, milhares de camponeses migraram para as cidades para trabalharem várias horas por dia em péssimas condições. Estava assim se formando a classe proletária, que em alguns anos mais tarde, teria participação em grandes eventos no continente que mudariam sua história. Esta é uma excelente leitura, mas creio que seja mais recomendável aqueles com conhecimento mais avançado em história para poderem digerir tudo o que é discutido no livro.

Tefis 19/05/2021

Um livro para introdução a dupla revolução
Hobsbawm é um historiador com uma escrita muito sensível ao público leigo, em A era das Revoluções ele trás os diversos aspectos da temporalidade de 1789-1849, mostrando como era, como foi durante a revolução industrial e francesa e finalizando com as diversas transformações advindas desses movimentos.
Excelente obra!

Lucas 28/03/2021

Leitura incrível
Neste primeiro volume da série Eras, Hobsbawn analisa a conjuntura que levou às revoluções industrial e francesa, bem como suas consequências, até o ano de 1848, que marcou a eclosão de diversas revoltas populares em toda a Europa. O livro consegue aliar conteúdo aprofundado, leitura simples e objetiva, e o entrelaçamento de diferentes fenômenos, nos mais variados espaços e tempos. Em um parágrafo, Hobsbawn é capaz de oferecer contexto e conectar tudo que ocorrida em diferentes países do mundo à época, na sociedade, economia, política, ciências, artes; situando o leitor e oferecendo sua explicação das causas e consequências das mudanças que ocorriam.

Albuquerque 09/05/2013

Denso
Um livro de inegável valor histórico, que traz comentários sobre vários aspectos do período de tempo estudado (principalmente socio-econômicos).

Pontos fortes:

- Reflexão densa sobre o Capitalismo e o Socialismo;
- Análise do início dos movimentos sindicais e das teorias revolucionárias (comunismo, anarquismo);
- Estudo sobre a aplicação prática das teorias preconizadas na época;

Pontos fracos:

- Leitura rebuscada, é preciso muita concentração para acompanhar o pensamento de Hobsbawnm em algumas partes, fora as citações incontáveis de outros autores (muitos mesmo, alguns desconhecidos do grande público), como se já conhecessemos todas as teorias de cor.

Cintia295 28/06/2021

Essa resenha será bem pequena pois na minha humilde opinião teria que ler, reler esse livro várias vezes, pois foge totalmente do que costumo ler, pesquisar, nunca fui muito fã de História(época de escola), agora está fazendo falta e estou começando aos poucos.
Então esse foi o primeiro, é interessante, aprendi ou lembrei de algumas coisas. Mas acredito que deixei passar várias outras coisas kkkk.
Recomendo para quem gosta desses temas.

João 16/05/2023

Um bom livro que passa pela revolução industrial e francesa. Requer um conhecimento básico do leitor sobre tais assuntos, para maior aprofundamento na obra.

Gregori Pavan 27/06/2020

Não cometa o erro - como eu - de imaginar que você vai pegar o livro, ler e entender numa boa. Não vai!
É um livro denso. É um livro antigo, lançado em 1962, com uma escrita mais formal.
O autor parte do pressuposto que você já entende bem todos os temas e o período abordados, onde o objetivo do autor é contextualizar ao conectar e entrelaçar os acontecimentos.
É uma leitura cansativa. As frases mais parecem parágrafos, são intermináveis, com aglomeração de detalhes em cima de detalhes. Você lê a frase e depois relê, e talvez precise reler mais uma vez.
Fora isso, se quiser entender mesmo, vai ter que parar a leitura e buscar informações sobre pessoas, termos, eventos, geografia, política, filosofia... para complementar a leitura e entender o que está sendo narrado.
Ah, o livro aborda um período de 59 anos, sobre a Europa, na verdade a França e a Inglaterra, em uma época de muitas “revoluções” (Revolução Francesa e Revolução Industrial) que definiram a maneira como vivemos hoje. A passagem da sociedade feudal para um modelo capitalista. A conquista de direitos e voz de uma parte maior da sociedade, o avanço da ciência, e o aumento da desigualdade financeira.
P 26/10/2020minha estante
Hobsbawm já inicia a introdução dizendo que é um livro para intelectuais

comprido 02/10/2022minha estante
Você estudante de historia ???

Fernanda Sleiman 19/09/2020

Necessário
Extremamente necessário para humanidade que anda cada vez mais perdida.

Phelip 31/03/2020

Hobsbawm é um erudito marxista, provavelmente um dos maiores influenciadores da interpretação que o ?mainstream? tem acerca de acontecimentos históricos. Em alguns capítulos porém não consegue esconder a ótica marxista. Não existe neutralidade no discurso portanto deve-se lê-lo observando o que é fato histórico, ciência e o que é ideologia.

Vini 16/12/2020

Perfeito!
Li para poder entender melhor o ambiente de Guerra e Paz, simplesmente me ajudou demais para poder incorporar a perspectiva do mundo da época e pensar como as pessoas pensavam em meio às revoluções.

Matheus.Andrade 17/07/2021

Missão: zerar a obra de Hobbsbawm
Hobbsbawm, ícone da historiografia, nos brinda com sua típica escrita febril e detalhista sobre todos os principais aspectos da Revolução Dupla (Inglesa e Francesa). Esses eventos determinaram as mudanças socioeconomicas, culturais e políticas que aconteceram nos séculos XVI até o XIX.
Pela nossa posição subserviente à cultura ocidental e todas as relações sociais do capitalismo, é indispensável a leitura desse livro. Aqui, temos uma visão panorâmica do processo histórico que definiu as artes, a ciência, estilos de vida e relações de trabalho que dão a corda do nosso cotidiano.
É claro que para entender o Brasil em específico outras leituras são essenciais, já que convivemos com uma mistura muito ampla de culturas, mas é bem clara a importância de ler Hobsbawm, que tocou em temas centrais sobre a sociabilidade que caracteriza a modernidade, uma lógica social que já está presente em quase todo o mundo, inclusive ao nosso redor.

Gabslareine 20/11/2020

Você quer entender a atualidade?
Pois comece por este livro!

Não vou dizer que é fácil. Hobsbawn apesar de ser historiador e tentar escrever tanto para doutos quanto para leigos, tem um amontoado de acontecimentos complexos em que tenta explicar.

Se para um historiador que não domina a história europeia do período já precisa ter atenção, para um leigo então...

Mas existem leituras que são desafiadoras, e se você quer mesmo entender questões complexas a leitura será tão complexa quanto.

1 | 2 | 3 | 4 | 5