A Era do Capital

Eric Hobsbawn
Eric Hobsbawn

Resenhas - A Era do Capital

Bela 09/04/2024

Depois de "A Era das Revoluções", que mergulha (em detalhes) nos movimentos revolucionários do fim do sec. XVIII e início do XIX, "A Era do Capital" se aprofunda nas mudanças sociais, econômicas e políticas decorrentes do processo histórico iniciado pelas revoluções do volume anterior e impulsionado pela Primavera dos Povos. Se o livro anterior nos dá um vislumbre das bases da nossa sociedade moderna, esse segundo livro mergulha nos detalhes e, a meu ver, é uma leitura essencial para quem quer entender melhor como o mundo atual funciona.
Não posso deixar de mencionar o espetacular capítulo 15, que consegue relacionar todas as mudanças analisadas nas 400 páginas das anteriores com as artes características do período e que até hoje são referências para nós.

Cristiano123 17/03/2024

A Era do Capital
Com uma extraordinária observação de quando efetivamente começou a se estruturar a vida política contemporânea, Hobsbawm faz uma abordagem temática das contradições que geraram a modernidade do século XX.

Thales 17/03/2024

Era do capital
Uma leitura extensa e densa abordando diversas áreas dentre o período de 1848 a 1875, como economia, artes, ciências, religião e, principalmente, da ascensão do capitalismo e do modo de vida burguês.

Assim como A era das Revoluções, vou precisar voltar algumas vezes mais ao texto pra melhor absorver.

Paulo Silas 28/03/2023

Prosseguindo com sua análise histórica proposta após o período compreendido no livro anterior ("A Era das Revoluções: 1789-1848"), Eric Hobsbawm faz uma leitura sobre o fenômeno da expansão da economia capitalista que alcançou o mundo na segunda metade do século XIX - sendo esse, para o autor, o tema mais importante desse período. Ao considerar o enfoque e o recorte do período abordado (1848 a 1875), dada a impossibilidade de abranger a questão somente pela perspectiva europeia, o autor confere uma atenção devida a outros continentes - por mais ainda assim possa ser apontada sua escrita como muito eurocêntrica, conforme o próprio menciona no prefácio. Tem-se assim uma obra expressiva e que muito explana sobre o período analisado.

Dividindo o livro em três partes, Eric Hobsbawm inicia seu texto com o "prelúdio revolucionário", destacando alguns aspectos da primavera dos povos. Em seguida, na parte intitulada "desenvolvimento", o autor discorre sobre questões ocorridas no período como a unificação do mundo, alguns conflitos e guerras surgidos, a construção e o desenvolvimento da ideia do ideal das nações e o grande processo de mudança pela qual passou a sociedade em geral. Na última parte, "resultados", algumas consequências desse período de fervilhantes mudanças são catalogados e apontados pelo autor, o que inclui não apenas questões econômicas, mas também aquelas próprias da ciência, da religião, das artes e outras tantas.

Assim como sua obra antecessora, "A Era do Capital" é uma densa obra (podendo assim ser compreendida tanto ao considerar suas quinhentas e tantas páginas quanto pelo rico e expressivo conteúdo que possui) que lança um atento olhar para os acontecimentos entre os anos de 1848 e 1875 que repercutiram em todo o globo. Pontua de forma certeira o autor em seu prefácio que "o livro pode ser lido independentemente, desde que os leitores se lembrem que ele não trata de um período fechado que pode ser separado do que vem antes ou depois", pois a "história não funciona assim". A leitura da obra evidencia que Eric Hobsbawm faz jus ao renome e respeito que possui.

Marcelo Purificação 15/03/2023

Breve Resumo
É contada a história de uma sociedade que buscava consolidar o processo de transição do feudalismo para o liberalismo clássico, tendo como princípio guia na área econômica a livre iniciativa privada, por meio da qual esperavam conseguir uma melhor distribuição das riquezas materiais. Porém, o livro conta como o processo de industrialização afetou essa concepção e modificou esse pensamento no final do período investigado. No geral, o autor analisa as contradições do período, com o avanço da ciência, da razão, da economia do capitalismo industrial e das operações militares, que tinham sua origem também em focos reacionários que tinham por objetivo frear muitos desses avanços.

Juan 23/01/2023

Dando continuidade a leitura do primeiro livro, não tenho muito a acrescentar neste volume, o tempo do livro é outro mas parece que vc tá lendo mais capítulos do mesmo livro. Não que eu estivesse esperando outra coisa, mas é só o que eu gostaria de falar sobre esse livro.

Estefania 22/11/2022

Um dos livros mais completos de história que li nos últimos tempos. Não a toa, Eric Robsbawn é considerado um dos maiores historiadores de todos os tempos. Leitura simples e abrangente

Talvanes.Faustino 29/09/2022

Não faço parte do clube
Por questões meramente subjetiva não sou o maior fã de EH, no entanto, não desqualifico o trabalho do historiador, que não por acaso, alcançou a importância que tem.

Pra um trabalho da faculdade li dois capítulos XII e XIII, os dois capítulos são muito interessantes especialmente o "mundo burguês" onde o autor analisa sobre vários aspectos dentre eles o política e cultural, como nasce a burguesia inglesa.

Posso dizer que a burguesia fede.

Gabriel 14/06/2022

"Belle epoque"
No segundo volume da série "As eras", Eric Hobsbawm dá destaque, em "A era do capital" aos principais eventos compreendidos entre 1848 e 1875.
No referido volume o autor analisa a expansão, crescimento e internacionalização da economia capitalista e as consequências disto em diversos aspectos e sentidos.
Hobsbawm dá destaque ao fato de que, entre 1848 e 1875, a burguesia abandona o caráter revolucionário do período anterior e passa a temer os movimentos revolucionários do operariado, por exemplo.
É uma leitura excelente para aqueles que venha a se interessar por História e queiram compreender, de forma crítica, várias das problemáticas hoje existentes.

Isabelle 15/04/2022

Comprei essa trilogia para minha classe de história das r.i. e apesar do preço salgado, não me arrependo! Um livro espetacular, você mergulha demais na leitura e descobre tantas coisas novas. Recomendo bastante pra quem é da área e até pra quem não é, um livro que todos deveriam ler.

Raul 23/01/2022

A consolidação da burguesia
Não sei o que os livros do Hobsbawn têm que no início eu não curto muito, mas, logo a partir do meio, fico bastante interessado.

Bom, a obra se refere à consolidação do liberalismo econômico após a revolução industrial. Além disso, ele discorre sobre as ciências naturais e humanas, sobre a arte, sobre os movimentos políticos e sociais e, claro, sobre a questão econômica e a figura da burguesia.

Apesar de ser uma era bem curta em tempo, devido aos avanços tecnológicos e às inovações na ciência, consequentemente, esse livro realmente deve ter essa espessura já que várias coisas aconteceram.

Bom, a obra deixou um gancho excelente para a próxima era que, ao meu ver, é uma das mais interessantes e amarrou bem o que foi construído no período anterior.

Ogaiht 08/12/2021

A Consolidação do Capitalismo
A Revolução Industrial provocou profundas mudanças não apenas na Inglaterra mas também no mundo. Foi uma época de grande euforia econômica, científica e cultural. As estradas de ferro se expandiam por todo o planeta. Os cientistas tinham a impressão que já haviam resolvido a maior parte dos mistérios do mundo. Foi uma época onde o excedente de capital promoveu um imenso desenvolvimento nas artes. O sistema capitalista se tornou dominante. Foi a vitória do liberalismo e da revolução burguesa.
Neste segundo volume da série a ?Eras?, Hobsbawm nos deleita com seu imenso conhecimento e conteúdo denso sobre os principais acontecimentos do mundo ocidental no período 1850-1875, mas sempre citando também acontecimentos da mesmo época na América Latina, Ásia e outras partes do mundo. Não é uma leitura fácil para aquelas leigos em história. É preciso ter um conhecimento intermediário para poder compreender bem os assuntos tratados pelo autor. Este livro é uma verdadeira aula de história. Vale muito à pena a leitura.

Marcio440 26/11/2021

O começo
A formação da sociedade capitalista, suas origens, fundamentos e impactos na sociedade moderna. Essencial para entendermos nosso mundo de hoje.

LP_Chaun 09/09/2021

Uma conversa.
Essa obra parece uma conversa, apesar da facilidade de compreensão do conteúdo apresentado o mesmo pressupõe conhecimento prévio para melhor aproveitamento.
Recomendado para professores e interessados em ciências humanas, pode ser o ponto de partida para novas leituras.

Lu F. 28/04/2021

Acho incrível como o Hobsbawm consegue juntar economia, política, arte e ciência em um mesmo livro.

As ?Eras? de Hobsbawm são sensacionais e leitura obrigatória para todos que querem compreender mais sobre o mundo ocidental moderno, a formação do Estado e a evolução das relações internacionais.