Terra de Sombras

Terra de Sombras Alyson Noël

Resenhas - Terra de Sombras

Izabelle Costa 12/01/2011

Terra de Sombras- uma decepção
Senti-me um tanto frustrada com a leitura deste livro. Explico: ele faz parte da saga Os Imortais de Alysson Noel e, por esse motivo, entendi que traria algo novo. Não traz, é apenas um livro comercial dentro de uma estória que parecia bem legal no primeiro livro, o Para Sempre que, indicutivelmente, até agora é o melhor dos três.

Em Terra de Sobras, a personagem principal Ever, passa quase todo o livro fazendo bobagens para consertar uma outra que ela fez no livro anterior, o Lua Azul. E tudo isso para poder ficar junto com Damen que ela pensa ser sua alma gêmea, coisa que ele passa a questionar.

A estória toda é muito infantil, boba às vezes e a única novidade é a tal Shadowland e a presença de mais uma personagem que evoca o passado: Jude que desperta um certo frisson em Ever.

Lerei o próximo livro porque sou curiosa e gostaria de saber como isso vai terminar mas é inevitável a comparação com outras sagas juvenis de romance e fantasia como Hush, Hush que é muito bom, Diários do Vampiro que tem um conteúdo até certo ponto dinâmico com uma gama maior de personagens e Crepúsculo que é indubitavelmente a melhor e mais bem, escrita.

Mais em http://izabellecosta.blogspot.com
Helen Caroline 20/07/2011minha estante
Izabelle,
Concordo 100% com você. A estória do primeiro livro é até em certo ponto empolgante, as personagens são interessantes, mas parece que a autora perdeu o foco à partir do 2º livro. A narrativa torna-se chata, a protagonista se torna infantil, não aprende com os erros...

Eu estou lendo o 4º livro, Chama Negra, e até parei um pouco pois a protagonista está dando nos nervos. Continuo a ler pois como você disse, sou curiosa e gostaria de saber como termina. É uma pena, pois o 1º livro é realmente bom. Acredito que a autora quis colocar carga dramática na estória e acabo tornando-a entediante.

Tomara que até o final da série as coisas melhorem e voltem para a dinâmica do Evermore...

Mariane 05/08/2011minha estante
Concoooordo muito com vc! O Terra de Sombras foi sem sentido, aliás, só possuíu o objetivo comercial como vc disse! Me decepcionei muito

Mandekah 20/10/2011minha estante
Não concordo com você, Izabelle.
Acho que esse livro abriu um leque de novas possibilidades e dúvidas, quebrando um pouco aquela monotonia e falsa estabilidade entre Damen e Ever.

Quanto ao fato de você ter dito que a história é infantil e boba, eu não fico muito surpresa.. Até porque essa série é mesmo direcionada à um público mais jovem, acho que eu mesma não a leria se eu fosse um pouco mais velha.. rs.

Enfim,
cada um com a sua opinião ! :)

Izabelle Costa 21/10/2011minha estante
O ato de resenhar não é buscar a concórdia universal. Resenhar é dissertar aceca de um tema incluindo a opinião. Aqui expressei a minha opinião como leitora. Não tinha como objetivo ferir suscetibilidades.

Mandekah 27/10/2011minha estante
Exatamente ! Incluindo a opinião (como eu havia comentado anteriormente). E eu aqui, como leitora de sua resenha expressei a minha, assim como todos que leem opiniões alheias podem expressar a sua própria, certo ?

Mas fique tranquila, pois meu objetivo não é, de maneira alguma, provocar discórdias.
Boas leituras !

Priscilla 07/01/2012minha estante
O Terra de Sombras me fez desistir completamente de acompanhar a saga, perdi completamente o interesse..

Isabela 13/04/2012minha estante
Concordo planamente!
Gostei do primeiro livro, mas acabei empacando no Lua Azul. Achei muito parado e nada acontecia de diferente. Vou tentar terminar de ler os outros 329645265308265 livros que já lançaram porque não consigo começar uma saga e não terminar, mas com certeza ja perdi o interesse e tera que acontecer alguma coisa muito legal no livro pra eu me interessar novamente.

Aline 25/07/2012minha estante
Ever é a personagem mais irritante e mais burra que já li. Concordo com tudo que vc escreveu.

Ana 26/07/2012minha estante
Não gostei de Para Sempre, gostei bastante de Lua Azul (tanto que está nos meus favoritos) e vou começar Terra das Sombras com uma enorme expectativa, mesmo lendo muitas resenhas falando mal. Gosto de coisas meio diferentes e melosas, e já que Ever não pode tocar nele... Acho que vai ter coisa mais quente com outros, só por ler a contra-capa. Espero bastante do livro.

Juliana 08/08/2012minha estante
Estou me decepcionando a cada livro.... Pensei que a estória fosse dar uma reviravolta sei lá, mas nadaacontece...
Se bem me lembro sua amiga não tinha virado imortal tb?? sei lá... já estou ficando confusa com essa coisa toda de Damen e Ever... só não abandono pq sou muito curiosa e com certeza lerei os outros... mas é o tipo de livro que dá pra ler no metro escutando música sem prestar muita atenção ao que aontece pois a estória volta sempre para o mesmo ponto...

Babi 09/08/2012minha estante
Comprei a coleção depois que li Para Sempre.
Rê-li o Para sempre e amei, Lua Azul é ótimo também.
Mas ai vem o Terra das Sombras, que ainda dá pra levar, mas já começa a mostrar a chatice que será o Chama Negra! Demorei uns 3 meses pra terminar de ler, sendo que o Lua Azul li em 1 semana. tão chato que é, não tem nenhuma novidade, e não se esclarece nada! Tô até com medo de ler Estrela da Noite. Espero que não seja tão chato, e que a história chegue em algum lugar. A autora deixou a desejar nos últimos livros pelo visto...

Su 25/09/2012minha estante
Concordo com o que você diz, o livro parece mais uma enrolação comercial. Até abandonei o livro por causa da Ever e suas idiotices.

SRosty 21/11/2012minha estante
nossa! tudo verdade! os dois primeiros livros eu gostem bastante! ja esse nao tenho nem vontade de saber como termina...

Aninha 29/01/2013minha estante
Os primeiros livros:Para sempre e Lua azul eu gostei bastante, mas terra de sombras não gostei porque nada se resolveu na estória. Mesmo assim vou continuar.

Giulia 19/03/2013minha estante
Realmente decepcionante...e acabar fazendo um feitiço do jeito errado quando há 2 bruxas que poderiam ajudá-la? Irrito-me com personagens burros.

Caah 07/04/2013minha estante
Achei esse livro uma enrolação total, não via a hora de terminar de ler :/

Bruna 21/06/2013minha estante
Sinceramente? Abandonei. Me senti frustada o suficiente pra abandonar. Na época que eu estava lendo eu baixei pela internet, por isso acabei desistindo, porque eu tenho uma politica para comigo mesmo de não desistir de ler livro nenhum, mesmo que seja muito ruim, mas essa politica só se aplica a livros impressos. Os dois primeiros livros eu amei, mas esse...

Kamilla 09/07/2013minha estante
Ever foi muito boba confiando em Roman, era obvio que ele iria fazer algo que atrapalharia a vida dela, ela caiu nas ciladas de Roman duas vezes. Queria muito ler a continuação, mas depois desse final de Terra de Sombras desisti.!

Monique 17/10/2013minha estante
Nossa...Quando eu comecei a ler o "Para Sempre" achei incrível, simplesmente AMEI, não via a hora de começar o outro livro. A Lua Azul ainda foi legal, mas quando chegou em Terra das Sombras desencantei TOTALMENTE, só burrada essa Ever sabe fazer, fiquei com muita raiva. É bom saber que tem gente que pensa a mesma coisa que eu rs

Caroline 01/04/2014minha estante
Achei esse livro simplesmente um saco, e ainda fiz a burrada de comprar a saga toda de uma vez.

Gigi 20/06/2014minha estante
olha , eu acabei de ler o Lua Azul , mds achei meio repetitivo a História ! sempre te alguém no meio de ever e damen , eu quero ler esse próximo , espero que não seja frustrante o quando que vcs dizem , mas vms lá , vou ver ! essa Ever só faz burrada e mas burrada '-'

Jéssica 25/11/2014minha estante
Sinceramente eu pensei que eu era a unica que pensava assim.
Peguei o primeiro livro emprestado, e como sou louca por livros comprei logo o Box, 6 livros, pois gosto de tê-los.
ah se arrependimento matasse...
Não estou encontrando ânimo para ler os outros , estou na metade do terceiro á meses, e juro que não consigo pegar gosto por ele.

Nanase 27/01/2011

(essa resenha contém spoilers)

É incrível como, a cada livro de The Immortals que sai, duas coisas acontecem:

a) A história fica mais e mais parecida com Crepúsculo.
b) O ritmo fica cada vez MAIS lento e mais chato.

Sério. Enquanto eu lia "Terra das Sombras", cheguei a lembrar com saudades de "Lua Azul", sendo que odiei aquele terrivelmente também. E as semelhanças com Crepúsculo... Nossa. Chega a me surpreender que Stephenie Meyer não tenha começado um processo contra a Alyson Noel, porque, sinceramente, ela tem motivos. E esses motivos só aumentam de um livro pro outro.

Enfim. Em "Terra de Sombras", a Ever e o Damen estão vivendo o drama de não poderem se tocar por causa da merda que a nossa heroína fantástica fez no final do último livro. Além disso, conhecemos o Jacob de Ever: Jude, um surfista simpático e divertido, que obviamente nunca vai conseguir a garota porque não é perfeito o suficiente. Há dois problemas com esses plots: Com relação ao primeiro, é que não faz sentido. O motivo pelo qual Ever e Damen não podem se tocar, pelo que dizem, é que seus DNAs não podem se misturar, pois isso o mataria. Ok... Como diabos SEGURAR AS MÃOS vai "misturar o seu DNA" ao de outra pessoa?! Isso não faz sentido.

E, com relação ao segundo: Não se cria um triângulo amoroso se tu vai fazer a sua heróina ficar com a pior opção, Noel. Jude é um cara simpático e agradável, e parece fazer muito mais bem para Ever do que o Damen, mas mesmo assim ele nunca terá chance porque não se equipara ao "amor verdadeiro" dos dois. Blargh. É simplesmente estúpido demais.

Outra coisa que me irritou nesse livro foram todos os devaneios sobre a imortalidade, sempre pretenciosos e sem nunca esclarecer nada. É até engraçado ver como, apesar de Damen repetir infinitas vezes, Ever permanece tão burra que não consegue ENTENDER que imortalidade não é uma coisa boa. Tanto que, no final do livro, a menina consegue superar sua imbecilidade de Blue Moon para fazer algo ainda mais idiota... Que eu não vou contar aqui. Mas, juro, é de dar engulhos.
Samyta 07/04/2011minha estante
Nanase, concordo plenamente!
E olha que fui esculachada aqui no skoob, quando fiz a resenha de "Para Sempre" falando que é muito parecido com "crepúsculo". Algumas pessoas ficaram bravíssimas! Mas, agora com o Jacob (oops, Jude) da Ever, não há mais dúvidas...

Pam 02/06/2011minha estante
Eu fiquei tao irritada com o final d Lua Azul q só consegui ler algumas paginas desse, de tanta decepção... mas fiquei curiosa para saber o ela faz d tao ruim no final dessse tbm... como ela consegue piorar tudo faz??? burra total!!!

Ana 24/08/2011minha estante
Quando parava de ler e voltava, chegava a pensar que estava lendo Eclipse, porque é realmente muito parecido. Sem falar que eu nunca li tanto 'dou de ombros, ele dá de ombros, ela dá de ombros..''

Thata 30/10/2012minha estante
Ainda acho que a burrada da Ever em Lua Azul foi a pior. No final desse livro, ela fez burrada, sim, não discuto. Eu mesma achei que foi uma burrada enorme. Mas uma burrada compreensível.

Analu. 10/03/2010

Bom tem partes que eu amei, e tem partes que eu fiquei com muita raiva. Simplismente fiquei indignada de não ter resolvido toda aquela confusão que já tinha do livro passado, que a autora deixou tudo pro proximo livro mais uma vez, e como se ja nao bastasse toda a confusão que a Ever fez, criou masi um personagem pra ficar no meio dos dois, como se ja não tivesse rolo o bastante --. mais fora isso, o livro é maravilhoso *-* as conversas entre Damen e Ever são as melhores partes do livro, ele e tão incrivel poxa, e a ver só faz burrada e mais burrada, ela não merece ele u_u umas atitudes dela , a ingenuidade de novo, porque ela simplismente fica na dela e deixa o Damen resolver as coisas? porque cada vez que ela se mete só piora mais G.G. eu entendi toda aquela historia com o Jude , da pra entender, e não acho que ele seje do mal, mais não gosto dele u_u e até admirei o Damen por dar um direito da escolha pra ela, mesmo não gostando da distancia que ficaram os dois :(. só quase no final que mais uma vez não gostei da atitude que a ever teve u___u mais o final do livro, e as cenas dos dois juntos valeu por ele todo *-*. só espero que no proximo resolva toda essa confusão de uma vez, e não 'aumente cada vez mais', acho que todos queremos de uma vez por todas que eles se "concretizem" QQ. morte ao Roman O/.

Andreza 11/01/2013minha estante
Ótima resenha. Concordo com tudo que você disse. Comprei os quatro primeiros volumes da série de uma só vez, li até o Terra de Sombras e passei muita raiva com a Ever e o Damen. Acabei dando os quatro livros pra uma amiga sem nem ao menos ler o Chama Negra. Acredite, não sinto nem um pingo de remorso kkk

Drica 12/01/2013minha estante
A verdade é que Os Imortais nunca deveria ter se tornado uma série. Se tivesse sido um único livro, teria sido indefinidamente melhor e menos chato. Enchimento de linguiça me dá nos nervos. rs

Humb 06/02/2013minha estante
Sua resenha sobre esse livro ficou melhor que a minha, rsrs!
Eu tinha até esquecido da parte do Damen se desculpando. Mas "devo me redimir virando hippie" foi ótimo!
Nota 10 para sua resenha!

Drica 06/02/2013minha estante
kkkkkkkkkkkkk Obrigada.Fico feliz que tenha gostado. Mas tudo isso é revolta minha com essa série mesmo, porque fala sério! Aquela fase do Damen foi muuuuuito irritante, realmente. Ele sempre foi chato, mas nesse livro ele se superou no nível da chatice.
Obrigada mais uma vez. :D

Júnior 15/07/2011minha estante
Uma coisa eu percebi em você: desde o primeiro livro da série você disse que não gostou do livro. Que era uma cópia de crepúsculo, então para você continua lendo os seguintes, apenas para criticar? Não sou fã da série, pois só li o 1º e o 2º livro, mas queria falar isso.

Samyta 15/07/2011minha estante
Jùúh

Sou livreira, tenho que ler pra poder indicar ou não. Então, no caso dessa série uu leio pra falar o que acho com propriedade mesmo, ainda que seja só crítica, mas embasada. Não acho legal só falar mal sem saber. E, sempre que sai um novo, há a possibilidade de melhorar (Lua Azul eu até achei melhorzinho) daí, vou ler até o final, porque assim posso dizer pra alguém "não compre esse por causa disso, disso e disso". Entendeu?

Humb 06/02/2013minha estante
Sua resenha ficou hilária!
Sobre a parte do feitiço, eu lembro, achei que fosse algum erro de tradução (eu li a versão traduzida no google), mas pearece que foi furo da escritora mesmo, hahaha! #fail!!
Terra de Sombras foi uma droga!

ntampinha 27/02/2015minha estante
Também faço isso Samyta. Mesmo que não goste, leio até o final para poder indicar ou não, afinal, não podemos falar daquilo que não lemos não é?
Comecei a ler Terra de Sombras esta semana e já estou cansada dele... Esta série não me convenceu nem um pouco, a protagonista é lesada demais para o meu gosto e este Damien como galã, aff, convence menos ainda...
Atualmente, não estou nem me importando em ler spoilers, pois já estou tão irritada com a história, que talvez tenha de pegar outro livro para ler - para desestressar - antes de terminar este...

Cassi 29/07/2010

Ai ai, que final tenso...

Gosto muito da Ever, mas realmente tenho que admitir que a garota faz as piores escolhas possíveis.

Eu tento considerar que ela perdeu a família e que não suporta mais perder pessoas tão próximas a ela; tento considerar que ela ainda é nova nesse mundo da imortalidade e não tem experiência com magias, age precipitadamente e as alternativas chegam nos piores momentos da vila dela - quando Damen não está por perto. Mas ainda assim, ela é muito precipitada, falta muita malícia, esperteza para ela, o que faz com que ela sempre meta os pés pelas mãos.

E o Roman... desculpem-me mas eu realmente tenho que dizer: Que cara filho da mãe! Eu posso dar os parabéns para a Alyson, porque ela soube criar um vilãozinho totalmente inescrupuloso, manipulador, irritante, filho de uma égua manca! E embora sentindo muita raiva dele, acredito que tenho que admitir que os atos dele como vilão é que realmente colocam a história para frente, nos deixando ansiosos para a leitura do próximo livro.

Mas falando de coisas boas, mesmo Damen e Ever sofrendo para ficarem juntos, todos os momentos entre eles neste livro são lindos e românticos. Eu amei a cena do museu e todos os abraços que eles trocavam.

Fiquei com receios de que o relacionamento entre Ever e Jude ficasse parecido com Bella e Jacob de "Crepúsculo", e fiquei feliz de saber que isso não aconteceu. Muito feliz! (Ufa!)

Sobre Jude, bem, para mim ele não foi nada demais. Embora Ever sempre o descreva como um cara bonito, sorriso maravilhoso e etc., durante o livro a impressão que eu senti é que, de verdade, a Ever sempre foi certa do amor que ela sente pelo Damen, mesmo sentindo-se atraída pelo Jude; e que o Damem é um milhão de vezes mais perfeito e maravilhoso que o Jude, ha ha (fã incondicional de Damen detected).

Enfim, acho que já falei muita coisa. Soltei muitos spoilers (embora não tenha como uma pessoa que pega as sinopses dos livros não se deparar com spoilers).

Virei fã de carteirinha da série "Os Imortais" e torço para que "Shadowland" e "Dark Flame" possam ser publicados logo aqui no Brasil. E torço ainda mais para que Damen e Ever possam ficar juntos no final de tudo, e que a Ever tome juízo na cabeça de vento dela, rs.

Aninha de Tróia 15/03/2010

Bom... mas só para quem tem paciência
Comecei a ler Para Sempre só por curiosidade. E até que gostei. Decidi terminar a série antes de escolher outro livro.
O segundo livro "Lua Azul" continuou interessante. Mas esse terceiro, na minha opinião, foi péssimo. Eu já não gosto de narrativas em primeira pessoa. Assim, quando a narradora "desiste" de contar a história e só fica naquela de como o namorado é lindo, forte, isso e aquilo... nao dá. Os dois anteriores tiveram um enredo interessante, mas esse deixou muito a desejar. A história é praticamente inexistente e muito cansativa. Detesto abandonar um livro, mas este está bobo demais.
ninde 10/07/2010minha estante
concordo em genero numero e grau, e olha q nem terminei todo ele.

Mas vo terminar de ler só pra n fica pesando na consciencia.

Loriiy 28/04/2011minha estante
Ainda não terminei, mas realmente não tem história, parece que a autora ficou enrolando para publicar mais um livro ... Muito ruim !! Acho que vou terminar, mas só pq eu sou brasileira e não desisto nunca, rsrsrrss

Ju 01/02/2011

Mais estúpida que a personagem principal somente a autora...
...para criar um livro de uma serie tão ridícula!! Serio, se você quiser ficar com raiva, ódio e ter vontade de socar alguém leia a coleção Os Imortais!
Demorei mais de um mês pra ler esse livro, um livro pequeno e de leitura fácil! Ever é uma chata, Damen um verdadeiro idiota, longe de ser galã de contos sobrenaturais... O pior é que a personagem principal faz besteira atras de besteira, e todos os outros personagens ficam parados olhando e depois se questionam: " oh porque fez aquilo ever?" ...enfim livro pra dar risada, a autora escreve muitos detalhes desnecessários, sabe aquela frase ENCHER LINGÜIÇA?! Parabéns Alyson Noel isso Você faz muito bem, e não nada se resolve em Terra de Sombras, é apenas um livro 4 fatos importantes, que sem lenga lenga poderiam ser contados em 3 capítulos! Eu não recomendo!
Mas para os curiosos, nesse livro a Ever conhece um cara um pouco mais interessante e menos idiota que Damen, um surfista chamado Jude, que mexe com o coração de Ever! Roman, também continua na mesma, dando risada e comprovandoao leitor o quanto Ever e sua trupe ( namorado e amigos) são imbecis, alias ele deveria ser o personagem principal, é o único que pensa! Não deveria ser considerado como vilao! Se você quer se angustiar e querer sair rasgando as paginas do livro, leia e seja feliz!
Loriiy 28/04/2011minha estante
Revolts 2.0, rsrsrs ... Mas eu concordo com vc, o livro é inutil e nada do que as pessoas queriam saber quando compraram o livro foi dito ... RIDICULO !!

JAN 15/06/2011minha estante
Passei mto nervoso qdo li esse livro e o quarto livro da serie não é mto diferente

Marisjac 23/04/2010

Foi a leitura da minha volta aos livros!!!!
Ahhhhhhhhhhh gostei!

Amei de verdade o final!

Flávia 30/05/2011

Bom, fiquei bem irritada lendo esse livro e só não abandonei porque gosto muito da série e acho o tema no geral bem interessante.
O que a autora fez nesse volume foi basicamente enrrolar! A história não evoluia, e o tema principal (que era a Ever resolver a burrada que fez em Lua Azul), foi totalmente deixado de lado. O livro acabou se tornando uma espécie de Diário, do tipo: Acordei...tomei café...fui pra escola....arrumei emprego...e blá blá blá..
E somente no capítulo 31 que a história começa a ter um pouquinho de emoção, mas nada de muito especial também.

Não digo que não gostei do livro porque não é o primeiro da série e tem continuação, mas no fim quando ler todos tenho a impressão de que poderia pular esse sem grandes danos.

Enfim eu adoro a série, não li o Chama Negra ainda, por isso espero que a história evolua um pouquinho em vez de dar tantas voltas somente para render mais um livro.

Maí 05/01/2014

Me dá vontade de...
... entrar no livro, agarrar o Damen, bater na Ever e montar fã clube pro Roman.

mandyt1 21/03/2013minha estante
Nunca vi uma protagonista tão burra como Ever. Ela se envolve em cada coisa e não sabe resolver!!! Judy lindo s2s2s2

Humb 11/06/2013minha estante
Espere até ler Chama Negra e Estrela da Noite. Tão ruis quanto Terra de Sombras. Só Infinito que a coisa melhora um poquinho, e é bem pouco mesmo.
Pior série que já li.

Leo Santana 02/01/2012

Um fato sobre essa resenha: ela não terá nada de positivo. Embora eu esperasse que esta série melhorasse... bem, ela não melhorou. Na verdade, apenas piorou.

Ever Bloom está de volta, mais dramática e chata do que nunca. Após sua último burrada, que foi fazer com que ela e Damien (que quase consegue ser mais chato que ela) não pudessem se tocar como tanto sonhavam. Nem é preciso dizer que Ever passa boa parte do início do livro se lamentando disso.

E quando ela consegue um emprego em uma loja de artigos místicos, conhece Jude, a história fica sob a sombra de mais um triângulo amoroso. Felizmente, Jude é menos torturante que Ever, o que não é um mérito muito grande.

Em seu novo emprego, Ever descobre que Jude guarda um livro onde ela pode encontrar a cura para o feitiço que foi lançado sobre ela e Damien, de modo que ela tentará se aproximar do garoto, para poder conseguir a chave para o salvamento do amor dos dois.

A premissa da história, aliás, da série inteira é ótima. Mas o aspecto comercial e ao mesmo tempo vazio dos livros, que nunca me convenceram muito, é indiscutível e, infelizmente, muito presente, principalmente em Terra das Sombras.

O tempo que demorei para ler esse livro, que tem pouco mais de 200 páginas, só me fez pensar que a Alyson, que sempre teve suas escorregadas, afundou totalmente a série. Posso dizer que este foi o pior livro que li este ano, e o mesmo ganhou duas estrelas apenas pelo fato de eu ter conseguido terminá-lo.

No fim, a fórmula composta por personagens chatos e ocos, romances clichê, narrativa lenta e conflitos bobos fizeram deste livro, na minha opinião, um desastre. Tenho adiado muito a leitura do quarto livro desta série que, apesar de ter críticas melhores que as de Terra de Sombras, é a píor saga que já li. E, apesar de com muito desgosto, pretendo enfrentar os próximos livros, esperando não constatar que exista algum livro pior que este aqui resenhado.

Tiago Henrique 03/01/2012

terra de merdas
Patético.É essa a minha definição para este livro.Um livro chato,irritante,cansativo,depressivo!Sério,uma coisa de matar.Se eu não tivesse comprado toda a série pararia neste mesmo!É uma porcaria.Um dos piores livros que li em 2011.Ever é muito Bella.Sempre reclamando,sendo chata e superficial.Damem...O odiei desde "para sempre".Por mais que em todos os livros ele seja perfeito,não consigo gostar dele.Não gostei do meio,não gostei do final,não gostei de nada neste livro.Uma história feita de porcarias.Li este livro com custo.Achei uma maravilha quando acabei-o.Nunca senti um alivio tão grande.Agora espero que "chama negra" seja melhor que essa terra de merdas.

Rayanne.Gois 30/08/2016

Terra de sombras (Os imortais)
A história tinha tudo para ser ótima, mas a autora deixa muito a desejar. Primeiramente, ainda estou me perguntando o motivo do nome do terceiro livro se chamar "Terra das Sombras" se a história não fala nada sobre "shadowland", a não ser pelo fato de que Damen e Ever visitam este lugar uma vez. Uma visita tão breve que dispensou até detalhes.
Segundo que, por mais que eu goste de Damen, tenho que admitir que ele faz raiva. É um lerdo, um trouxa e homem assim não serve pra nada. Como ele pode ser tão devagar? Como pode salvar a garota que ama pra ficar com ela e depois querer que ela "fique com outro"?
A autora enrola demais. Tem capítulos desnecessários e alguns curtos que davam pra ser introduzidos em outros capítulos... Mas enfim, espero que o próximo não me decepcione porque o segundo e o terceiro não me agradaram muito. E como eu sou persistente, vou ler os seis!
Ah! Pelo menos a narração é boa, o que não deixa o livro tão cansativo. Para quem gosta de assuntos paranormais, de alquimia, e de magia, é um bom livro para se distrair.
Marcos.Souza 27/02/2017minha estante
Tbm achei Rayane.Góis. Ele praticamente não existe dentro da história. E muito apático para um herói. O Roman embora tbm me pareça muito infantil, se mostra muito mais atraente como personagem.