Antologia poética

Antologia poética Mario Quintana

Resenhas - Quintana de Bolso

1 | 2 | 3 | 4

cinnamongirl612 05/01/2024

O poeta do cotidiano, das reflexões e do sarcasmo
Essa edição é uma oportunidade de conhecer ou de revisitar a obra de Quintana, visto que reúne vários de seus poemas mais memoráveis.
A capacidade do poeta de fazer arte com a escrita a partir das reflexões sobre a vida, a morte e a rotina do mundo ao seu redor é algo admirável e reconfortante de se ler. "Ele faz de si um espelho do mundo que o cerca."

"Quem foi que disse que eu escrevo para as elites?
Quem foi que disse que eu escrevo para o basfond?
Eu escrevo para a Maria de Todo o Dia.
Eu escrevo para o João Cara de Pão.
Para você, que está com este jornal na mão?
E de súbito descobre que a única novidade é a poesia,
O resto não passa de crônica policial-social-política.
E os jornais sempre proclamam que ?a situação é crítica?!
Mas eu escrevo é para o João e a Maria,
Que quase sempre estão em situação crítica!
E por isso as minhas palavras são cotidianas como o
pão nosso de cada dia
E a minha poesia é natural e simples como a água bebida
na concha da mão."

Agostinho8 28/12/2023

Quintana está, em minha opinião, entre os cinco principais poetas brasileiros contemporâneos. Essa obra, com cerca de 200 de seus poemas, retrata a leveza e profundidade de seus versos e nos coloca dentro da leitura, agora não apenas leitor, mas protagonista.

Tori.Estelar 13/12/2023

Duas Utopias

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!

- Mario Quintana

Rafaela.Rezzadori 11/12/2023

O QUE O VENTO NÃO LEVOU
No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as
[únicas
que o vento não conseguiu levar:
um estribilho antigo
um carinho no momento preciso
o folhear de um livro de poemas
o cheiro que tinha um dia o próprio vento...

Math 08/12/2023

Uma delícia de ler
Poesias com conteúdo profundo, mas escritas de maneira simples. Antologia organizada pelo próprio Mario.

Daiane.Dalmoro 18/11/2023

Deleite
Um deleite para a alma! Adorei ter vários poemas tão lindos juntos, e descobri tantos que desconhecia

Amanda.Juskow 08/11/2023

Mario Quintana
Ótima antologia! Os poemas são diversos em tema e formato, são bem fáceis de entender (em suma, bem modernistas), mas apesar de serem bem simples tem muitas reflexões envolvidas na leitura! Recomendo bastante!

pascalevm 16/08/2023

Quintana: meu segundo poeta modernista
Estou tentando ler um gênero que não sou muito fã que é a poesia e Quintana foi o segundo poeta modernista brasileiro que leio. Confesso que gostei mais do Bandeira (alguns dirão que sou bairrista), mas gosto é gosto. Sempre quis lê-lo e nunca tinha tido oportunidade até agora. Inclusive fiquei mais curiosa ainda depois de conhecer o Espaço Cultural Mario Quintana em Porto Alegre. Enfim, é um livro bonito, com belos poemas que nos põem pra pensar sobre o cotidiano e a vida. É uma ótima porta de entrada para os leitores que querem ter contato com este poeta essencial. "Quando se vê, já são seis horas! Quando de vê, já é sexta-feira! Quando se vê perdemos o amor da nossa vida. Quando se vê passaram 50 anos."

laurinha 04/08/2023

Livro bom
É um livro bom para descontrair. Mas não é muito o que eu gosto porque prefiro um tipo de leitura diferente da que esse livro entrega. Contudo, gostei muito da antologia dele.

Joyce.Gomes 29/07/2023

Gostei dos poemas, são simples, objetivos e bonitos.

Um dos que mais gostei:

"A vida é um incêndio: nela dançamos, salamandras mágicas. Que importa restarem cinzas se a chama foi bela e alta?

Em meio aos toros que desabam, cantemos a canção das chamas!

Cantemos a canção da vida, na própria luz consumida... Eu estava dormindo e acordaram-me e me encontrei num mundo incerto e louco! Mas quando eu começava a compreendê-lo um pouco,

já eram horas de dormir de novo..."

Andressa.Santos 21/07/2023

Poeta humorista
Tenho que confessar que pelos primeiros poemas do livro não fiquei impressionada, tive até a audácia de pensar que escrevia melhor que ele. Mas era apenas ignorância da minha parte.
Ao decorrer do livros os poemas ganharam uma forma engraçada na minha mente, aqueles que eu não compreendia me faziam rir, da minha estupidez? Talvez, pois não conseguia entender o que alguns poemas estavam dizendo, mas tinham um tom de humor mesmo assim.
Algo impressionante foi o teor religioso que o escritor carrega em seus poemas, falando do sobrenatural de uma forma simples e até sarcástica. Foi de muito bom gosto da parte dele utilizar de anjos, demônios e Deus para questionar a vida.
É claro que não pude terminar de ler o livro sem ter me afeiçoado a alguns poemas, mesmo não gostando de outros, são muito bons e simples que falam do cotidiano até você se ver perdido entre o amor e a vida após a morte.
De fato foi uma boa caminhada de 190 páginas mais ou menos. E levarei comigo todos os poemas desse livro que não consegui entender, e preferi permanecer assim. Um dos mais bonitos é o "Da paginação" dentre outro.
Espero um dia ser considerada tão boa poeta quanto ele.

Japa 09/07/2023

Nada demais
Pelo que sempre ouvi sobre Quintana, pensei que ele (e seus escritos) fossem incríveis.

Porém, pelo que percebi lendo essa antologia, é que ele só é um bom poeta, e nada mais.

Talvez eu esteja errado e não tenha compreendido a grandeza do autor. Mas por enquanto, é o que eu pude perceber.

Rafaella 13/04/2023

Bem como aqui, tu?alma atônita e e perdida nada compreenderá
Estou numa fase de ler antologias poéticas e essa de longe foi a minha favorita. Os poemas não são tão complexos de entender, nem por isso são ruins ou simples.
Mario Quintana sabia muito bem como usar as palavras.

santiagostairs 25/01/2023

não sei se entendi de verdade todos os poemas do livro, mas ele é incrível e eu pretendo reler daqui uns anos

1 | 2 | 3 | 4