Quintana de bolso

Resenhas - Quintana de Bolso

1 | 2 | 3 | 4

Katia Rodrigues 21/02/2021

O cotidiano sublime de Quintana
"O lirismo de Quintana deixa-se frequentemente ativar pelo cruzamento de forças díspares".

Da perfeição da vida

Por que prender a vida em conceitos e normas?
O Belo e o Feio... o Bom e o Mau... Dor e Prazer...
Tudo, afinal, são formas
E não degraus do ser!

Liberdade condicional

Poderás ir até a esquina
Comprar cigarros e voltar
Ou mudar-te para a China
- só não podes sair de onde tu estás.

Diego 10/02/2021

Eles passarão, eu passarinho
Foi um passeio de volta à mais tenra juventude. Quintana me trouxe de volta sensações há tempos esquecidas.
Percebi que minha escrita na adolescência foi muito influenciada pelo poeta.
Muito agradável!

Alberto 25/01/2022

Os favoritos do poeta
Geralmente as antologias são seleções de poemas que algum autor escolheu, mas quando é o próprio poeta a selecioná-los, como é o caso deste livro, chama mais a atenção, pois é como se ele dissesse: leia os meus favoritos. São todos bons versos sobre temas cotidianos, marca registrada de Mário Quintana.

Alberto 10/07/2022

Cotidiano em versos
Esta seleção de versos, diferentemente do Antologia Poética, não foi escolhida pelo Mário Quintana. É estranho que as resenhas dos dois livros estejam na mesma área aqui no Skoob. Mais um vez, são bons poemas sobre o quotidiano, que são interessantes de serem lidos, mas apenas alguns mereceram destaque para mim.

Raquel.Montef 02/10/2022

Resenha Quase Técnica
Em "Rua dos Cataventos & Outros Poemas", do autor Mário Quintana, é extremamente perceptível a intimidade do escritor ao expressar sua subjetividade através de situações cotidianas.

-Proveniente do contexto literário modernista, a forma dos poemas é livre e variada; sobre os sonetos selecionados, estes não apresentam métricas rígidas.
Pode-se notar em muitos momentos, certa ambiguidade nos temas, majoritariamente apresentados de modo reflexivo, cômico, ou irônico com pingos de sarcasmo.
Sendo os assuntos mais recorrentes: passagem de tempo, envelhecimento, saudosismo e amor; sempre com a utilização de elementos naturais como ponte entre as circunstâncias e a expressão própria da escrita de Mário.

-Por ter uma linguagem coloquial e muitas referências culturais, a leitura se mostra à cada página, mais envolvente e fluída.
Além de trazer à tona, momentos que quase todos já vivenciamos.

-Alguns poemas fazem ligação direta com o contexto da época, como "Dedicatória" que retrata de forma crítica, situações político-sociais.

"Quem foi que disse que eu escrevo para as elites?
Quem foi que disse que eu escrevo para o bas-fond?
Eu escrevo para a Maria de Todo o Dia.
Eu escrevo para o João Cara de Pão.
[...] Que quase sempre estão em situação crítica!"

*Traduzindo no sentido literal o termo bas-fond, do Francês, temos um conceito de classe baixa ou marginalizada de uma sociedade.

-Outra característica bem comum na escrita de Mário, é o uso do próprio poema como veículo de comunicação do eu lírico e do leitor; recurso que normalmente é utilizado para explicar ou dar continuidade à algo.

"Quem disse que a poesia é apenas agreste avena?
A poesia é a eterna Tomada da Bastilha"

-Nota pessoal:

A leitura se mostrou proveitosa e leve com o passar dos versos...Tiveram diversos momentos onde lembranças e anseios, se fizeram presentes com uma certa nostalgia.
Com uma melancolia acolhedora, a escrita de Mário aquece, e aqueceu tantas noites ao som de grilos e miados.
Meus poemas favoritos foram: "Poeminha sentimental", "Se o poeta falar num gato", e "À maneira de Jacques Prévert".
^^

Lincoln 06/04/2020

Encontre o seu Quintana
"Quintana de Bolso" é uma antologia que nos apresenta o poeta em toda a sua grandeza. Por serem bastante diversificados os livros que compõem a obra, temos Quintana para todos os gostos. O meu é o da Rua dos Cataventos. Recomendo a leitura para todos aqueles que buscam experimentar a heterogeneidade da poesia e descobrir seu poema preferido.

Maria3897 22/01/2021

Muito bom!
Eu sempre gosto de estar lendo um livro poético- se não um de poemas mesmo - porque a poesia faz com que a gente pense de uma maneira diferente. A beleza das figuras de linguagem empregadas nos versos é revigorante.

Leo 31/12/2022

Inspiração
Poemas vem, vão;
Significam?
Se estabelecem?
Margeiam a vida e dela se nutrem,
mas nunca a substituem.
Esse rio verdadeiro que segue constante e olha pras margens
E vê nos poemas uma realidade,
Falsa porém.
Verdadeira, só a água.

Sayonara 17/02/2022

Antologia Poética - Mario Quintana
Singelo. Não gostei de todos os poemas, mas aqueles que gostei geraram bons insights. O prefácio, assinado por Eucanaã Ferraz para a edição da Alfaguara , ajuda bastante na compreensão dos temas e do estilo de Quintana.

Soraia 19/06/2021

Poesia para viver
A morte está muito presente nessa coletânea de poemas do Quintana, entretanto de tanto ler a morte senti mais vontade de viver... coisas de poesia... ?

Freitas 15/01/2009

òtimo livro. Primeiro: porque é Quintana; segundo: porque é toda obra do Quintana; terceiro: pois tu pode abrir na sorte( porque qualquer página que escolher será sorte), ler aleatoriamente e, com poucas linhas, refletir muito com a profundeza de alguns poemas, a melancólia de outros e a genealidade de todos.

Julia 03/06/2020

Quintana de Bolso
Livro curto com muitos poemas leves sobre o cotidiano. Alguns de seus poemas me surpreenderam, mas de modo geral esse livro não me cativou tanto como eu esperava.
Entretanto, vou guardá-lo um pouco mais na estante para reler no futuro e verificar se minha percepção mudará com o tempo.

julia 27/07/2022

elite
elite da elite meu deus que saudade da época q eu tava lendo isso
?eu agora, que desfecho, já nem penso mais em ti, mas será que nunca deixo de lembrar que te esqueci?
bia 29/07/2022minha estante

bia 29/07/2022minha estante

Pris 06/07/2009

Mário Quintana me faz sorrir.

Leticiadias 10/07/2020

Quintana arrebatador
EU ESCREVI UM POEMA TRISTE

Eu escrevi um poema triste
E belo, apenas da sua tristeza.
Não vem de ti essa tristeza
Mas das mudanças do Tempo.
Que ora nos traz esperanças
Ora nos dá incerteza...
Nem importa, ao velho Tempo,
Que sejas fiel ou infiel...
Eu fico, junto à correnteza,
Olhando as horas tão breves...
E das cartas que me escreves
Faço barcos de papel!

** Me arrebentou, me arrebatou...
Quintana levou meu coração, me fez refletir e querer todas suas obras!!

1 | 2 | 3 | 4