Macário

Macário Álvares de Azevedo

Resenhas - Macário

1 | 2 | 3 | 4 | 5

maryelli0 24/04/2024

Eu gostei muito da primeira parte do livro, tem um humor mais ácido e com várias reflexões geradas dos diálogos de Satã com o Macário. Porém a segunda metade, foi bem chata de ler. Não via a hora de acabar, e bem ultraromantico que chega a dar nojo kkkkkk.

helenaslodk 03/02/2024

Livro muito bom, revela bastante do movimento literário da época e as influências do autor, bem melancólico até. Aqui dá pra ver como o Álvares de Azevedo foi um jovem com bastante educação, o livro faz várias referências à obras clássicas e cultura, se vivesse mais teria escrito mais grandes obras. Sobre a leitura, muito boa, principalmente no retrato sobre o suicídio, acho que o autor se inspirou bastante em Goethe.

Freddy Bacus 21/01/2024

Macário
Fenomenal, os clássicos são clássicos... E esse não é nem um pouco diferente. Essa forma de dramaturgia mas não para palco é genial, pois junta a forma dos diálogos sem nenhuma condução com apêndices que colaboram para a narrativa suprema que Álvares de Azevedo cria. Temos o complemento do que a personagem escreveu quando relatou que escrevia, o que é um ganho enorme para a obra. Além disso, as personagens se mesclam, pois um sonha depois o outro, e eles deliram, e não conseguimos acreditar totalmente naquelas personagens, e a forma dramaturgia colabora nesse processo de desconfiança do leitor e das personagens. Foi interessante Álvares dizer que não é uma peça para ser encenada, pois dá outro carácter para a forma do texto e consequentemente para seu objeto. E o conteúdo é espetacular também, dramático, intenso, mórbido e apaixonado. Muito muito bom, fantástico.

Marcelo 06/01/2024

Macário, conta a história do protagonista que, desiludido com a vida, encontra o diabo em uma estalagem. Daí em diante diversos diálogos em cenários mórbidos trazem reflexões sobre a vida do protagonista passam a permear a obra. Há outros personagens (com destaque ao suicída Penseroso), mas o cerne da obra são, de fato, os diálogos do protagonista com Satã. O interessante é que, mesmo que não esteja despido de suas características diabólicas, Satã atua, em diversos momentos, como um conselheiro e amigo de Macário.
Esta é uma obra cheia de lirismo e morbidez.

luckysworld 22/12/2023

Meu mano Freud sabendo que tinha razão quando escreveu sobre o complexo de madonna-prostituta nunca falha

Clara2399 17/12/2023

Comprei o livro porque tive uma aula de literatura gótica brasileira com minha professora e este me pareceu bem interessante.
A leitura é um pouquinho cansativa em algumas partes, mas por ser um clássico vale a pena.
A história chega a ser engraçada em algumas partes, principalmente quando o Diabo tem diálogos com o protagonista.
No ponto de vista analítico, é dividido em duas partes/episódios, dá início a ida da literatura em RJ e SP, onde eram conhecidos por serem cidades/Estados de luxúrias que o homem é corrompido.

letAcia1104 14/10/2023

?o suicídio da alma é o cadáver de um coração? ?
Uma das obras literárias mais instigantes que eu já li. Aqui está sintetizado um dos pontos chaves do ultrarromantismo (não gosto desse nome, mas enquanto não penso num melhor assim permanece): a melancolia como forma de revolta.

Jessy R. 12/10/2023

Uma peça que tem um pouco do cômico, drama, auto e diversas outras características que a torna única. Pertencente à escola romântica brasileira, Macário conta a trajetória do personagem (que dá nome a peça) e seu encontro com o Diabo, no meio desse percurso vemos diversas temáticas que permeiam a vida do jovem. Vida, morte, moralidade, prazeres, amor, expectativas, irracionalidade, religião e muitas outras formas de viver e enxergar a vida compõe toda a existência do personagem e como tudo dá uma riqueza extraordinária a obra.

luisa499 03/10/2023

Interessante
Se eu não me engano, é o primeiro drama brasileiro que já li. Dei quatro estrelas e não vou criticar tanto porque o próprio autor diz que o livro não era uma obra prima, e sim um surto aleatório de uma noite.

Gostei das referências e do enredo, por mais que meio confuso, e amei a poesia presente. Achei a segunda parte meio maçante por causa dos grandes diálogos e da obsessão por virgens (?), mas entendo que o último era mais comum na época.

Achei uma leitura divertida e interessante, talvez eu releia algum dia pra entender melhor.

aliscentt 13/09/2023

Satã e Macário deveriam ter terminado juntos!!!!!
Satã e Macário foram feitos um pro outro e ninguém irá me convencer do contrário!!
Gosto muito da primeira parte, gosto da segunda tbm mas ela me deixa meio confusa kk. Tem umas coisas meio estranhas, tipo a obsessão por virgens, mas entendo que é algo da época. Provavelmente vou ter que ler de novo pra entender melhor.
Bjorkita 13/09/2023minha estante
Melhor casal. #endgame #enemiestofriendstolovers

banana20 09/09/2023

Um pequeno prodígio
Darei 4 estrelas pra essa obra por achar assim e levar em consideração o próprio autor falando que essa não é uma obra prima nem nada do tipo, apenas um delírio de uma noite, um sonho.
Estou literalmente de luto pela literatura brasileira ter perdido o que teria sido um grande gênio literário? se tivesse vivido um pouco mais?

O livro em si é muito divertido de ler, eu me encanto sempre pelos escritos de alvares de azevedo. SUPER recomendo.

manu368 14/07/2023

Primeira vez que eu li um drama e ainda brasileiro, Álvares deixava bem explícito suas inspirações dentre elas Shakespeare e Byron. Há algumas referências a Hamlet, Romeu e Julieta e D. Juan (os próximos dramas que lerei). O motivo de não dar cinco estrelas é o fato do final ser maçante com uma longa conversa entre duas personagens, como se fosse escrito às pressas. Apesar disso eu gostei bastante, ele poderia ter sido um grande dramaturgista nacional se tivesse tido mais tempo.

sopinhos 26/05/2023

Romantismo realmente foi a era mais apocalíptica, demoniaca e exagerada da literatura

1 | 2 | 3 | 4 | 5