Ciência e Religião

Ciência e Religião Alister McGrath

Resenhas - Fundamentos do Diálogo entre Ciência e Religião

Gui Souza 30/11/2023

Fundamentos para o diálogo entre ciência e religião
Esse livro do McGrath se propõe a ser o livro definitivo para lançar os fundamentos do diálogo entre Ciência e Religião, e eu acredito que ele conseguiu. Esse livro tem seus limites, então ele foca especialmente na relação das ciências com a religião cristã.

McGrath irá apresentar alguns modelos e maneiras de entender essa relação, depois passar pelo que ele considera os 5 eventos históricos mais importantes para essa discussão.

Depois ele trará uma discussão rica, mas breve, sobre o que a religião tem a ver com a filosofia da ciência e o que a filosofia da religião tem a ver com as ciências.

Após isso tem uma discussão extensa até sobre o uso de modelos e analogias nas ciências e na religião (aqui me exigiu mais paciência).

Por fim, McGrath apresentou alguns dos principais debates contemporâneos entre ciência e religião, diversos assuntos e áreas são abordados, é uma sessão riquíssima.

Esse livro é uma introdução exigente ao diálogo entre ciência e religião, leitores iniciantes terão algumas dificuldades, a cada capítulo há sempre indicação de bibliografia para se aprofundar no tema. McGrath é sempre enfático: esse livro não esgota as discussões, muito pelo contrário, é só uma introdução.

Recomendo fortemente para os interessados nessa área.

Gabriel.Ornelas 31/12/2022

Uma senhora introdução!!
Esse maravilhoso livro foi meu primeiro contato com os livros publicados pela ABC2, e o comheci por conta do curso BASICS.

O livro se propõe a ser a introdução do cristão ao mundo acadêmico da religião e ciência. E consegue fazer isso com maestria impecável!!!

Você compreende casos famosos, os campos, as abordagens, as necessidades, entre outros pontos tão vitais para esse diálogo entre dois mundos

Recomendo extremamente para quem deseja ingressar nessa área, seja por estudo, curiosidade ou qualquer outro motivo

marcelinho 12/04/2022

McGrath é um dos meus autores favores. Sua didática fenomenal. Amo ler tudo que eles escreve. E esse livro não foi diferente.

Mas o que me chamou a atenção nesse livro foi sua honestidade. McGrath demonstrou, historicamente, que a ciência e a religião não são inimigas. Elas são áreas necessárias para uma leitura da realidade a qual existimos.

Claro, a pontos de convergência, e de muito desafio, porém é tudo feito em um diálogo de teóricos de ambas as partes.

Muito bom para cristãos que estão entrando na faculdade.

Giovanna.Campos 09/04/2022

O mito da guerra entre ciência e religião
Neste livro, McGrath mostra que a ciência e a religião, diferentemente do que muitos defendem, não estão em guerra. Ele aborda diversas áreas em que a fé e a ciência dialogam, ressaltando que ambas procuram entender e explicar o mundo a partir de seu ponto de vista.

É um leitura laboriosa, porém cheia de referências e informações valiosas.

Indico a cristãos universitários ou a qualquer que se interesse pelo assunto.

Greice 01/05/2021

Não é para leigos
Essa é uma leitura bastante lenta e laboriosa. Quando os autores e propõem a apresentar os fundamentos do diálogo entre ciências de religião, eles realmente se focam nos elementos mais essenciais desses conceitos, questionando sua própria definição tanto em termos epistemológicos como filosóficos. O que é ciência? O que é religião? O que é método científico e ele pode ou mesmo deveria ser aplicado à teologia? O começo do livro é a parte mais interessante (e acessível), em que se discute a suposta ideia de conflito permanente entre ciências e religião, apresentando argumentos para a mais construtiva ideia de colaboração. A parte histórica é instigante, entretanto, posteriormente os autores passam a desenhar um panorama geral sobre as várias áreas de pesquisa sobre ciências e religião em diferentes abordagens, filosófica, ciências naturais, psicologia, etc. Isso torna a leitura cansativa, elencando sucessivos termos de difícil compreensão, que diria até inacessíveis para leigos. Em suma, é um livro bastante rico em informações, mas que exige certo grau de conhecimento especializado.

Wesley - @quemleganhamais 28/04/2021

Dá pra andar juntas
Ciência e Religião não são inimigas e nem opostas, ambas buscam explicar o mundo do seu ponto de vista.
Infelizmente são as pessoas que fazem ciência e religião que promovem toda essa rachadura na forma de pensar e que não pode juntar as duas coisas para conversar.

No livro Alister aborda os principais pontos dessa grande discussão, mostrando pontos em comum e outros nem tanto, que servem de base para ter o diálogo saudável.

Com uma escrita bem acadêmica e repleto de referências, essa obra é um ótimo guia de estudo para todos aqueles que querem aprender mais sobre Ciência e Religião.
Maria Clara 28/04/2021minha estante
Amei!!! ??

Wesley - @quemleganhamais 28/04/2021minha estante
??

Joshua.Fernandes 29/07/2018

Extremamente indicado a todos que planejam ingressar nessa área de dialogo como eu. Só sinto que faltou um capitulo introdutório a filosofia da ciência, de resto o livro é excelente.