Sinfonia da Vida

Sinfonia da Vida Helena Kolody

Resenhas - Sinfonia da Vida

Juliane.Kuster 30/10/2023

Este livro é uma coletânea dos poemas da autora, com trechos comentados sobre sua vida e obra. É muito legal, pois como os comentários são em primeira pessoa, fala diretamente com cada leitor.

Helena é maravilhosa, uma ucraniana naturalizada brasileira que morou sua vida toda praticamente no Paraná. Tem uma vasta obra na poesia, da qual, além de ser seu ganha pão, era sua paixão. E a gente percebe essa paixão na escrita.

5/5

Valeria.Mattioli 29/11/2017

Quando sonho, sou outra. Inauguro-me!
Realmente sou uma pessoa que não gosta de poesia, fato!! Muita metáfora, muita complicação para o meu gosto e acabo não achando a beleza disso tudo!

Engraçado é ver como a autora tem fases e fases ao longo de sua jornada. Passa de poemas sobre a sua cidade e sua história, depois uma fase mais depressiva, depois mais alegre e de bem com a vida!

Um fato que acabou me interessando é quando ela conta que uma garota somente não se suicidou porque leu um poema dela, e aquilo acabou fazendo ela desistir de se matar. Além disso, um de seus poemas é usado como reza em algumas Igrejas.

Pra mim, os fatos foram mais interessantes que a própria poesia, mas as vezes sou eu que sou ruim pra poemas mesmo, vai saber!

Simone 06/11/2013

O livro Sinfonia da Vida exalta em cada página o fazer poético de Helena Kolody, ao passo que dá voz às explicações da poeta frente a por que os escrevera. É uma obra linda e que sintetiza, de certa forma, a essência kolodyana, visto que há muitas Helenas em Kolody: a Helena filha de imigrantes, a Helena paranaense, a Helena prolixa, a Helena dos haicais e da síntese, a Helena que canta na poesia a memória e a imagem, a Helena religiosa e devota, a Helena que detinha-se na fusão homem versus meio natural, a que discorria sobre a transitoriedade da vida, a Helena professora, a Helena poeta, a Helena amiga de Leminski, e muitas outras Helenas, tantas quantas pudermos perceber. Enfim, já li várias vezes o livro e a cada leitura percebo um detalhe novo. Apaixonei-me por Kolody na primeira vez que Sinfonia da Vida chegou às minhas mãos.