O que é Liberdade

O que é Liberdade Caio Prado Júnior




Resenhas - O que é liberdade


1 encontrados | exibindo 1 a 1


KKbarros82 19/03/2021

"A liberdade não é, em si, senão um meio, e não um fim."
Ler "O que é liberdade: Capitalismo x Socialismo" do historiador e geógrafo, além de político, Caio Prado Jr. não é de uma das tarefas mais fáceis. Escrito na década de 60 com um socialismo em ascensão, Caio fez uma análise comparativa sobre a liberdade no sistema capitalista e no sistema Socialista. Para isso, fez viagens à países que, na época, estavam empregando socialmente e econômicos um sistema Socialista. É brilhante todo desenvolvimento do autor que vai do conceito de liberdade empregado pelos helenos até a dita liberdade individual que o capitalismo adora idolatrar.

Mas será que essa liberdade do indivíduo capitalista é uma verdadeira liberdade ou uma ilusão? Liberdade não é para todos? No capitalismo liberdade parece sempre para poucos. No entanto, o que seria essa tal liberdade em um sistema Socialista? Liberdade pensada na coletividade anula a liberdade individual? São muitos questionamentos que Caio Prado Jr. disserta em tão poucas páginas, já que esse é o intuito dessa coleção "Primeiro Passos".

Como o próprio nome diz, ela é o ponta pé inicial para o leitor conhecer um pouco sobre o autor e o assunto abordado. Por isso mesmo há um ponto negativo. Para qualquer leitor ou estudante Caio Prado não possui uma escrita para iniciantes. Apesar de ser uma leitura fluída, acompanhar a linha de pensamento do historiador não é para amadores. Realmente o leitor irá necessitar ter uma boa bagagem para compreender todo o fascínio e lucidez que Caio trás com mestria sobre o tema Liberdade.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR