De repente, nas profundezas do bosque

De repente, nas profundezas do bosque Amós Oz

Resenhas - De Repente, Nas Profundezas Do Bosque

Thamiris.Treigher 07/09/2021

Uma fábula para todas as idades
Um mistério cerca uma pacata aldeia: não há qualquer vida animal ali. As crianças também são proibidas de entrar no bosque vizinho, onde, segundo os adultos, reina Nehi, o demônio das montanhas. Quem foi para lá não voltou, ou então voltou avariado.

Na escola da aldeia, a solitária professora Emanuela desenha e descreve os animais que chegou a conhecer em sua infância, mas os alunos riem dela, pois seus pais lhe asseguram que tais seres não passam de lendas malucas e perigosas.

Dois alunos, Mati e Maia, entretanto, não se satisfazem com as explicações dos adultos e resolvem se aventurar pelo bosque proibido, para ver com o próprios olhos o que existe lá.

Jardim de histórias 09/09/2022

Louvado seja o Nehi
Que satisfação foi degustar essa singela obra literária! A sagacidade em que Amós Oz. integra questões tão atuais, sendo da preservação dos animais o terrível bullyng, tudo através da ótica lúdica juvenil. Como essa obra, com pitadas de Utopia conversa conosco. Todos deveriam ler esse livro, independente da idade. Esse livro, assim como seu autor, transcende.
Lindo!
É um verdadeiro convite a reflexão!!!!

Lima Neto 12/12/2009

um livro bem escrito, sem dúvida, como só os grandes escritores são capazes de produzir. de uma criatividade impressionante, com um imaginário riquíssimo, uma mensagem tocante. no entanto, o livro não envolve aos leitores adultos, no seu ritmo de leitura.
em dados momentos, a leitura tornou-se sacal, pouco atrativa.
livro bem escrito, sem dúvida, com uma bela mensagem, indiscutível, de um autor que merece todos os elogios que já lhe foram feitos. mas o "De repente, nas profundezas do Bosque" mostrou-se um livro pouco atrativo para um público adulto, salvo, talvez, pela línguagem belíssima, pela forma ímpar que Amos Oz tem de contar as histórias, e talvez menos atrativa ainda para um público infanto-juvenil, pois este, talvez ainda não suficientemente amadurecido para compreender a beleza e poesia da escrita, ache maçante todo aquele "fabulário" criado pelo autor.
Marta Skoober 28/07/2012minha estante
Você traduziu bem meus sentimentos em relação ao De repente, nas profundezas do bosque.

Aliás parece que a maioria dos leitores o acham um livro morno...

Jose497 10/08/2023minha estante
Tive a mesma impressão. Confesso que esperava muito, mas esse papo de bullying, referencias sociais, etc - pode ser observado em muitos outros livros. Neste, pode ser no máximo alguma fábula. Sinceramente não gostei.
Certa vez uma menina me pediu pra escrever no ChatGPT algo com suspense. meu prompt: narre uma historia de suspense com duas crianças numa cidade que tinha algum segredo: a historia que a IA me forneceu foi 80% essa....

Douglas.Moreira 02/11/2022

Fábula interessante
Um pouco de meio ambiente, um pouco de relações pessoais, um pouco de respeito... leitura rápida, mas agradável.

jotaefesanchez 14/03/2022

Uma leitura leve em seu estilo, com linguagem simples e muito lirismo, que remete aos contos de fadas, mas que permite uma reflexão profunda em várias camadas de interpretação.
Uma parábola que utiliza metáforas para apresentar um texto com forte discussão através de um conteúdo moral.
Por trás da história fantástica, o livro trata de preconceito, aceitação, bullying e desinformação. Nesse último elemento, inclusive, boa parte das discussões levantam a dificuldade em desfazer uma rede de desinformação quando "as pessoas não querem ver a verdade", mesmo com alguém podendo mostrar (e provar) a situação.
Bonito, profundo e muito pertinente para nossos dias atuais, adorei esse primeiro contato com a obra do autor.

@oikrystyan 28/02/2022

Leitura rica e obrigatória
"De repente, nas profundezas do bosque" é uma preciosidade. O livro narra a história de uma aldeia onde não existe bicho algum. Amós Oz, com sua narrativa poética e generosa, nos leva por caminhos inesperados, exigindo de nós confiança e afabilidade! Romance de ficção, fábula, fantasia, podemos pensar o livro por vários ângulos diferentes e talvez ele pertença a todas de uma só vez, ou a nenhuma. Ideal para todas as idades, merece espaço nas salas de aula sem sombra de dúvidas. Essa é minha segunda leitura de Amós Oz e eu já quero poder ler todos os livros que ele escreveu!

Isabela 20/12/2022

De repente nas profundezas do bosque?
?Numa pacata aldeia onde não existe bicho algum, seja ele quadrúpede, peixe, réptil, pássaro ou inseto, as crianças são proibidas de entrar no bosque vizinho, onde, segundo os adultos, reina Nehi, o demônio das montanhas. Quem se embrenhou por lá não voltou, ou então voltou avariado.?
Esse livro conta sobre a história dessa vila onde não existem animais, e sobre duas crianças que tem um segredo, que não contam por nada a ninguém. O livro é bom, mas não é muito feliz, eu diria que até um pouco complicado. Eu não indico tanto esse livro, mas não é horrível.

Jéss 26/08/2020

muito bonito e reflexivo
não pensei que uma fábula pudesse me encantar tanto

Cris 06/12/2022

06.12.2022
Primeiro livro que leio de Amos Oz. Gostei da escrita, uma história de fantasia onde os bichos somem e a próxima geração só ouve falar que existiram por meio de relatos e figuras.Mas por trás da fantasia existe os maus tratos contra os animais, a maldade do ser humano.

elisaspa 14/11/2022

péssimo péssimo pésimo odiei
olha, não tenho muito o que dizer porque na real não prestei atenção no livro, só fiz as questões que o prof pedia mesmo.
só mais uma leitura que a escola destruiu mesmo.
não gosto de livros sem romance (entendo que não era o foco, mas que desse certo aquele né plmds), as falas eram entre aspas (a pior coisa em livros) mesmo que o meu prof tenha dito sobre o objetivo disso, mas deixou o livro MUITO confuso.
essa poderia até ter sido uma leitura legal, mas fui forçada a terminar pra prova.
além disso, esse definitivamente não é meu estilo de livro (sou cadelinha de romances).
não consegui enxergar um começo, meio e fim e isso deixou a história mais confusa ainda.

Rach 17/09/2020

Uma história infantil lindíssima.
Confesso que me surpreendi!

Garuda 25/08/2020

Obra-prima.
Linguagem simples e direta, mantendo-se agradável e criativa. Equilíbrio de (narr)ação, descrição e diálogo. A experiência do tempo durante a leitura é peculiar, parece suspender a passagem do tempo, tudo ocorre num limbo pré-temporal, intemporal, mitológico, suspenso. Para quem estuda a criação ficcional é de suma importância estudá-lo, pois exibe a complexidade de Janus Bifronte da literatura moral didática, da literatura infantil, em suma, do conto de fadas. Ao contrário do que se esperaria de uma modernidade literária, o que está em jogo aqui é uma simplicidade intensa, viva, como os seres vivos são intensos e simples e permanecem misteriosos e inacessíveis.