Uma vida em segredo

Uma vida em segredo Autran Dourado

Resenhas - Uma vida em segredo

Mimi 16/03/2021

História muito bem escrita.
Quero ler tudo desse autor.
A personagem principal é bem escrita, é simples apesar de possuir bens.
Ela suporta tudo, quando seu pai faleceu e tem que ir morar na cidade.

Josimar_Cruz72 22/02/2021

Uma leitura maçante mas uma das melhores histórias que já li
Uma vida em segredo é uma leitura maçante, não é animada então leitor não lerá com facilidade caso for iniciante mas é uma das histórias mais lindas e mais bem escritas que já li.
O livro retratará a evolução da personagem Biela, na qual aquele mundo gira em torno, há belos momentos muito bem escritos pelo grande escritor Autran Dourado, então recomendo a leitura e caso esteja achando chata continue, pois no final você verá que valeu a pena pela beleza da história e pelos ensinamentos que podem ser retirados dela.

Inspirações Literárias 31/01/2021

Uma história profunda que nos leva a autorreflexão
*KINDLE UNLIMITED*

Nessa história iremos conhecer Prima Biela e a singeleza da vida simples e a grande luta de ser você mesma num universo tão diferente do seu mundo interior.

Com Biela aprendemos que a felicidade real reside junto aqueles que nos aceitam como somos. Biela nos ensina que a felicidade não está no que temos, e nem, nos lugares sociais que ocupamos. Mas sim, quando ocupamos o nosso lugar psíquico e emocional aonde quer que estejamos.

Primeiro contato com o autor, e sem dúvida, irei reler essa história e realizar a leitura de outras obras do escritor.

Frankcimarks 24/08/2020

Torna-te quem tu és
Autran Dourado tem se tornado um dos meus escritores favoritos. A vida em segredo foi até agora o livro dele que mais gostei. Narra o assombro da simplicidade. Prima Biela é a versão feminina de São Francisco, quase uma santa de tão boa. Faz tudo o que lhe dizem, suporta as zombarias de um primo. Mesmo rica, vive como se nada possuísse, preferindo a companhia dos empregados da casa à companhia dos parentes pomposos. Mal fala, mal é percebida. Se veste com roupas de chita. A prima tenta transformá-la numa mulher da cidade, mas Biela é bicho do mato. As roupas chiques não lhe caem bem. Biela fica noiva a contragosto, para agradar a prima. Quando descobre que o futuro marido foge da responsabilidade, volta a si e abandona o novo estilo de vida que a prima a fez adotar. Passa a trabalhar nas cozinhas das conhecidas, passa a conviver ainda mais com os empregados, muda-se para um quartinho dos fundos. Seu grande amor será um cão viralata, a quem ela tratará com muito carinho.

Essa é uma história bonita e triste. Tenho a impressão de que já conheci uma Biela na minha vida. É uma personagem realista, do interior, sem muito mistério.

Biela é para mim a simplicidade em forma de gente. As coisas simples são desprezadas, vistas com indiferença. Biela é a felicidade sem máscara, que não precisa de quase nada para viver bem. Biela é a virtude que nossa sociedade aprendeu a odiar. Queremos e admiramos a ostentação, mas Biela é pura, sem etiqueta, sem fingimento. Biela somos nós em forma bruta.

Torna-te quem tu és, é o que precisamos pôr em prática. Precisamos abandonar tudo o que não somos, tudo o que não vem de nós, tudo o que é falso. Precisamos ser autênticos, originais. Precisamos ver beleza em nós mesmos, precisamos viver para nós mesmos,ainda que deixemos de agradar a muitos.

Leitura essencial. Fácil, direta, fluída, gostosa. Livro para todas as idades. Mais que recomendado.

Rub.88 10/11/2018

Pau que acham torto nem machado endireita...
A escrita coloquial não está presa à regras gramaticais rígidas. Tempos verbais livres, concordância nominal flexível e abundancia de neologismos. Gírias e palavras de cunho regional. Tudo para agilizar e harmonizar o texto a época e aos personagens descritos.
Uma Vida em Segredo, do mineiro Autran Dourado, foi publicado em 1964. Nessa novela, que se pode dizer em termos literários ser o meio termo entre conto e romance, é narrada a chegada de Prima Biela a cidade depois da morte do pai. Ela viveu até então toda a sua vida numa fazenda distante de tudo. Um bicho do mato. Mesmo tendo por volta de 16 anos parecia ser bem mais velha na aparência. Acanhada e silenciosa, viveu os primeiros dias praticamente trancada no quarto da casa dos primos desconhecidos. Todos ali a achavam esquisita, possivelmente ruim das ideias. Os primos que lhe acolheram tinha lá seus receios. Conrado, o homem da família, que cuidaria dos bens legados a Prima Biela que não era pouca coisa, tinha certeza que ela era pancada como o pai. Talvez tivesse uns acessos de raiva repentinos e daria muito trabalho e preocupação. Constança, mulher de Conrado, colocou como meta de vida fazer de Prima Biela uma dama apresentável de cidade de interior. As crianças caçoavam dela pelos seus modos retraídos e vestimenta pobre. Aos poucos Prima Biela foi relaxando e algumas palavras foram proferidas baixinho. Com isso perceberam que ela não tinha defeitos mentais, era somente muito tímida.
O tempo passa devagar e Prima Biela não consegue se encaixar na cidadezinha mineira. Imitava e obedecia Constança, mas era um arremedo. Roupas novas, fazer sala e visitas sociais, rezar e frequentar a igreja. Prima Biela tentava fazer essas coisas porem não acertava o tom. Ate para comer a mesa era um desastre de etiqueta. Aos poucos foi tendo mais contado e convivência com a criadagem na cozinha, ficando assim mais confortável, e os parentes a deixaram em paz. Prima Biela não tinha jeito. Era muito bronca e ficaria matuta para sempre.
Mas Prima Biela tinha uma existência rica. Na sua cabeça, os pensamentos rolavam com as lembranças da fazenda e da vida silvestre no mato ao redor. Os ruídos, os cheiros, a enevoada memoria afetiva da mãe. O pouco estimulo que lhe atraia na vida nova, era passageiro e decepcionante. A descoberta da musica tocada no piano da família por uma mocinha bonitinha, os casamentos intercalados dos mais velhos, um noivado malfadado, alguma amizade com as empregadas das casas vizinhas e o papo mirrado com o capataz que vinha dar conta do que acontecia na fazenda afastada. Isso é o resumo amplo de como Prima Biela atravessava seus dias. É lhe bastava.
Na velhice encontrou um cachorro magro que parecia perdido nas ruas iluminadas por postes elétricos. Ela o acolheu e essa foi a sua alegria final. Morreu como viveu; em silencio, sem drama, sem choro miúdo ou risadas abertas. Viveu para si, no seu mundo de simplicidade.
E uma estória sobre o que acontece dentro da cabeça pode ser o suficiente. Uma vida agitada não é para todos. Felicidade está na valorização das pequenas coisas. Meio clichê, mas quem ai vai dizer que é mentira?
A única coisa que tenho para reclamar e que essa edição que li não só tem uma, mas duas coisas inúteis. A primeira é uma introdução acadêmica que interpreta o texto e com isso conta metade do enredo da novela, e a segunda é o autor da obra explicando como teve a ideia da estória, lhe venho num sonho, e fala dos seus métodos gerais para a construção dessa narrativa e de outras obras dele. Um porre. Um estória, e tão simples como essa, é auto explicável e não carece de nenhum complemento.

kiki.marino 22/08/2018

Uma vida descoberta
Esse foi um achado pra mim e mais um motivo pra ler mais literatura brasileira
Queria entrar nesse livro e dar um abraço na prima Biela,uma mulher que no silencio dizia tanto, melancólica mas cheia de vida, contradição,me lembrou A hora da estrela ...

Prof. Edivaldo 27/12/2015

Prima Biela
Novela na qual o autor usa o estilo indireto livre, com fluxo de consciência, ou seja, sua fala mistura-se à dos personagens. Para muitos, esta novela é considerada uma obra-prima. Biela, a prima do interior, sobre a qual a novela é voltada, passa a morar com seu primo Conrado e sua esposa Constança na cidade, depois de deixar suas terras, a Fazenda Fundão. Na cidade, sua vida transcorre entre altos e baixos, e tem imensas dificuldades de adaptação. O livro é marcado também por um linguajar típico e alguns ditos populares.

Joy 18/11/2015

Uma história bastante melancólica, mas não triste completamente.
Prima Biela não está contente com as mudanças que acontecem na sua vida, e faz tudo para satisfazer a vontade dos primos e conquistar sua afeição, mas é no momento em que ela abre mão de ser quem não é, e começa a viver como deseja, que a vida se ajusta e corre numa simplicidade e calma muito típicas de Biela.

Katherine 10/06/2015

Biela - Uma vida revelada
Assisti a um trecho do filme há um tempo atrás, em um dia que nunca esqueci.
Nesse ano resolvi procurar parar assistir novamente e descobri que tinha livro, logo procurei para comprar e achei num sebo por $10.
Essa edição é incrível, letra ótima, capa dura e beeem antiga. Além de conter uma introdução e um epílogo no final. O problema é que a introdução tem um belo de um spoiler. Recomendo que a leia ao final.
Me surpreendi com a semelhança do filme e o livro, diálogos foram passados perfeitamente de modo que ao ler, se recorda da cena exata do filme.
Sou apaixonada pela Biela desde aquele dia em que vi fragmentos do filme, e me apaixonei por ela ainda mais ao ler o livro. O caráter de Biela não tem preço. Biela não é frágil, se tem algo que não é, é frágil. Biela é pura força!
Sobre a narrativa, adorei, simples como a própria Biela, sem apetrechos, pura e simples.
Um livro que será guardado no segredo do coração.
Daiane Amanda 11/06/2015minha estante
Parece muito convidativo...fiquei curiosa :)

Samantha 05/04/2013

Pobre Biela!

Gabi 05/01/2014minha estante
O nome da Biela é Gabriela e não Isabela.