Uma vida em segredo

Uma vida em segredo Autran Dourado

Resenhas - Uma vida em segredo

Carla.Cerqueira 31/12/2023

Reli este livro após ler um artigo onde Conceição Evaristo o indicava. Li na adolescência e decidi relembrar a história de Biela. Uma história onde ela sofre por não ter se encaixado em um padrão esperado pela sua família. É bom...

leitora 27/07/2023

Não sei se gostei ou não
A história é muito bem escrita e com certeza tem um vocabulário fascinante de interior!
Fiquei só confusa com o fim do livro, não entendi o motivo de tudo isso?

lena130 17/04/2023

A beleza das miudezas
Prima biela só poderia mesmo ser mineira! li o livro praticamente num único dia, também na minha miudeza e solidão de domingo. lindo e telúrico.

leticia cordis 26/09/2021

Autran Dourado, gostei de conhecer você!
Biela é uma pessoa que não abdica de si mesma, ela nem consegue. Rodeada de pessoas diferentes dela, se refugiou em si mesma e quando pôde, foi pra perto de seus iguais, do conforto do acolhimento, da aceitação. Simples de tudo, amou a música, suas amigas e seu cachorro. Acolhi ela e por mim somos amigas. Uma lindeza, um primor de livro, delicadíssimo!

Rub.88 10/11/2018

Pau que acham torto nem machado endireita...
A escrita coloquial não está presa à regras gramaticais rígidas. Tempos verbais livres, concordância nominal flexível e abundancia de neologismos. Gírias e palavras de cunho regional. Tudo para agilizar e harmonizar o texto a época e aos personagens descritos.
Uma Vida em Segredo, do mineiro Autran Dourado, foi publicado em 1964. Nessa novela, que se pode dizer em termos literários ser o meio termo entre conto e romance, é narrada a chegada de Prima Biela a cidade depois da morte do pai. Ela viveu até então toda a sua vida numa fazenda distante de tudo. Um bicho do mato. Mesmo tendo por volta de 16 anos parecia ser bem mais velha na aparência. Acanhada e silenciosa, viveu os primeiros dias praticamente trancada no quarto da casa dos primos desconhecidos. Todos ali a achavam esquisita, possivelmente ruim das ideias. Os primos que lhe acolheram tinha lá seus receios. Conrado, o homem da família, que cuidaria dos bens legados a Prima Biela que não era pouca coisa, tinha certeza que ela era pancada como o pai. Talvez tivesse uns acessos de raiva repentinos e daria muito trabalho e preocupação. Constança, mulher de Conrado, colocou como meta de vida fazer de Prima Biela uma dama apresentável de cidade de interior. As crianças caçoavam dela pelos seus modos retraídos e vestimenta pobre. Aos poucos Prima Biela foi relaxando e algumas palavras foram proferidas baixinho. Com isso perceberam que ela não tinha defeitos mentais, era somente muito tímida.
O tempo passa devagar e Prima Biela não consegue se encaixar na cidadezinha mineira. Imitava e obedecia Constança, mas era um arremedo. Roupas novas, fazer sala e visitas sociais, rezar e frequentar a igreja. Prima Biela tentava fazer essas coisas porem não acertava o tom. Ate para comer a mesa era um desastre de etiqueta. Aos poucos foi tendo mais contado e convivência com a criadagem na cozinha, ficando assim mais confortável, e os parentes a deixaram em paz. Prima Biela não tinha jeito. Era muito bronca e ficaria matuta para sempre.
Mas Prima Biela tinha uma existência rica. Na sua cabeça, os pensamentos rolavam com as lembranças da fazenda e da vida silvestre no mato ao redor. Os ruídos, os cheiros, a enevoada memoria afetiva da mãe. O pouco estimulo que lhe atraia na vida nova, era passageiro e decepcionante. A descoberta da musica tocada no piano da família por uma mocinha bonitinha, os casamentos intercalados dos mais velhos, um noivado malfadado, alguma amizade com as empregadas das casas vizinhas e o papo mirrado com o capataz que vinha dar conta do que acontecia na fazenda afastada. Isso é o resumo amplo de como Prima Biela atravessava seus dias. É lhe bastava.
Na velhice encontrou um cachorro magro que parecia perdido nas ruas iluminadas por postes elétricos. Ela o acolheu e essa foi a sua alegria final. Morreu como viveu; em silencio, sem drama, sem choro miúdo ou risadas abertas. Viveu para si, no seu mundo de simplicidade.
E uma estória sobre o que acontece dentro da cabeça pode ser o suficiente. Uma vida agitada não é para todos. Felicidade está na valorização das pequenas coisas. Meio clichê, mas quem ai vai dizer que é mentira?
A única coisa que tenho para reclamar e que essa edição que li não só tem uma, mas duas coisas inúteis. A primeira é uma introdução acadêmica que interpreta o texto e com isso conta metade do enredo da novela, e a segunda é o autor da obra explicando como teve a ideia da estória, lhe venho num sonho, e fala dos seus métodos gerais para a construção dessa narrativa e de outras obras dele. Um porre. Um estória, e tão simples como essa, é auto explicável e não carece de nenhum complemento.

Joao.Paulo 08/12/2022

Biela, nossa prima eterna.
Adorei conhecer Autran Dourado e sua gostosa narrativa.
Adorei conhecer a acanhada Biela e sua história, sua sutileza e simplicidade.
Existem muitas Bielas.
Recomendo a leitura!

Jéssica 16/11/2021

Simplicidade
Uma leitura simples, leve e bem brasileira é como resumo uma vida em segredo, meu primeiro contato com a obra de Autran Dourado.
Por indicação do Lucas do diário de leitura, comecei essa obra sem pretensão, mas do começo ao fim me apeguei a prima biela como se fosse uma parente minha. Senti seu jeito do mato, sua timidez, angústias, seus medos. No fim, me apeguei ao pobre Vismundo.

Prof. Edivaldo 27/12/2015

Prima Biela
Novela na qual o autor usa o estilo indireto livre, com fluxo de consciência, ou seja, sua fala mistura-se à dos personagens. Para muitos, esta novela é considerada uma obra-prima. Biela, a prima do interior, sobre a qual a novela é voltada, passa a morar com seu primo Conrado e sua esposa Constança na cidade, depois de deixar suas terras, a Fazenda Fundão. Na cidade, sua vida transcorre entre altos e baixos, e tem imensas dificuldades de adaptação. O livro é marcado também por um linguajar típico e alguns ditos populares.

Samantha 05/04/2013

Pobre Biela!

Katherine 10/06/2015

Biela - Uma vida revelada
Assisti a um trecho do filme há um tempo atrás, em um dia que nunca esqueci.
Nesse ano resolvi procurar parar assistir novamente e descobri que tinha livro, logo procurei para comprar e achei num sebo por $10.
Essa edição é incrível, letra ótima, capa dura e beeem antiga. Além de conter uma introdução e um epílogo no final. O problema é que a introdução tem um belo de um spoiler. Recomendo que a leia ao final.
Me surpreendi com a semelhança do filme e o livro, diálogos foram passados perfeitamente de modo que ao ler, se recorda da cena exata do filme.
Sou apaixonada pela Biela desde aquele dia em que vi fragmentos do filme, e me apaixonei por ela ainda mais ao ler o livro. O caráter de Biela não tem preço. Biela não é frágil, se tem algo que não é, é frágil. Biela é pura força!
Sobre a narrativa, adorei, simples como a própria Biela, sem apetrechos, pura e simples.
Um livro que será guardado no segredo do coração.
Daiane Amanda 11/06/2015minha estante
Parece muito convidativo...fiquei curiosa :)