Umbigo sem fundo

Umbigo sem fundo Dash Shaw

Resenhas - Umbigo Sem Fundo

imapaperguy 19/07/2023

A reveladora reunião familiar de uma família convencional
Dash Shaw produziu essa obra aos seus 23 anos de idade. Umbigo sem fundo, retrata a história dos Loony que no momento estão se reunindo para um ultimo encontro familiar, pois, os pais estão para se divorciar. A partir disso, a história apresenta uma trama com diversos acontecimentos que sobrevém a partir dessa reunião, como já é de se esperar nesses momentos sempre surgem lembranças, acontecem atritos (com uma frequência maior do que o esperado) e novas recordações.

Entrando nos meus 23 anos de idade, percebi que o motivo dessa obra ter sido tão impactante para mim, se deu devido aos fatos e questões sociais que são abordadas pelo autor durante a narrativa, essas são semelhantes às que vivencio no momento em questão, anseios e angústias, forma de entender e enxergar o mundo. Essa identificação facilitou bastante a conexão com a leitura, e ao mesmo tempo que deixou alguns buracos no coração. A HQ foi presente de uma amiga muito querida, que sempre debate comigo os assuntos que acabaram sendo abordados na narrativa, e que nos faz desenvolver diversas construções de ideias.

Ao terminar a leitura, enviei vários áudios para amigos falando sobre o que achei, e como tudo o que li me impactou de uma maneira que eu não esperava. Acontece que, mesmo se eu citar, frisar assuntos ou qualquer coisa do gênero, nada será suficiente para demonstrar a importância dessa leitura, principalmente para jovens adultos, que estão buscando a independência e seu lugar no mundo, ao mesmo tempo que descobrem sobre questões familiares, e já começam a se posicionar. É uma leitura fluida e inquietante, que traz questionamentos sobre coisas tão cotidianas e comuns nos relacionamentos familiares, que no final você se vê parte dos Loony. Indico com toda expressão da palavra, todos deveriam ler.

Raiana.MArcia 30/11/2022

HQ real
A história de uma família básica, daquelas que a gente acha em qualquer lugar, inclusive em nossa própria casa.

Aborda coisas do dia a dia, coisas daquela que não se fala com ninguém.

Bem legal

Gabriel Farias Martins 20/12/2021

É ótimo poder ver o divórcio de outras perspectivas.
O autor diz para fazer uma pausa pra cada final de capítulo, mas não é possível, li tudo tão rápido, e com certeza vou reler.
A história mostra diversos pontos de vista e formas de lidar com uma separação.
Nunca é tarde para ser livre

Marina 08/08/2021

Sensacional
A HQ relata a história de uma família que voltam para a casa dos pais para um final de semana no qual os pais contam aos filhos que vão se divorciar.

Achei um livro muito delicado, realista e que não enrola para chegar no assunto. Achei legal como o autor contou as descobertas e relatou as experiências de cada personagem. Valeu muito a experiência.

Recomendo demais

yomaeli 20/06/2021

Obra criada quando o Dash tinha apenas 23 anos, que consegue expor toda uma família de maneira sincera, humana e cheia de maturidade.

Maggie e David foram casados por cerca de 40 anos e decidiram, agora idosos, pelo divórcio. Seus três filhos, dois netos e uma nora vão até a casa de praia deles e sem cerimônia recebem a notícia.

Dennis é o mais afetado, talvez por sempre ter tido uma relação bem próxima e uma atenção privilegiada. Um homem adulto e já pai que nessa casa de praia se transforma apenas num menino vendo a idealização dos pais casados ser quebrada. Ele passa a agir de maneira quase birrenta, buscando memórias e explicações que elucidem o fim.

Já Claire lida de forma muito natural com a decisão dos pais, junto de sua filha, Jill, pois também já se separou.

O Peter é um dos personagens mais interessantes. Caracterizado como um sapo, elemento que ilustra justamente como é tratado com indiferença pela família, não tem segurança nenhuma quanto à sua carreira ou suas vontades. Sempre é visto como um coadjuvante de sua própria história. Inclusive nem se posiciona sobre essa decisão, ele ganha outros contornos.

"Umbigo sem Fundo" se aprofunda nos personagens de forma concreta, permitindo que eles de fato construam a esfera familiar e que possibilitem nosso olhar enquanto leitor. É claro como cada um é, e é fácil se aventurar em passar esses dias na praia com eles. Também é muito boa a composição da cena, do ambiente, os sons, movimentos, plantas... Tudo.

Uma graphic novel que reafirma pontos importantes: da vida adulta, do final dos ciclos, da complexidade familiar e do manejo das emoções. Eu amei. É bom seguir a dica do autor e ler as partes em doses homeopáticas.

Leandro Souza 28/04/2021

maravilhoso. os personagens são ótimos, o Peter ser o único retratado como não-humano é um detalhe muito bom - aliás, os detalhes da ilustração dessa obra são incríveis. a ilustração, por si, é linda também. e o final é perfeito pra história.

Djullie 25/12/2020

A melhor HQ que li esse ano sem dúvidas
Eu queria mais kkkkk queria acompanhar a história depois da separação. Mas tudo bem. Ela foi completa e respondeu vários porquês que tinha em mente sobre o enredo sem ser tão na cara. Foi uma leitura gostosa, reflexiva, curiosa e instigante. Queria escrever mais, mas ainda estou digerindo e só sei sentir...
@quadrinsdobatera 27/12/2020minha estante
Deu até vontade de releeer ahahhaha. Bom demais!

Dude 14/08/2019

Recomendo
Não dá para largar essa história sobre a vida como ela é.

Keylla 29/04/2018

Envolvente e viciante
Vc se engana se pensar que vai demorar para ler este livro de 720 páginas. Querido leitora(a)! É uma pegada para não largar mais! Altamente envolvente e viciante. Uma graphic novel madura, com relações familiares que todos nos enxergamos em algum momento dentro da história.
Após quarenta anos casados, Maggie e David Loony decidem se separar. Vivendo isolados numa casa de praia, afastados dos filhos, os dois anunciam que não se amam mais. Os 3 filhos reagem de maneiras diferentes e a história vai tomando seu rumo com muitas reflexões.
Com certeza uma das melhores HQ´s da década! Eu adorei!

@quadrinsdobatera 21/08/2017

Genial!
Que trabalho delicado, atencioso e verdadeiro!

MiojoGeek 11/05/2017

Resenha Miojo
#umbigosemfundo de #dashshaw foi escrito quando ele tinha 23 anos, isso me impressiona, pois de forma madura e divertida, o autor conseguiu transformar um drama familiar, em algo envolvente e belo. Depois de 40 anos casados, Maggie e David Loony decidem se separar. Vivendo isolados do resto da família em sua casa de praia, eles resolvem reunir seus filhos e os colocar a par da situação. O que se segue depois disso, pode-se considerar um épico familiar. Individualmente, todos os personagens são bem desenvolvidos e a complexidade de cada personalidade, e o motivo de cada um ser como é, são o reflexo do passado narrado aqui. Denis, o filho mais velho, fica obcecado com a repentina separação anunciada, e tenta de todas as formas buscar a origem da falta de amor entre seus pais fazendo um parelelo com sua própria vida. Claire, a filha do meio, aceita super bem, demonstrando apenas ter uma super preocupação com sua filha adolescente Jill. Peter, o caçula, é representado por um personagem caracterizado de sapo, isso metaforicamente ilustra a indeferença com que é tratado pelos outros membros de sua família. Nesse ambiente de reunião familiar à la Os Excêntricos Tenenbaums, eles vão se redescobrir como família e repensar o que é ser família. Esse quadrinho é simplesmente excelente. Desenhos maravilhosos, recortes de cenas dinâmicos conferindo aos quadros sutileza, sem perder o ritmo. Acabamento muito bom dado pela #quadrinhosnacia , diálogos divertidos e inteligentes, e um final corajoso. Facilmente já entrou no meu top 10 de quadrinhos favoritos. Minha nota é 10/10 porque é máximo. Compre e leia pra ontem se você não leu ainda.

site: https://www.instagram.com/p/BPt24_XASSv/?taken-by=miojogeek

Mila F. @delivroemlivro_ 07/06/2016

Que Impressionante!
A Graphic Novel é dividida em três partes e a proposta e recomendação do autor logo na primeira página do livro é que o leitor faça uma pausa entre cada parte. É uma proposta maravilhosa, pois proporcionaria uma reflexão ao que foi exposto na parte lida, no entanto, o difícil é conseguir pausar a leitura, pois cada quadrinho tem uma cadência tão fluída que lemos tudo num piscar de olhos sem ao menos sentir.
Li de um fôlego só, mas quando fui reler fiz como o autor sugeriu e li uma parte por dia. Foi bem interessante seguir a experiência. Vale a pena frisar que Umbigo Sem Fundo não é um quadrinho infantil, pelo contrário, é uma Graphic Novel cujo público alvo é o adulto.

Umbigo Sem Fundo tem como trama a reunião da família Loony após os patriarcas, Maggie e David, anunciarem o divórcio após 40 anos de casados. Todos estão numa casa de praia e vão lidar com o anúncio de separação das mais variadas formas, no entanto são formas individualistas e egocêntricas e não é possível em momento algum notar a união familiar, porque todos os membros da família se sentem deslocados ao conviverem juntos. Dash Shaw vem trabalhar muito bem a personalidade e os problemas familiares de cada um dos membros da família, sobre tudo dos três filhos do casal: Denis, Claire e Peter.
É impressionante poder ver como cada um dos filhos encarou a separação dos pais de forma bem diferente. O que mais entrou em choque foi Denis (o filho mais velho, que já tem uma família), ele começa a vasculhar baús antigos, cartas dos pais para tentar entender porque após 40 anos de casados seus pais decidiram se separar.

Para mim, Denis é o personagem mais paranoico em relação a situação e eu achei um pouco exagerado as ações e atitudes do personagem, sobretudo por ele já ser um homem maduro e ter a própria família. Confesso que isso me deixou um pouco chateada, mas depois eu fiquei imaginando: Denis tem o direito de sofrer com a situação e tem o direito de lidar com ela de sua forma. Foi isso que o personagem fez. Ele não entendia, apenas queria entender. Achei-o cheio de insegurança e talvez com medo de que o mesmo destino estivesse sondando sua família (esposa e filho).
Também temos a filha do meio, Claire, que não vê muito problema na separação dos pais - age de forma indiferente - até porque ela própria é separada do marido e está bem mais preocupada com sua filha adolescente, Jill, do que com os problemas de seus pais.

Por fim tem o filho caçula, Peter, que também já é um homem formado, mas age como um adolescente inseguro e isolado de tal forma que não se sente parte da família Loony, é como se ele vivesse em seu próprio mundo e não está nem aí para a separação de seus pais, de tal forma que a própria representação do personagem pelo quadrinista foi feita com um rosto de sapo, como Peter fosse de outra raça, outra espécie e não um Loony.
Na minha primeira leitura de Umbigo Sem Fundo fiquei mesmo incomodada com algumas das atitudes dos personagens, mas na leitura posterior - e pausada - pude visualizar que, como personalidades diferentes, independente da idade e do sexo, eles embora fazendo parte da mesma família tiveram uma vida e uma criação diferente e muito individual, sem muito carinho e aproximação, portanto cada um deles tem seus traumas e a notícia da separação dos pais foi o estopim para uma infinidade de sentimento.
Sem dúvida alguma, Umbigo Sem Fundo, foi uma leitura impressionante e, diferente de outros quadrinhos que já li, ele só pode ser melhor compreendido numa segunda leitura, fazendo pausas e refletindo sobre cada parte. Na verdade, esta Graphic Novel é surpreendente não só pelo que está escrito/desenhado, mas muito pelo não dito e exposto.

site: www.delivroemlivro.com.br

Cilmara Lopes 21/05/2016

Um quadrinho excepcional!
Dash Shaw tinha apenas 23 anos quando escreveu e desenhou esse épico familiar, moderno e cheio de reflexões.
Família, é uma temática que gosto muito, então tenho muito receio de pegar um filme ou literatura que me desagrade. Mas, fui plenamente surpreendida, comprei por curiosidade e estou muito contente de ter apreciado cada página.
Logo no início dá 2 advertências:
1 História em quadrinhos proibida para crianças;
2 Três partes- Faça uma pausa em cada uma;
Somos apresentados a família "Loony", 5 pessoas, após 40 anos casados, o Sr. e Sra. Loony decidem se separar, os 3 filhos já crescidos nao sabem muito bem como agir ou até mesmo como se sentir numa situação dessas. Os pais reúnem a família para contar a decisão do divórcio. E na antiga casa que cresceram, cada filho age de uma forma diferente, o mais velho, Dennis, nao aceita de forma alguma essa separação dos pais, a do meio, Calire se conforma, assimilando com o próprio divórcio ocorrido á pouco tempo e o mais novo Peter, bom...ele não sabe o que sente, ele representa o lado disfuncional da família, o caçula que sempre foi meio que deixado de lado, e todos dizem que não o entende, mas ninguém procura entendê-lo. E é nessa reunião familiar que o enredo se desenrola de forma muito humana e cativante. Dash Shaw consegue frisar ações que mostram as nuances do psicológico dos personagens, de forma intrigante e inteligente.
Lembre-se "Nos Lonny Buraco Negro, cada membro é uma entidade flutuante e separada dos outros membros. Uma não família." (e toda família no fundo não acaba sendo assim?)
Uma narrativa envolvente, verdadeira e bem dinâmica. Você termina 720 páginas rapidamente, pois a leitura é bem fluída e arte bem produzida.
Melhor quadrinho do ano (nessa temática), por enquanto!

Who's Thanny 08/04/2016

"Épico" familiar
Umbigo sem Fundo centra-se na história da família Loony, que após anos separada, se vê obrigada a se reunir novamente. O acontecimento que delibera essa reunião é a separação, repentina para os personagens, do patriarca (David) e matriarca (Maggie) da família após 40 anos de casamento. Logo Denis (filho mais velho), Janie (filha do meio) e Pete (filho mais novo) são imersos em novos e velhos dilemas, obrigados a refletir sobre o que viria a ser o conceito de família para cada um deles, juntamente com projetos e aspirações que nem sempre se concretizam. Denis rejeita de todas as formas a separação por acreditar piamente em um conceito mais tradicional de família, enquanto Janie e Pete encaram essa tomada de decisão de seus pais de uma forma mais compreensiva, buscando apenas tentar entender as motivações que os levaram a tomar uma decisão tão ponto sem retorno.

Um ponto bastante interessante na obra é que Pete é o único personagem que é antropomórfico, possuindo uma cabeça de sapo e usando sempre luvas brancas, com aquele ar cartunesco e debochado das grandes animações dos anos 60. O que traz um certo contraponto à própria personalidade do personagem, que para além de ser o mais novo dos irmãos, é o que menos se enquadra nos padrões normativos ao qual seus irmãos se encaixam. Estudante de cinema, tímido, usuário de THC, questionador, alguém que sempre se sente menor do que o é, com baixa auto estima, inseguro, humano.

Janie meio que representa o quão difícil é ser mulher até mesmo dentro de um lugar fraternal como é a família. Em todos os momentos ela é questionada por seu irmão mais velho sobre o porque de sua separação e apesar da mesma afirmar os motivos, existe uma premissa de desqualificação de seus argumentos que são entendidos apenas como uma espécie de sublimação do seu sofrimento. Fora que Janie acaba se tornando uma espécie de mãe solteira, já que seu ex-marido não assume as responsabilidades de pai, impondo a mesma assumir mais responsabilidades na criação de sua filha adolescente Jill, que passa por aqueles dilemas e problemas comuns a maioria dos adolescentes, inclusive esse que vos escreve se identifica com vários.

Denis, irmão mais velho, nos parece ser o representante dos ideias conservadores da família, assim como dos papéis assumidos por cada um a partir de hierarquias de gênero, idade e etc. Desempregado, vê-se em uma crise existencial, após o anúncio da separação de seus pais, dando a entender que o casamento dos mesmos era o único elemento que ainda sustentava a sua maneira de enxergar as coisas. Ele se vê na responsabilidade de evitar com que a família, que nunca foi lá muito unida, se esfacele, impondo muitas vezes valores que são só seus. Isso fica muito evidente na relação dele com sua esposa.

David e Maggie apesar da separação, o que causa bastante desconforto em Denis , vivem muito bem e dividem entre si um respeito e um afeto enorme. Não apenas pelo fato de resolverem se separar que o respeito e o afeto que fora construído pelos mesmos tem que ruir. Essa relação é um dos pontos positivos da obra, e um dos pontos que mais causa estranhamento, até mesmo para quem lê a narrativa.

No final os Loony são um família. Entre brigas e desavenças, eles acabam sempre ficando juntos, ou em algumas vezes ensinando respeito a opiniões e valores diferentes dos seus. O que fica bastante evidente em Umbigo sem Fundo, é que Dash Shaw constrói um épico familiar não com o intuito de nos apresentar uma resolução ou um final feliz a um problema, muito menos uma projeção de um modelo familiar perfeito, mas pra demonstrar o que há de mais real nas relações sociais: o conflito. E como muitas vezes o caminho compreensivo é bem mais gratificante que simplesmente a imposição de uma única visão. Indico com toda certeza a leitura dessa Graphic Novel, que possui 720 páginas, sendo divida em três partes durante o período de mais de 2 anos. Apesar do tamanho que pode gerar medo em alguns leitores, a narrativa é bastante palatável e com um gosto de quero mais, que consequentemente transforma o litígio de tanta informação em um processo lúdico e dinâmico.

site: http://whosthanny.com/umbigo-sem-fundo-dash-shaw

Fraga 11/09/2015

Esse quadrinho me pegou pelo coração, amassou, jogou na parede, martelou, me jogou no chão, pisou em mim e eu quero mais T_T
É lindo, eu não consigo fazer uma resenha objetiva, desculpa... uau, foi muito, muito foda, eu só quero deitar em posição fetal e digerir essa leitura.