O Morgado de Ballantrae

O Morgado de Ballantrae Robert Louis Stevenson

Resenhas - O Morgado de Ballantrae

Hélcio 17/10/2014

Uma obra prima ignorada
O Morgado de Ballantrae é, por unanimidade, a obra prima de Stevenson, e infelizmente pouquíssimo conhecida no Brasil. A edição da L&PM de 1985 cadastrada aqui é praticamente a única disponível em português, não foi reeditada e é bastante difícil de encontrar. Existe ainda uma edição dos anos 50, com o título "Minha espada, minha lei" que é ainda mais rara.

As editoras brasileiras reeditam regularmente A Ilha do Tesouro, O Médico e o Monstro e Raptado, porém o Morgado, sabe-se lá o porque, permanece completamente ignorado.

O cerne da história é a rivalidade entre dois irmãos, um bom e outro mau, que é levada a consequências extremas. Mas a bondade e a maldade aqui não são estanques, ambos apresentam atitudes que pendem para ambos os lados. A complacência e a passividade de um chega a irritar, enquanto a velhacaria, a sutileza e a fanfarronice do outro pode seduzir.

Como um bom Stevenson, é uma história dinâmica, que envolve também viagens marítimas, piratas e terras distantes, como a então selvagem e inexplorada América do Norte.