O Diamante do Tamanho do Ritz e Outros Contos

O Diamante do Tamanho do Ritz e Outros Contos F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Diamante do Tamanho do Ritz e Outros Contos

Cela 17/08/2011

O conto que dá título ao livro é muito bom. Uma ficção que chega a nos fazer pensar o quão imbecil é o modo de vida de quem tem uma riqueza tão grande que sequer arrisca mostrar isso para o mundo.

"Bernice corta o cabelo" foi o meu favorito. Um conto sobre uma prima popular tentando ajudar a prima bobona a se dar bem com os meninos nos bailes. O final me surpreendeu de forma positiva.

Por fim, "O palácio de gelo" é o mais sem sal dos contos, mas continua sendo bom. A história de uma menina do sul dos EUA e se prepara para casar com um nortista.

Foi minha primeira leitura de um livro de Fitzgerald e fiquei encantada. O autor retrata a juventude rica dos anos 20 de forma realista, já que viveu em meio dela. Recomendo!

Franco 28/10/2012

São três contos. O destaque, que parece inevitável, fica com o primeiro, escrito com um quê de ficção científica, e digna de figurar entre os top's do gênero.

Já os outros dois são mais o estilo Gatsby, com aquele jeito incrível que Fitzgerald tinha de criticar uma época e suas pessoas, uma crítica precisa, mas não pesada; eficiente, mas não obscena; agradável de ser lida, e nem por isso esvaziada de conteúdo. Aliás, o tipo de crítica presente também no primeiro conto.

Livro bom, curto, e ótimo para se adquirir ainda mais interesse por tudo que o autor já escreveu.

robertablo 29/03/2012

Muito bom!
Como é meu primeiro Fitzgerald, não sei comparar este livros com os outros, mas posso dizer que é muito bom!

Pela fama de grande escritor, esperava um livro pesado e complexo, mas me enganei. A narrativa é firme e certeira, mas também suave. Não há grandes partes sobre reflexões nem exageros de adjetivos/descrições. Tudo me pareceu na medida certa.

E cada conto é especial e marcante por seu motivo. Estou em dúvida se gosto mais do "Bernice corta o Cabelo" ou o "Palácio de gelo".