Outliers

Outliers Malcolm Gladwell

Resenhas - Outliers

linx 26/02/2021

A argumentação é muito bem feita e muito convincente. Basicamente o livro fala sobre fatores que podem ajudar a prever o sucesso, passando por nascer no período certo, ter a ajuda das pessoas certas, a cultura do lugar de onde você vem, etc.

Muito bom para mostrar de onde vem o sucesso e que ele é produto de diversos fatores, muitos alheios a cada um.

Garcia 14/12/2020

Maravilhoso
Neste seu espantoso novo livro, Malcolm Gladwell empreende uma viagem intelectual pelo mundo dos Outliers-os melhores e mais inteligentes, os mais famosos e mais bem sucedidos. O autor coloca a questão: o que torna estas pessoas diferentes? A resposta que oferece éque damos demasiada atenção ao modo de ser dos bem sucedidos e ligamos pouco àsua proveniência, isto é, àsua cultura, família, geração e experiências idiossincráticas da sua educação.
E, no desenvolvimento desta «tese», Gladwell ainda nos revela os segredos dos milionários do software, explica-nos porque os asiáticos são bons a matemática, o que épreciso para se ser um bom jogador de futebol e diz-nos ainda o que fez dos Beatles a maior banda de rock.

Matheus 09/03/2015

Condições para o Sucesso
Imaginava que iria ler um livro sobre o grande segredo das pessoas foras de série, de o que elas fizeram para chegarem ao sucesso. Porém, o grande lance não é o que fizeram, e sim o que lhes possibilitou alcançar suas conquistas. Quais foram os cenários do momento, época do nascimento, local, cultura, etc.. O esforço pessoal é muito importante.. porém não é suficiente. Leitura mais que recomendada.

Thiago Paiva 22/01/2013

Self made man? Pero no mucho
Será que o sucesso de uma pessoa apenas depende do seu esforço e competência? Será que o sistema de seleção de jogarores de hockey realmente seleciona os melhores talentos? Por que os asiáticos são melhores com matemática do que os ocidentais?

Esse livro tenta explicar essas e muitas outras questões ao analisar a história de outliers (pessoas fora da curva) em diversas áreas como música, advocacia e esportes.

O começo do livro deixou um pouco a desejar, parecendo que ele iria encaminhar para um livro repetitivo em torno de uma ideia simples ideia central, porém depois das primeiras 50 páginas o livro se revela muito interessante.

O autor Malcom Gladwell, de certa forma continua reforçando a sua ideia central, porém expande ela para outros pontos e utiliza uma análise sociológica muito interessante para prová-la e é exatamente nesse momento que o livro chama a atenção.

Esse livro desconstroi a ideia americana do Self Made Man ao apontor muitos outros fatores que levam uma pessoa a se tornarem um outlier.

O estilo de leitura leve e que utliza muitos exemplos conhecidos como o Bill Gates e Beatles faz com que o livro seja de fácil e agradável leitura.

#Recomendo

MK 21/08/2011

Sociologia e crenças improváveis
O livro vai muito bem até aproximadamente metade do curso, trazendo análises interessantes sobre o papel do contexto socio-cultural do qual emergimos como pano de fundo de certos casos de "sucesso", enfatizando que em geral se trata muito menos de méritos individuais do que do somatório de situações favoráveis ou oportunidades / acesso a um contexto que permite ao indivíduo de "sucesso" um tempo de prática (no que quer que seja) longo o suficiente para que o talento natural (sim, o autor admite que ele existe) possa ser, digamos, cultivado.
Até aí nenhum choque, mas são apresentados dados bem interessantes para embasar.
A seguir Gladwell aborda o impacto que a cultura pode ter no sucesso e insucesso, discutindo a forma como certos povos sentem autoridade os reflexos disso, por exemplo, em desastres aéreos. Louco... no texto soa razoável.
Mas então começa uma discurso que me desceu "quadrado" - usando uma descrição bucólica do trabalho nos campos de arroz chineses ele traça uma correlação "lógica" entre esforço e recompensa que, se somado a contextos socio-culturais favoráveis poderiam multiplicar indefinidamente o número de pessoas de "sucesso" no mundo. Aí a coisa complica, penso eu, porque se fossemos partir da premissa de muitos terem acesso ao tudo o que é comumente associado a sucesso... ai meu deus, especialmente tomando o padrão de conforto (?) americano... haja planeta!
Mas valeu bem a leitura, pelo exercício do inglês e por algumas visões muito interessantes sobre o resultado do acaso de ter nascido num ano x e não num ano y na vida de certas pessoinhas mundo afora.
Mesmo discordando de várias visões do autor, ainda recomendo.
goodh 02/03/2024minha estante
Discordo sobre a visão obtida sobre a segunda metade do livro, já que, o autor mostra que o sucesso de várias pessoas é multifatorial e que estava associado não apenas ao contexto cultural ou do meio em que cresceram mas também influenciado pelo esforço extremo na área em que deseja obter sucesso e talento natural (que sim, também influencia). Claro, o autor desmistifica bem a história de que para obter sucesso basta apenas um esforço ou talento natural e que as condições em que a pessoa nasceu influenciam muito também em alguns casos, mas isso não define tudo (colocar a conta de todo o sucesso somente no acaso de ter nascido em ano x em cidade y parece mais uma desculpa). Justamente por isso, o autor não coloca todo o mérito do sucesso nas condições do meio e também demonstra na segunda metade que parte desse processo depende de você e demonstra o que você pode fazer para aumentar suas chances de obter sucesso em determinada área, através do esforço extremo ou talento natural (que também influenciam). Isso como uma forma de mostrar que em partes você também é responsável pelo processo, pois se fosse só pelo meio em que nasceu, não precisaria se dedicar para chegar até o sucesso e nos vimos através de vários exemplos no decorrer do livro de que até os que nasceram em condições favoráveis ou mesmo com talento natural tiveram que se esforçar para obter sucesso, ainda que o caminho fosse mais curto nesse sentido