Mulheres

Mulheres Eduardo Galeano

Resenhas - Mulheres

Jeff_Rodrigo 23/10/2023

Meio poesia, meio crônica, é difícil classificar essa obra.

Basicamente, trata-se de um apanhado de histórias em que as personagens mulheres, fictícias ou não, são descritas sobre a ótica de um poeta-historiador que tenta entender as suas angústias e significados perante as incertezas e conflitos do mundo.

Cada personagem, por sua vez, tem o seu momento e a sua condição, não sendo alheia ao caminhar dos acontecimentos. A sensação que tive é que uma hora Galeano tenta descrever cada uma dela de fora para dentro (suponho, que como um historiador o faria); e noutra, ele tenta fazer o percurso inverso, tendo como parâmetro os próprios afetos que criou em momentos conturbados de nossa história recente - principalmente a latino-americana.

anahelena.blasilemos 22/09/2023

MULHERES – LUTE COMO UMA GAROTA - de Eduardo Galeano
Na medida do possível e do oportuno eu tenho procurado ler livros escritos por mulheres.
Por favor, não confundir com ‘livros PARA mulheres’, isso não existe, assim como não existem 'livros para homens'.
Mesmo com significativos avanços da sociedade em relação às mulheres, não se pode deixar de falar todos os dias, ad nauseam, dos altíssimos índices discriminatórios de gênero que persistem em patamares inaceitáveis em qualquer medida.
Segregação com escritoras mulheres não é diferente, elas escrevem desde sempre, em quantidade e qualidade extraordinárias e têm tido seu protagonismo, senão negado, gigantescamente secundarizado.
Em meio às lutas e discursos dessa guerra dos sexos sem fim, é claro que existem muitos homens que tentam - alguns até conseguem – se desvencilhar desse caldo civilizatório milenar, encalacrado em todas as culturas, essa demência de pensar a mulher como um ser inferior.

(Mães, ensinem a seus filhos homens que essa insanidade é só isso mesmo: insanidade!!)

E tão importante como não discriminar, é enaltecer e homenagear.
É o que este baita escritor, o uruguaio Eduardo Galeano, faz neste livro intitulado ‘MULHERES – LUTE COMO UMA GAROTA’
Seus conhecimentos acumulados e pesquisas específicas - tudo imenso - dão a medida da multiplicidade de perfis femininos apresentados e obrigam ao leitor mais curioso inúmeras consultas ao Google para minimamente ter ideia de quem se tratam várias mulheres sensacionais de quem nunca se ouviu falar.
À cada página do livro uma pequena história distinta de mulheres que fizeram diferença, ou em sua pequena Urbe ou em toda a Orbe.
São mulheres de todos os tipos, cores, profissões, biotipos, gênero, idade, lugares, épocas, etnias, uma diversidade fascinante.
O poder de síntese do autor e sua intimidade com as palavras fazem o deleite do leitor que a cada página se depara com uma nova historieta, completa e notável.
228 páginas, 228 grandes mulheres, 1 escritor sensível e pleno!
PERSONAGENS: Todas as mulheres do mundo.
CITAÇÃO: “Eu adormeço às margens de uma mulher: eu adormeço às margens de um abismo.”

Laís 30/08/2023

Nos faz refletir e muitas vezes nos dói o estômago
O livro, de leitura rápida não é uma leitura fácil, pois retrata a realidade dura das mulheres de verdade ao longo dos séculos. Muitas conhecidas. Várias anônimas. Mas todas que refletem muito das lutas que ainda temos que travar hoje como mulheres, apenas por sermos mulheres

Gabriella.Claro 03/07/2023

Um livro de todas as mulheres deveriam ler.
Mulheres é um livro pequeno que contem diversos contos e pequenas histórias sobre diversas mulheres e meninas que viverem nesse planeta, mulheres fortes e destemindas, que não tinham medo de seus maridos na época da Grécia Antiga ou que não ficariam caladas durante as ditaduras militares da América Latina.
É um livro para aprender sobre como que nós mulheres somos fortes para tudo na vida!

Renan 18/04/2023

Não sou muito fã de livros de contos. Sempre tem alguns muito bons e muitos mais ou menos. Mas adorei conhecer a escrita do autor e fiz questão de ler este na viagem ao uruguai. Fez toda a diferença reconhecer os elementos locais das narrativas. É diferente também ver histórias que tanto conversam com as raízes da américa latina.

Talita.Lobo 22/09/2022

Tenho uma dificuldade própria com pequenos textos. Estou aprendendo a lê-los, a aproveitá-los, a saboreá-los. Para mim a escrita de Galeano não é ruim, ao contrário, é um ?ambiente? de mil oportunidades de críticas, interpretações, insights. Mas eu ainda tenho dificuldade em ligar os pontos, em traçar uma rede, em compreender a tramas.
Meu momento com o Galeano é sempre posterior, é sempre quando eu consigo sair do livro e do meu momento solitário com as letras e levá-las à discussão com amigos, com leitores mais entusiásticos, para o dito dia a dia.
O livro apresenta histórias de mulheres incríveis, de muita luta, de muita representatividade, de muita emoção. Sinto que não o aproveitei em intensidade, mas duvido que tenho terminado a leitura sem ter aprendido muito de maneira muito sublime.

Isabelle 18/07/2022

Ganhei esse livro de presente de aniversário de uma amiga e apesar de não ser muito fissurada em contos, gostei bastante desse por seu tema específico. Durante a leitura procurei saber mais de algumas das mulheres que são citadas e foi uma ótima experiência :D

Isa 19/05/2022

Adorei. O livro tem tantos contos/histórias de mulheres sendo representadas de maneira grandiosa (como são). Cada capítulo é tão curtinho e é tão tranquilo de se ler.
Meus preferidos:
- História do lagarto que tinha o costume de jantar suas mulheres
- a pequena morte
- a cultura do terror/4
- mundo pouco
- Juana aos sete anos...
- elas se calaram
- se ele tivesse nascido mulher
- Delmira

thaw 14/04/2022

ni sumisas, ni devotas
confesso que do início para o meio a leitura não tinha me conquistado tanto, com exceção de alguns textos muito bons. mas, do meio pro final, a leitura me emocionou demais. li as últimas páginas chorando ? em especial com ?a carícia?. vale muito a pena ler pra se emocionar, se orgulhar, conhecer mulheres incríveis da História e, sobretudo, se identificar enquanto mulher latinoamericana.

Luisa 11/04/2022

te amo gale
olha no geral eu sou contra homens escrevendo sobre pautas femininas mas o eduardo galeano pode fazer o que ele quiser te amo bebê
vale dizer que como sao cronicas curtissimas com uma média de 2 paginas cada, é uma leitura bem tranquila mesmo pra quem tem problemas de atenção

Leticia.Vitoria 21/03/2022

Mulheres incríveis que muitas foram esquecidas com o passar dos anos.
Foi incrível conhecer novas histórias e reler algumas conhecidas.

Rafael 19/01/2022

A costela que nos falta?
Eduardo Galeano é, por si só, um gênio e qualquer obra de sua lavra é um convite a uma reflexão profunda sobre a existência humana. Meditação que nos é propiciada em frases curtas e textos pequenos que, por vezes, merecem ser lidos e relidos por diversas vezes para se captar todas as nuances que poucas palavras podem conter. Em Mulheres, Galeano nos brinda com contos/causos/fatos sobre o sexo feminino que, de frágil, nada tem. Embora alguns poucos textos não se refiram, exclusivamente, a mulheres, a grande maioria vai tratar delas, não só sob o enfoque de submissão do machismo arraigado da nossa sociedade, mas, também, daquelas que, na mais pura vanguarda, mostraram para os homens que seu lugar não é abaixo deles, mas sim ao lado, isto é, em iguais condições de exercer os papéis sociais daqueles, ainda que hajam distinções óbvias entre os gêneros. E, engana-se quem acredite que essas estórias se limitam à contemporaneidade, vez que elas remontam à toda existência humana. Galeano evoca passado, presente e futuro para nos mostrar que as mulheres, por óbvio, sempre têm e terão o seu lugar de relevância. Apesar de ser escrito por um homem, ouso afirmar que ele teve sensibilidade suficiente para entender, ou melhor, pelo menos entrever a alma feminina.

Ana 06/12/2021

Essencial
Neste vários pequenos contos, o autor fala de muita mulheres icônicas, que na maioria foram esquecidas pela história. Livro muito lindo!!
?Não consigo dormir. Tenho uma mulher atravessada entre minhas pálpebras. Se pudesse diria a ela que fosse embora; mas tenho uma mulher atravessada em minha garganta?

raafaserra 21/07/2021

um livro para se carregar
Bom, sou suspeita pra falar de Galeano pois sou apaixonada por ele. Mas...acho que essa paixão toda me deixou com expectativas meio irreais pra esse livro, sendo essa a única causa dele perder uma estrela pra mim, kkkkkkkk.

Deixando os meus delírios de lado, a obra é muito massa. A proposta dela é trazer à tona histórias de mulheres apagadas pela história por meio de contos bem curtos. Sejam prostitutas, jornalistas, burguesas inconformadas ou aquelas que inspiraram lendas urbanas, Galeano não dará, mas sim reentregará, a voz para todas essas personalidades. Vozes antes entaladas na garganta finalmente se tornaram o grito dessa obra.

Recomendo também, antes de ler, buscar algumas entrevistas ou aulas do Galeano no YouTube, não só pra entender melhor a sua concepção humana mas também porque é imperdível e você não vai se arrepender :)