Contos Consagrados Machado de Assis

Resenhas - Contos Consagrados

Amanda.Andrade 28/12/2023

Ótimo para se adaptar a linguagem machadiana
Peguei esse livro pra ler para tentar me adaptar um pouco melhor ao estilo de escrita de Machado de Assis antes de iniciar uma leitura mais longa e acho q serviu perfeitamente ao propósito. Além de ter nos contos a qualidade q se espera de uma obra dele.

Joana Vivi 27/06/2023

A desejada das gentes foi um conto melancólico e apaixonante, trata de um amor delicado e ao mesmo tempo fervoroso. A dama, Quintília, recusa o casamento como se algo que a matasse. Entretanto, ela ama e ama intensamente um homem, homem este que está disposto a tudo por ela. Por um momento, acreditei que ele mataria por ela.
É uma história cativante e reflexiva, traz o levantamento de almas gêmeas, já que estes dois seriam a descrição perfeita para este termo.
A única coisa que não me agradou neste conto, foi o seu fim, gostaria tanto que ele contasse mais sobre esse amor e declarasse mais detalhes sobre suas tragédias e as esperanças que ele nunca perdia.

"Ainda assim, não sabe o que me custou; custaria menos uma batalha, e juro-lhe que não nasci para guerras. Mas aquela mulher magrinha e delicada, impunha-se-me, como nenhuma outra, antes e depois..."

A Missa do Galo é uma história muito frágil e doce, consegui sentir cada emoção descrita pelo protagonista. O conto começa com um homem relatando um momento de sua vida, quando tinha seus 17 anos em uma espécie de pousada. Foi neste local que ele conheceu uma mulher de 30 anos. Antes da missa do galo se iniciar, o jovem iniciou uma conversa com a mulher e os dois logo se entenderam bem, passando um longo tempo neste ritmo. Suas palavras são muito genuínas e ler sobre tudo é encantador. Por mais simples que tudo seja, foi uma ótima experiência de leitura.

O Enfermeiro foi o mais diferente de todos os contos do livro, este envolvia muito mais o ódio e a raiva do ser humano. O protagonista, no decorrer da história, demonstra seu ódio pelo patrão, que é um velho ranzinza que abusa do poder que tem. Este velho é, de fato, um arrogante e mau caráter, compreendi totalmente o sentimento de Procópio, o protagonista, entretanto isso acaba por passar dos limites e o resultado é desastroso. Enquanto lia, senti a tensão de tudo, foi uma ótima leitura.

Ao todo, recomendo muito a leitura do livro ^-^

Sky 02/05/2022

Que livro ruim
Eu só li por causa que a minha professora pediu, e sinceramente, que leitura ruim.

Não entendi nada, nem sei como vou fazer a atividade. A escrita é horrível, cheia de palavras difíceis e por ser um livro antigo é escrito com as antigas regras do português o que dificulta mais ainda a leitura.

Fico tão triste de ver a escola introduzir adolescentes no universo dos livros dessa forma... Tenho certeza que a maioria nunca mais vai tocar num livro por achar que os livros são sempre assim, chatos e com muitas palavras difíceis.

Não estou dizendo que Machado de Assis é ruim, eu apenas não gosto e não acho que outros adolescentes que nunca nem pararam pra ler um livro vão gostar, afinal é o primeiro contato deles com os livros.

Gabrielle.Ecks 04/01/2022

Contos Consagrados
Muito gostoso de ler. Linguagem bem acessível para um livro clássico. Não li outros livros do Machado, por isso achei que fosse ser um livro mais denso.

Daisy 23/06/2021

Nesse maravilhoso livro, destaque para o imperdível conto Noite de Almirante. Com a fina ironia que lhe é peculiar, o narrador machadiano mostra os planos e experiências do marinheiro Deolindo Venta -Grande e sua amada Genoveva. O

Thayane 06/09/2020

Como era de se esperar, os contos do carioca, meu conterrâneo, Machado de Assis, são sempre muito bem escritos e com uma honestidade sem igual.

skuser02844 08/12/2015

Um prato cheio pra quem gosta de Machado
O livro trata-se de uma ótima seleção de contos do Sr Machado de Assis. Contos com finais bem inesperados e naquele estilo de terminar deixando algo misteriosamente no ar como em "Dom Casmurro".

A única ressalva que faço é quanto a linguagem. Seria maravilhoso, na minha opinião, ler as obras de Machado numa linguagem mais contemporânea. Acredito que seria uma boa maneira de atingir um público mais jovens para a inteligência de suas narrativas.

Leeh 17/03/2014

Sobre o autor:
Machado de Assis é para mim um ícone da Literatura Clássica e eu sou completamente apaixonada por suas obras, creio que ele colocava mais do que qualquer um poderia imaginar para a época de sua escrita e acima de tudo era um escritor verdadeiro e sentimental, impunha em suas obras grandes propostas para a sociedade, todas embutidas em romances, tragédias e na comédia. Os contos presentes neste livro me agradaram bastante, mas não foram os melhores por isso 3 estrelas.

O livro:
Contos consagrados como o nome já diz, são pequenas histórias que marcaram a vida do autor. Como são mais de 10 eu vou falar só superficialmente , ou dar uma pincelada sobre cada um, para quem ainda não conhece ficar sabendo um pouco mais , certo? E desta forma eu vou também avaliar cada conto no meu ponto de vista.

As Academias de Sião:
Avaliação: 4/5
Este conto fala um pouco sobre a vida de um rei e de sua esposa, onde é relatado o fato do rei ter um coração puro e feminino e da rainha ser uma bela dama com alma masculina e no reinado desse casal a rainha temendo perder o reino para outros cavaleiros resolve mudar de corpo com marido e o desenrolar da história é bem legal.

A Igreja do Diabo:
Avaliação: 5/5
Esse é um dos meus contos favoritos, aqui o Diabo insatisfeito com sua vida no purgatório a espera de que alguém seja mandado a seus cuidados, resolve criar uma Igreja, onde o maior de seus propósitos é inverter os 10 mandamentos e fazer do Homem um ser pecador. O autor, fez uma jogada de palavras e de acontecimentos neste conto que o torna magnifico.

A cartomante:
Avaliação: 5/5
Outro conto maravilhoso, neste o amor entre 3 pessoas acaba sendo exposto de forma clara e a cartomante é a chave para o desfecho e o incio da narrativa. Uma tragédia esplendida.

Cantiga de Esponsais:
Avaliação:2/5
Há muitos anos, um homem se enrabichou por uma linda donzela e desde então tenta lhe compor uma música, que aparentemente nunca irá sair do papel.

A Desejada das Gentes:
Avaliação:2/5
Não me recordo completamente deste conto, recordo-me que ele é muito antigo e apresenta uma narrativa complicada. Acho , não tenho muita certeza, que ele relata a morte de uma moça muito bonita de uns 30 anos , que mexia muito com a cabeça dos homens.

Noite de Almirante:
Avaliação:3,5/5
Os Almirantes são homens viajados e que costumam perder suas mulheres em meio a estas viagens e Deolindo vai sofrer um bocado de desgosto amoroso.

Missa do Galo:
Avaliação:3/5
Um jovem do interior quer muito ver a missa do galo e a narrativa se passa entre a hora dele ir a essa missa e um pouco antes. Achei muito bem contado e gostei bastante.

Uns Braços:
Avaliação: 4/5
Esse conto é muito bem escrito e rico em detalhes, relatando o amor de um menino de 15 anos por sua acolhedora. Muito bom o desfecho, tendo em vista a época.

O enfermeiro:
Avaliação: 2/5
É um conto demorado para ler e que eu não gostei muito. Fala sobre um coroneu que está muito doente e que não consegue conviver com nenhum de seus enfermeiros, por ser turrão entre outras coisas. Até que o vigário lhe encontra um bom enfermeiro e eles convivem entre "tapas e beijos" por um bom tempo, e é nessa convivência que o conto foca.

Conto de Escola:
Avaliação: 4/5
Esse conto é muito interessante, relata lógico rs a época de escola e como era rigoroso. Por exemplo, conta sobre a palmatória. O que achei mais interessante neste conto foi o fato de Policarpo estar presente o que fez inclusive ter vontade de ler O triste fim de Policarpo Quaresmo.

Um Apólogo
Avaliação: 5/5
Sou suspeita para falar desse conto, eu fiz uma peça sobre ele na escola rs. Aqui Machado conta a história de uma agulha e de uma linha, parece brincadeira mais é verdade e a lição através desse conto, em minha opinião é sem dúvidas a melhor de todos.

Melhores Quotes:

" A única hipótese em que ele permitia amar ao próximo era quando se tratasse de amar as damas alheias , porque essa espécie de amor tinha a particularidade de não ser outra cousa mais do que o amor do individuo a si mesmo. "
A Igreja do Diabo

" Como daí chegaram ao amor , não o soube ele nunca. A verdade é que gostava de passar as horas do lado dela; era a sua enfermeira moral, quase uma irmã, mas principalmente era mulher e bonita."

A Cartomante

Bom pessoal, essa foi minha segunda resenha em ritmo de clássicos. Como alguns já devem saber, criei uma meta para ler ao menos um livro clássico por mês e em fevereiro li dois, então foi uma beleza. Espero que tenham gostado. Beijinhos da Lêeh

site: http://maetoescrevendo.blogspot.com.br/2014/03/resenha-45-contos-consagrados-machado.html