A Árvore do Conhecimento

Humberto Maturana

Resenhas - A Árvore do Conhecimento

Bruna.Cristina 22/04/2023

Interação
Podemos perceber que o meio contribuirá para o aprendizado. O ser é fazer o que fazemos irá influenciar nas nossas percepções.

Adriano 31/03/2023

Precisei ler "A Árvore do Conhecimento" para uma apresentação na disciplina de Epistemologia no meu mestrado. Embora tenha sentido inicialmente um pouco de dificuldade, logo me vi fascinado pelos autores Francisco Varela e Humberto Maturana, e pelo modo como ambos abordam o ato de "conhecer o conhecer" nessa obra. Temos aqui ideias importantes propostas pelos autores, como o conceito de autopoiese, a importância da linguagem para nos definir, e das emoções.
Foi uma experiência marcante, e um livro do qual lembrarei constantemente.

Clara.Pereira 20/11/2022

Esperava mais, mas é um bom livro
É um pouco difícil de entender o que os autores querem dizer em algumas partes, mas vai ficando mais fácil de compreender conforme as páginas vão passando. Pra mim não foi nada muito revelador, mas traz boas reflexões acerca de como os seres vivos, em especial nós humanos, compreendemos o mundo, o que faz com que seja um livro que vale a pena ler.

Janderson James 04/11/2022

Não correspondeu às minhas expectativas
Olha, não sei se eu fui com muita sede ao pote, mas essa obra não correspondeu às minhas expectativas.

A minha formação superior é em Biologia, e o livro passa muito tempo falando de coisas que eu já sei ou que eu já havia refletido, apenas nos 4-3 últimos capítulos que começam reflexões interessantes para o que eu esperava, mas são reflexões curtas, rasas, sem coragem.

Entendo que o livro é antigo e que hoje em dia muitas pessoas, inclusive fora da Biologia, sabem os fundamentos naturais e o histórico biogeoquímico da vida na Terra, mas sei lá, em 2022 esse livro parece ser mais do mesmo. Por diversas vezes eu me vi refletindo sobre coisas que estudei na graduação.

Acho massa a perspectiva de colocar o amor - ou a aceitação do outro junto a nós na convivência - como o cerne para o desenvolvimento social e linguístico humano, e, portanto, também para o desenvolvimento do conhecimento. Porém a ideia não é exposta com muita veemência, tem horas que parece que os autores têm receio de admiti-la, como se ela fosse digna de vergonha, quando não é. Claro que isso abre margens para o próprio leitor elaborar a sua própria interpretação, mas não acho que isso seja um ponto positivo nesse caso.

Por fim, posso dizer que este é um bom livro. Principalmente para quem não é da Biologia e pretende entender um pouco mais sobre o histórico da vida na Terra e como funcionam os sistemas biológicos.

Michele 21/03/2020

Difícil
Achei a leitura difícil, pouco fluida
Roni 25/05/2021minha estante
Por que, Michele. Pode me dizer?

Erikcsen 19/03/2019

Este fantástico livro nos leva a uma viagem reflexiva sobre a constituição biológica dos seres vivos e como nos tornamos seres autopioéticos, dotados de coordenações comportamentais e estruturados na linguagem. São reflexões que perpassam os campos da física, da química, da biologia, da história, da antropologia e da filosofia.
"[...] tudo isso nos permite perceber que o amor ou, [...], a aceitação do outro junto a nós na convivência, é o fundamento biológico do social. [...] sem a aceitação do outro junto a nós, não há socialização, e sem esta não há humanidade."H.M e F.V.

site: https://www.instagram.com/instantedeleitura/