Estrutura da Notícia

Estrutura da Notícia Nilson Lage

Resenhas - Estrutura da Notícia

Lethycia Dias 18/02/2020

Leitura ainda importante
Um ano depois de formada, volto a ler "Estrutura da notícia", que foi uma das minhas primeiras leituras sobre jornalismo durante a minha graduação. Neste livro, Nilson Lage discute rapidamente alguns fatores históricos que contribuíram para evolução dos primeiros jornais e a relação história que o jornalismo tem com o poder, a liberdade de expressão e de imprensa e sua luta contra a censura, bem como pela democracia. Mas o assunto sobre o qual Nilson Lage se debruça realmente é informação em si, enquanto produto simbólico captado, trabalhado, produzido e comercializado por veículos de comunicação. Lage dedica bastante tempo a analisar a linguagem utilizada pelo jornalismo, apresentando a estrutura gramatical convencionada para o relato de acontecimentos, explicando a importância do uso de uma linguagem precisa, sem adjetivos cujo entendimento pode variar de pessoa para pessoa. O lide é destrinchado em uma espécie de "fórmula gramatical", e várias formas de escrevê-lo, de acordo com a situação, são exemplificadas. Lage também faz o recorte específico para o jornalismo em TV e rádio, discorrendo sobre as diferenças entre estes e o jornalismo impresso, e ainda reflete sobre algumas questões que deveriam permear o jornalismo no futuro, falando a partir dos anos 2000. O exemplar ainda inclui um vocabulário que apresenta termos muito utilizados na rotina jornalística.
Embora esteja ultrapassado no que diz respeito a algumas questões, esse livro ainda tem grande importância, principalmente no que diz respeito ao uso da linguagem, a como a escrita jornalística se construiu e como compreendê-la e praticá-la.

site: https://amzn.to/39GhgCL

Louise 24/03/2021

A partir de noções básicas, o livro traz uma riqueza de informações acerca do jornalismo noticioso, tratando de questões teóricas e práticas do seu desenvolvimento e da sua estrutura. Além do conceito e da estruturação da notícia, no que diz respeito à linguagem e à organização, é feita uma contextualização histórica que sintetiza a evolução do jornalismo, bem como sua luta contra a censura, visando a liberdade de expressão e da imprensa, e uma relação com outras formas de texto. É de grande importância à compreensão, construção e prática da escrita jornalística.

TatianaTati 29/03/2010

Um bom livro para os calouros do curso de jornalismo. Aborda as principais características da notícia, como construir um lide, etc. O legal é que ele desvenda algumas curiosidades, por exemplo, o motivo de se usar a pirâmide invertida (meus professores nunca deram uma explicação convincente, rs).

Kamila 01/07/2014

Curto e conciso
Um livro curto, conciso e direto sobre a "Estrutura da Notícia". O autor Nilson Lage faz uma boa contextualização histórica e se dedica, além do conceito de notícia, à sua estrutura narrativa, bem como às diferenças entre notícia e reportagem. Para finalizar, um destaque aos verbetes principais relacionados a esse assunto.

Kamila 04/08/2014

Muita teoria
Nilson Lage é um dos principais teóricos da Comunicação Social e esse seu livro, além de muito teórico, é um dos principais para se entender a matéria prima de todo jornalista: a notícia. Uma leitura obrigatória para quem escolhe essa profissão.

brunadaguarda 13/12/2022

estrutura da notícia
LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. 2 ed. São Paulo: Editora Ática S.A, 1987.

trecho do meu comentário sobre a obra:

Para o desenvolvimento da humanidade criou-se a necessidade da comunicação, com isso, a linguagem tornou-se um símbolo importante nas antigas civilizações, com uma grande importância cultural, que atribui essência e significados. O texto escrito é decorrente da linguagem falada, com regras mais específicas, tais regras fornecem elementos que só são possíveis com a linguagem falada, como a entonação, o retorno instantâneo do receptor, o envolvimento entre os falantes, entre outros. Dessa forma, a linguagem precedeu a escrita, que foi se desenvolvendo com o conhecimento e, a partir disso, foi se disseminando através da comunicação e da informação.