Lições sobre os 7 Conceitos Cruciais da Psicanálise

Lições sobre os 7 Conceitos Cruciais da Psicanálise J.-D. Nasio

Resenhas - Lições sobre os 7 Conceitos Cruciais da Psicanálise

Camila 26/03/2022

Me ajudou a entender do que se trata a psicanálise, mas acho que eu preferia ter lido um livro mais introdutório. Precisava de uma base melhor pra entender algumas coisas.

Leonardo.s.lopes 27/04/2024

Introdução Perfeita
Como introdução aos principais conceitos psicanalíticos, cumpre o que promete. Pode não atender, na mesma proporção, a clareza na exposição dos conceitos segundo Freud ou Lacan. Aparentemente, na exposição de Freud há mais domínio, mais clareza. Já na exposição dos conceitos segundo Lacan, não me parece que o autor foi bem sucedido. Mas estou satisfeito com o proposto.

@pedro.h1709 07/07/2023

Os 7 Conceitos Cruciais da Psicanálise
O livro sobre os 7 conceitos cruciais da psicanálise vem tratar do significado e da melhor forma de entendimento dos conceitos psicanalíticos de acordo com o contexto de sua estipulação. Nessa perspectiva serão esclarecidos conceitos de castração, falo, narcisismo, identificação, sublimação, supereu e foraclusão.

Apesar de já ter lido alguns livros de psicanálise de diferentes autores, ler o livro de J. D. Nasio é como ser um pequeno peixe retirado do aquário e colocado no oceano; com isso quero dizer que há uma enorme ampliação de horizonte, mas que ao mesmo tempo é complexo conceber a nova realidade tão perfeitamente.

A associação das perspectivas Freudianas e Lacanianas pode ser interessante a quem já tenha algum domínio sobre as linhas de pensamento de cada autor. No entanto, para o leitor de primeira viagem, alguns conceitos podem ficar um tanto confusos. Eu li e reli o livro três vezes em busca de aperfeiçoar minha compreensão e ter certeza de não ter deixado nada escapar. O presente livro, porém, apresenta de maneira muito sucinta, conceitos que foram elaborados ao longo de muitos anos; talvez por conta disso fique difícil compreender a adequada dimensão do que foi absorvido na leitura. Creio que a sensação que fica é a de ter de buscar mais informações na literatura sobre os temas tratados para uma adequada assimilação dos conceitos além de ser capaz de percebê-los na prática clínica.

Recomendo a presente leitura para quem já tenha algum conhecimento dos princípios da psicanálise e conhecer novos caminhos a serem explorados, que certamente vão necessitar de mais obras a complementar o assunto.

Oliver 22/01/2011

Livro básico mas nem tanto
É um livro pra quem já teve algum contato com Freud, pois não explica alguns conceitos, e pressupõe que você já conheça. A linguagem, no entanto, é bem fácil, exceto no capítulo sobre o Narcisimo (que é super complicado) e na maior parte que fala sobre Lacan. É um livro pra se ler antes de ter aulas, pra ir facilitando, e pra reler depois de ver as aulas sobre isso.

Marcelo 21/06/2022

Lições sobre os 7 conceitos cruciais da Psicanálise

Com uma abordagem muito didática e uma dinâmica bem interessante, Nasio traz uma perscpectiva muito eficaz no que diz respeito a conceituações e introduções sobre alguns termos Psicanalíticos.

Ao conversar e falar sobre alguns termos de Psicanálise muitos ainda chegam a confundir as coisas. Quando falamos sobre o famoso "falo" as pessoas, principalmente quem pensa entender um pouco de Psicanálise, remete estritamente a figurina peniana de forma pejorativa, assim desconhecendo toda a caminhada para a formulação de tal preceito.

Para além da conceituação de 7 termos psicanalíticos, Nasio traz as visões de Freud e Lacan sobre os mesmos, discutindo suas problemáticas e tentado preencher algumas lacunas. É uma maneira muito boa de discutir os temas.

Farei algumas postagens separadas depois explicando os termos e seus conceitos, trazendo as visões dos autores e levantando questões.

@mf.divaneios

Laura 04/07/2022

7 conceitos cruciais da Psicanálise
Uma ótima explanação do conceitos essenciais pra compreender os processos psíquicos e suas manifestações clínicas.

Sheila 04/03/2012

Lições Sobre os 7 Conceitos Cruciais da Psicanálise (J. D. Násio)
Como o próprio título do livro já nos diz - e, para quem já o teve em mãos, a orelha da edição à qual a foto aqui ao lado pertence - este é um livro que tenta, de maneira minuciosa, explicar a fundo o significado daquelas "palavrinhas" que até já entraram no uso linguageiro popular, repetidas a mais das vezes exaustivamente também por alguns psicólogos, mas que não apreendem seus fundamentos.

Afinal de contas, a obra de Freud foi escrita ao longo de mais de uma dezena de anos, muitos dos termos sendo re-visitados, modificados, atualizados conforme o amadurecimento tanto da teoria, do fundador, e do acréscimo das idéias dos seus seguidores.

Pois bem, os 7 conceitos cruciais, segundo Násio e consenso entre vários outros ilustres psicanalistas, seriam: castração, foraclusão, narcisismo, falo, supereu, identificação e sublimação. Cada um dos conceitos é trabalhado em três etapas (o que me pareceu bem significativo, tendo em vista a forma triangular da estruturação neurótica): texto de base explicativo, citações das obras de Freud e Lacan, e a bibliografia principal, para consulta, ligada ao conceito - e, acredite, você vai precisar.

Apesar de ser considerado um livro básico, que deveria ser acessível tanto ao profissional que precisa atualizar-se constantemente, quanto ao leigo que deseja uma incursão por este campo do conhecimento, alguns termos são bem difíceis de ser compreendidos se você nunca deu uma "passada de olhos" por outras obras. Há conceitos que beiram ao absurdo inclusive.

Justamente por isso não me deterei a fazer qualquer tipo de análise a respeito do conteúdo teórico expresso no livro - não me sinto capaz de desenvolver um trabalho tal - mas faço minhas as palavras de Liliane Zolty, que escreve a apresentação do livro:

"Sabemos como, desde a obra de Freud, os conceitos psicanalíticos têm resistido às definições demasiadamente estritas e têm sido carregados de significações múltiplas e até contraditórias. Como então encontrar para cada um desses sua significação mais exata? (...) um conceito psicanalítico recebe tantos sentidos quantos são suas pertenças a contextos diferentes; esta é a razão de podermos afirmar que, em psicanálise, toda definição conceitual é, definitivamente, uma definição contextual".

Ou seja, o conceito não é fechado em si, mas depende de sua articulação com o próprio sujeito de onde este é criado/dito/elaborado por aquele que escuta e formula a teoria a partir deste espaço único que se cria a partir do encontro das subjetividades do analista/psicólogo e analisando/paciente.

E este é justamente o mérito da obra de Násio: conseguir, de forma didática, mas sem perder de vista o rigor metodológico, esquematizar os Conceitos fundamentais da obra de Freud, a fim de que alguns de seus enunciados tornem-se mais apreensíveis. Lógico que não basta ler este livro e sair por aí acreditando-se um "expert" em psicanálise. Também não basta lê-lo apenas uma vez. Já perdi a conta de quantas vezes revisitei suas páginas e aprendi conteúdos novos das mesmas impressas palavras. Até por que, a elas agora encontra-se atrelada uma prática de horas e mais horas de escuta na clínica.

Por último, vale ressaltar que o sentido das enunciações desta e todas as obras de Násio tem forte influência da escola Lacaniana, sendo o autor um seguidor, e que há nuances no entendimento de alguns destes conceitos conforme os autores que os visite e explique. Mesmo assim, nenhum deles explicando-as de forma ao mesmo tempo rigorosa e clara de Násio - estando aí o principal mérito do autor. Para quem se interesse pelo campo da psicanálise, obra magnífica. Aos profissionais que por esta linha se orientam, obrigatória.

Disponível em: http://www.psicologias2011.blogspot.com/2012/03/licoes-sobre-os-7-conceitos-cruciais-da.html

Dri Ornellas 07/01/2020

A primeiríssima faculdade que quis fazer na vida foi Psicologia porque quando adolescente adorava livros com seriais killers e todo esse universo, porém, eu nunca conseguiria fazer uma prova dissertativa de Química sem fazer um curso pré-vestibular ou me dedicar mais ao estudo dessa essa matéria. Então, escolhi algo da área de Humanas que tinha as matérias específicas que eu conseguia estudar sozinha e tinha mais facilidade (é, gente, antes do Enem, tinha prova dissertativa além das de múltipla escolha rs). Mas o interesse sempre ficou no cantinho da mente e, pensando em dar um certo direcionamento às leituras, resolvi ler mais sobre Psicanálise - com o tempo, passei a achar esse campo mais interessante. Nesse contexto que entra essa primeira leitura sobre o tema com o livro Lições sobre os 7 conceitos cruciais da Psicanálise, do psicanalista argentino J. D. Nasio. Foi a minha escolha para começar a ler sobre o assunto, mas, ao final, não é um livro introdutório: ele traz a compilação dos principais conceitos (na perspectiva do autor) da Psicanálise e é um ótimo livro para se reler partes e usar como referência, mas não é o mais indicado para se entender de primeira mão do que se trata o campo ou mesmo os próprios conceitos. Por vezes, é necessário um conhecimento prévio de outros termos afins que se relacionam com as definições abordadas.

De qualquer forma, foi uma leitura muito proveitosa. Por alto, deu para retirar alguns prismas principais do que é a Psicanálise: ela é o estudo da falta. Achei isso lindo e muito esclarecedor, e não tem nenhum viés negativo ou pessimista. Quanto aos conceitos que o livro se propõe a relatar (castração, foraclusão, narcisismo, falo, supereu, identificação e sublimação), a leitura também foi enormemente produtiva: os que conhecia e tinha uma ideia do que era por senso comum, vi que estava errada ou completamente errada, e os que não conhecia causaram muita surpresa. O conceito de castração, por exemplo, é muito mais amplo - óbvio! - do que pensava e o conceito de narcisismo que é quase que o contrário do que senso comum diz.

Não é um livro de porta de entrada para o assunto, mas não é uma leitura complicada e, mesmo sem conhecimento técnico ou prévio, pode ser feita sem grandes problemas, tendo-se em mente que a leitura não será aproveitada cem por cento, por conta disso.

Adeilson Melo - @adeehmello 30/06/2023

Sem muitas palavras, Nasio é incrível.
Comecei esse livro por conta de alguns fichamentos em psicanálise que precisei fazer. Como sou estudante de Psicologia, a orientação teórica que escolhi foi exatamente essa, a psicanálise. E atualmente estou indo ao 10º período, consequentemente, estou no estágio clínico.

Eu já tinha ouvido falar da escrita de Nasio antes, porém, nunca parei pra ler algo completo, apenas alguns pontos improtantes que precisei ver durante o curso. Hoje eu tenho plena consciência de que a psicanálise PRECISA E NECESSITA DO NÁSIO em todos os lugares.

Quando eu falo isso é justamente pela forma como ele escreve. Pra quem estuda psicanálise sabe o quanto alguns pensamentos, conceitos, estruturas são complicadas, porém, quando tudo isso é descrito e explicado pelo Nasio, se torna mágico. Sem dúvida alguma é o melhor escritor sobre a psicanálise que ja lí, também ja estou lendo outra obra dele e já estou de olho em outras.

Nesse livro, Nasio introduz e explica muito bem alguns conceitos que são, na minha opinião, importantíssimos para a compreensão da psicanálise, de uma forma bem didática e com exemplos, e até mesmo trechos dos escritos de Freud e Lacan que falam sobre esses conceitos de verdade. Nasio explica de uma forma muito simples e bem organizada, comparando as visões freudianas e lacanianas.

Vale muito a pena, foi a melhor leitura desse ano até agora! ♥

Pra quem gosta de psicanálise, só vai!

Kah 10/08/2023

Que trabalho!
Nasio traduz de forma atual e de fácil entendimento os conceitos da psicanálise e nos traz várias reflexões sobre estes ensinamentos e aplicabilidade na clínica.