Verdade tropical

Verdade tropical Chico Buarque
Caetano Veloso

Resenhas - Verdade Tropical

Marib 18/08/2009

Brasil, esse imenso lugar-nenhum cujo nome arde!!!

Petra Cotes 28/02/2009

O livro até traz boas informaçoes acerca da vida cultural brasileira dos anos 50 em diante, mas o tom e o ritmo desses relatos se tornam cansativos , as vezes demasiado repetitivo, ...nao gostei .

Vitor Peixoto 21/01/2009

Acabei de ler “Verdade Tropical” de Caetano Veloso. Objetivando escrever uma autobiografia, o autor inspirou-se num artigo sobre Carmem Miranda, escrito pelo mesmo por encomenda do jornal “New York Times” (como é contado no último capítulo do livro), fato que o estimulou a buscar descrever sua trajetória como pessoa (não só como artista popular brasileiro), contando com detalhes sua adolescência em Santo Amaro; mudança para Salvador; inicio nas artes; surgimento do tropicalismo; prisão em 69.

Aliado a isso, vê-se também uma interessantíssima discussão sobre todos os fatos culturais marcantes surgidos no Brasil a partir da virada modernista na década de 20, culminando no mais forte movimento musical, influenciador de todos os projetos subseqüentes: Bossa Nova. Caetano entrelaça sua vida com o que estava surgindo culturalmente, mostrando, numa dissertação próxima da narrativa, como estes o influenciaram a primeira, segunda e terceira vista.

Criador do movimento “Tropicália”, o autor discorre sobre todas as suas motivações, influências e origem de cada idéia de seu pensamento anti-ultranacionalista (pregada por estudantes esquerdistas na época), ajudando a unir a arte brasileira com o mundo revolucionário dos anos 60, marcando, assim, o Brasil com músicas como “Alegria, alegria”, “Paisagem Útil” e “É proibido proibir”.

Recomendo bastante a todos aqueles que se interessam pela música brasileira e se fascinam por uma escrita brilhante, conjunta a dissertações sobre temas relacionados aos campos humanos (artes, filosofia e letras).

Leiam.

Marília M. 23/01/2009minha estante
Eu não li ainda Verdade Tropical, mas ficou muito bom seu texto. Dá pra ter idéia do que a pessoa vai encontrar no livro,e mais,dá vontade de ler o quanto antes. Acho que escolhi direito quando o comprei pra você.