Orixá Pombagira

Orixá Pombagira Rubens Saraceni

Resenhas - Orixá Pombagira

Ana Schattat 24/01/2024

Amooo
Amo o deboche da gata, amo o quanto o livro também tem diversas críticas ao machismo que ainda se é muito presente! exu mirim vs pomba gira

Leonardy.Negrini 18/11/2023

Mesmo não Concordando ...
Nascido em 1951 e falecido recentemente em 2015, o brasileiro Rubens Saraceni foi o grande fundador da denominação Umbanda Sagrada, do Colégio Tradição de Magia Divina, da Associação Umbandista e Espiritualista do Estado de São Paulo, do Colégio de Umbanda Sagrada Pai Benedito de Aruanda, dentre outras contribuições.
Em 1996, advindo do Kardecismo, viria então a ser o criador, por meio do auxílio mediúnico, da abordagem denominada Umbanda Sagrada, espalhando este conhecimento a muitas pessoas por meio de Cursos e de obras psicografadas. E, neste momento, pelos seus famosos discípulos, que dão continuidade aos seus trabalhos.
Em 2008 lançou o livro Orixá Pomba-Gira, pela Editora Madras, no qual procura sintetizar e apresentar o conhecimento recebido pela Espiritualidade a respeito das Pombas Giras, suas fundamentações, como devemos compreendê-las, identificando pontos nevrálgicos dos posicionamentos machistas e seus enfrentamentos, além dos seus campos de atuação a partir dos Referencial Epistemológico e Litúrgico desta Abordagem.
Como seguidor da Umbanda Popular, assim como outros Irmãos de Fé de outras Abordagens, tenho minhas restrições para com algumas construções teóricas desta abordagem. Mas, mesmo assim, acredito que a leitura deste livro seja fundamental para o médium, seja ele iniciante ou não, para que não dê vazão aos perfomismos e teatralidades tão comuns nas redes sociais hoje em dia. Estas moças têm muito a nos ensinar, basta que nós nos coloquemos de forma respeitosa e disponível. Laroyê !!!
#lerévida #leitura #número19doano #umbanda #pombagira
Dona Erica 19/11/2023minha estante
Laroyê!!!! Eu gosto muito de Rubens, mesmo apenas tendo lido um livro dele!

Vivi Barini 07/04/2023

O melhor livro para esclarecer essa entidade tão mal-falada por aí, a quem poucos dão o devido valor, mas que atua sobre campos importantíssimos. Leitura essencial!

Camila1856 20/02/2023

A Orixá com diversas conclusões
A obra completa trás muitos esclarecimentos sobre o termo utilizado, onde se originou, como é cultuada em cada uma das religiões, e como sua representatividade ganhou espaço e tem uma cultualidade forte, principalmente entre nós mulheres.
Estas mulheres consideradas pombagiras, possuem diversas formas de serem cultivadas, e de formas denotavéis em cada uma das religiões africanas, como umbanda, quimbanda, candomblé, e etc... no desenvolvimento também mostra os mais variados preconceitos que perseguem não só a orixá descrita no livro, como também a intolerância religiosa com estes contextos de cultuar muitos deuses, deusas, orixás, e ancestrais, mas que cada um tem sua história, e possui uma forma de trabalhar e fazer o bem, e atua quando é chamado, e cultuado, tudo engloba o que será buscado através dele, e de sua fé.
Na obra contém vários diálogos como se cada um dos exus e orixás estivessem conversando entre si, e trocando informações sobre seus conhecimentos e doutrinas, como cada um trabalha e o autor informa seus limites também, até onde cada um pode ir, no trabalho espiritual, e quando é o momento de pausar, ou não avançar. Mesmo cultuando várias divindades e simbolismos, Rubens, mostra que há regras na hierarquia interna deles, que sempre são preservadas e respeitadas.
Recomendo a leitura, para quem esta iniciando e quer começar a ouvir mais sobre as lendas, sobre o que realmente é, como é cultuado, conhecer um pouquinho sobre cada uma das divindades.

Saeto 02/11/2022

Melhor livro que li sobre pombagira, completo e com todos os mistérios acerca das pombagira e sua origem.

Tercya 04/05/2022

Permite conhecer um pouco mais sobre essa entidade tão marginalizada pela sociedade. Nos dá um conhecimento impar sobre o assunto.

Allan.Arndt 28/12/2021

Profundo e raso. Complexo e simples mas não simplista!
A introdução do livro de fato é muito boa e comente que realmente pombagira não fazia parte do panteão Yorubà e que seu nome não era revelado na Teogonia Nagô. Portanto aqui neste livro ela é revelada como um orixá e é genuinamente brasileira e por este motivo muitos criticam este livro e o próprio autor, mas eu penso comigo que o importante é esclarecer e ajudar, se ele ajudou pelo menos 1 pessoa isso já é incrível. Não devemos ficar brigando para ver quem tem a verdade absoluta já que ninguém a tem.

Não importa se você acredita ou não mas que nesse livro tem muita fundamentação isso ele tem, pois, de forma profunda e rasa ele vai mostrando os próprios abismos que abrimos debaixo dos nossos pés quando sintonizamos com coisas negativas e ABISMOS, INTERIOR é uma das coisas abordadas neste livro de forma profunda e simples mas não simplista, e por ele ser um livro profundo ele me confundiu em vários pontos mas no geral ele é bom.

Artur.Navarro 15/03/2021

Pombagira
Nesta obra o autor é muito mais claro em contar os mistérios deste Orixá tão importante. Embora s
Ainda seja um pouco repetitivo. Mas é um ótimo livro que conta a história de criação deste Orixá, suas relações com as hidas encarnadas e com os demais orixas, assim como sua função no mundo espiritual e material.

Camila.Maciel 09/08/2020

Leitura Indispensável para Umbandistas
E também para quem quer conhecer esse sagrado Orixá e mistério.
Gente, que leitura edificante... Contribuiu muito muito muito.... E me fez ser muito mas muito mais grata por este mistério divino e suas guardiãs e manifestadoras. Gratidão Pai Rubens por todo conhecimento. Salve as Pombagiras!
Mercadinho.Sophia 19/05/2021minha estante
Como eu faço para ler e todo

Anienne 30/04/2020

Orixá Pombagira
Não vou avaliar esse livro em termos literários. Se fosse avaliá-lo dessa forma, não seria um bom livro.

Olhando por um outro lado, acredito que Rubens Saraceni cumpriu bem sua proposta, ao esclarecer, para aqueles que tem interesse, sobre Pombagira, seus mistérios, dimensões, sua função e trabalho.

O livro mostra que ela também é um Orixá na Umbanda, apesar de não ter sido nomeado na Teogonia nagô e angola. Pombagira nasceu com a Umbanda aqui no Brasil e esse arquétipo tem uma importância imensurável no que tange à gênese e à criação de tudo e de todos, quando se trata do olhar pelo ponto de vista da Umbanda.

Adoro as metáforas e a comparação com a gênese, sob outros olhares.

Eu gostei muito!!!!

E indico sim, essa leitura, para os que tem interesse.

Kamy 18/03/2020

Bom aprendizado
O livro é muito bom, explica muito bem a crença umbandista que é a das principais crenças africanas.

Explicou a verdade sobre a pomba gira e tudo por trás dela, ou ao menos o que foi permitido contar.

Para mim a única coisa q não gostei muito é que foi muito científico e eu não sou uma pessoa que gosta muitos rodeios para explicar algo. Rsrs.

Mas para os mais intelectuais vai ser incrível ler da forma q está e os que não são igual a mim, será interessante a experiência da leitura.

Evandro =) 16/05/2011

A magia da pombagira explicada atraves de lendas, dao a elas uma visao mais esoterica dentro da umbanda, desmistificando alguns exteriotipos criados pela imaginaçao de desvariados que acusao sem saber sobre as moças mais bela dos cultos de naçao.