A África na sala de aula

A África na sala de aula Leila Leite Hernandez

Resenhas - A África na sala de aula

Clio0 29/05/2021

No Brasil, o ensino de história africana sempre foi inexistente. Não por uma grande conspiração racista que impedia a adoção desse material, e sim porque a grande maioria dos professores não tinha acesso ao mesmo.

Leila Leite Hernandez preparou um guia, bem ao estilo Boris Fausto, para auxiliar o docente em História da África. Não se engane, porém, esse livro não é um manual ou uma apostila. Na verdade, são mais de seiscentas páginas da autora retomando a formação do continente, desde suas origens remotas com grupos tribais pré-colonialismo até cerca do pós-Segunda Guerra Mundial.

A escolha de método baseou-se na temática de organização do continente. Temos vários mapas ajudando na descrição de sua colonização, composição e desenvolvimento - sendo esse cultural, econômico e político.

A autora chega ao ponto de facilitar a vida do leitor fornecendo mapas hidrográficos que dão a base do esquema de assentamentos. Temos textos sobre as divisões imperialistas, as influências de grandes corporações, os avanços religiosos. E, como não podia deixar de ser, a questão do racismo.

Fica aqui a minha única crítica: Hernandez trabalhou muito bem os conflitos entre brancos europeus e negros africanos. Mas, sua abordagem de conflitos étnicos tribais deixou a desejar... uma pessoa desavisada pode realmente acreditar, por exemplo, que a única violência no apartheid da África do Sul derivava somente da repressão branca - de fato, boa parte dos conflitos violentos dos guetos eram resultado de se segregar diferentes tribos (muitas vezes com longos históricos de agressões) juntas.

Recomendo esse livro não apenas por ser uma boa introdução para esse particular braço do campo historiográfico, mas pela capacidade da historiadora de apresentar diferentes narrativas. Não ficamos presos há estudos de casos específicos; tudo é abordado, ainda que com intensidade variada.

Ele pode ser lido com certa dificuldade por leigos, no entanto, deveria ser leitura obrigatória para qualquer primeiranista da área de História ou Sociologia.
Duda Mendes 29/05/2021minha estante
Meu Deus, suas resenhas são muito incríveis, meus parabéns!!!!

Douglas 29/05/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso!!!

Edras 30/05/2021minha estante
Preciso ler esse livro..

Juliana Cardoso 19/03/2021

Obrigatório
Estudos obrigatórios pra todos que querem e precisam entender sobre a África contemporânea. A partir do neocolonialismo e as justificativas ridículas que os europeus usavam para dominar e subjugar os africanos, até a descolonização e a história de independência de cada país.