Fundamentos de Filosofia

Fundamentos de Filosofia Manuel Garcia Morente

Resenhas - Fundamentos de Filosofia

Karina599 31/01/2022

Praticando a Filosofia
No início da obra, o autor faz uma trajetória pela metafísica em que são expostos os estudos dos principais filósofos.
A teoria do conhecimento também é um tópico bastante abordado e, especialmente desenvolvido no capítulo sobre a filosofia de Kant. E a parte, que, particularmente, achei mais interessante e produtiva.
A linguagem de García Morente é maravilhosa, a leitura é bem fluida e prazerosa como se estivesse ouvindo presencialmente a aula do professor.
Foi incrível o processo de leitura em que pude compreender, mesmo que superficialmente, assuntos tão complexos quanto a metafísica.
Já na reta final, ele aborda sobre a Ontologia, outro assunto com que sempre tive muita dificuldade. Ele expôs os conceitos de forma muito clara e de fácil entendimento, apliando "de forma prática" um assunto tão abstrato como a ontologia é.
Fiquei muito contente com a leitura dessa obra, já que é um assunto que sempre tive interesse em conhecer um pouco mais e que Garcia Morente fez de forma muito esclarecida. Não foi uma aula de História da Filosofia em que se apresenta somente os pensadores e suas ideias. Ele faz isso também, claro, porém vai além e nos apresenta os questionamentos desses pensadores e nos coloca na posição de Filósofos enquanto nos leva em uma jornada de reflexões sobre o que existe, a essência das coisas e questões fundamentais sobre o ser humano e o mundo.
Recomendo muito para quem gostaria de saborear um pouquinho do que é ser filósofo.

Inlectus 29/08/2010

Muito boa está leitura.
Uma introdução rica ao estudo da filosofia, com texto agradável e rico em seu conhecimento.

Alexandre663 21/11/2019

Fundamental
Livro essencial em qualquer curso superior nas áreas humanas e, desejável em qualquer área. O capítulo primeiro já vale o livro inteiro, mas o restante detalha e aprofunda as questões e a trajetória do fazer filosófico. Essencial, fundamental e inevitável obra para os estudos filosóficos.

Bob 10/01/2017

Abandonei temporariamente
Lutei ao máximo em tentar captar a essência da filosofia aí transmitida, todavia ainda não sou maduro suficiente ainda para captar. Tempo ao tempo, voltarei quando a filosofia for minha amiga de verdade.